No Brasil, infelizmente, a queda de energia é uma realidade. Mas quais são as causas? Existe alguma forma de não ser prejudicado por ela?
Neste artigo vamos explicar os principais motivos que causam a queda de energia e como se preparar para não ser prejudicado quando ela acontecer.
O que é preciso para não haver queda de energia no Brasil
Seja no Brasil ou em qualquer outro lugar, para não ocorrer queda de energia é necessário que as instalações elétricas estejam em constante manutenção e em bom estado de conservação.
Além disso, fatores externos também impactam, como fatores climáticos. Infelizmente, os índices de queda de energia no Brasil são elevados, apesar do conhecimento e da tentativa de manter tudo em bom funcionamento.
Estima-se que entre 2015 e 2018 houve 250 mil casos de quedas de energia no território brasileiro e em 2019, há pouco tempo, a população ficou em média 12 horas sem energia.
Imagine só, uma indústria ou empresa sem energia?
Conheça as 08 fontes de energia elétrica que existem.
Quais os prejuízos da queda de energia
Interrupções de energia afetam diretamente o cotidiano de empresas e indústrias. Acaba impedindo o aumento da produtividade, cumprimento de metas, além de interrupção de serviços que são, muitas vezes, essenciais.
O impacto nas indústrias é grave, pois gera atrasos na produção, além de que pode danificar os maquinários que ficam ligados à rede elétrica, já que com a queda e em seguida o reabastecimento a tensão varia e fica superior a que é tolerada pelo maquinário.
Sem falar na perda de materiais, pois existem produções que não podem ficar muito tempo parado.
08 Principais Causas de Queda de Energia
Alguns dos motivos que levam a queda de energia consistem em fatores que não derivam em falhas ou mau estado de conservação das instalações elétricas, dentre eles:
-
Quedas de árvores ( aproximadamente 13%);
-
Vandalismo (aproximadamente 11%);
- Causas desconhecidas (aproximadamente 8%);
- Eventos climáticos (aproximadamente 7%);
- Eventos operacionais ou suprimento de carga (aproximadamente 2%).
No entanto, cerca de 59% das interrupção de energia são causadas por falhas nas instalações elétricas, tais como:
- Falhas em equipamentos (31% dos casos);
- Defeitos de materiais (20% dos casos);
- Quedas programadas para manutenção ou atividades na rede (8%).
Assim, fica fácil perceber que a queda de energia é um problema real e que afeta milhares de pessoas, bem como negócios - pequenos, médios ou grandes. Os prejuízos também podem somar grandes quantias.
Mas existe uma maneira de evitar essa dor de cabeça, especialmente para os empreendimentos ou indústrias. Veja a seguir.
Conheça outros motivos para as quedas de energia.
Gerador de Energia Elétrica: Resolvendo a queda de energia
Uma forma prática, segura e simples de garantir que sempre haverá fornecimento de energia é com o uso de geradores.
Eles não impedem que as quedas de energia aconteçam, mas vão suprir as necessidades de consumo elétrico quando ocorrer por algum motivo a interrupção de energia.
Essa solução pode ser usada em indústrias, escritórios, eventos, construção civil e muito mais! Dessa forma, a produção ou atividade não é interrompida, consequentemente, menos prejuízo também e maior produtividade.
Gerador de Energia Infinita: Mito ou Verdade?
AlugaGera: Aluguel de Geradores de Energia
A AlugaGera trabalha com locação de grupos geradores de energia, trifásico, diesel e silenciado, nas potências de 30 a 2500 kVA, sendo o maior diferencial o aluguel de geradores de energia novos, dos maiores fabricantes mundiais.
Geração de Energia elétrica a todo tempo, realizando todo trabalho com profissionalismo, rapidez e eficiência, a fim de garantir a total satisfação em menor tempo possível.
Saiba quanto custa um Gerador de Energia.
Procurando preço de geradores de energia? Consulte a AlugaGera para venda e locações.