Princípios da energia elétrica
Muito utilizada no nosso dia a dia, a energia elétrica está sempre presente no nosso cotidiano, mas afinal, o que é energia elétrica e para que serve?
O princípio da energia elétrica foi descoberto por Tales de Mileto, que ao esfregar um âmbar em um pedaço de pele de cordeiro, observou que o atrito do âmbar atraía pedaços de madeira e palha.
Esta conquista foi essencial para descobrir os fundamentos para a evolução tecnológica, mas somente em 1600, William Gilbert em sua obra De Magnete divulga às suas propriedades.
Na sua obra foi divulgado pela primeira vez as palavras eletricidade e eletrização. Com os princípios desta descoberta foi possível a criação de equipamentos eletrônicos que utilizamos no nosso cotidiano, como a internet, televisão, rádio, entre outros.
A energia elétrica é um aspecto em forma de potência ativa capaz de realizar a criação de voltagem entre dois pontos, permitindo a formação de uma corrente elétrica entre ambos.
Deste modo, a energia elétrica é a forma consequente de um fenômeno relativo a carga elétrica.
A eletricidade é a forma de energia mais utilizada devido a sua facilidade de transporte e o baixo índice de perda de energia durante conversões.
Com o resultado destas descobertas e com os avanços tecnológicos, a eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força.
Os elementos naturais como a água, sol ou o vento também são alguns meios para produzir a eletricidade. Quando produzida desta maneira é considerada energia limpa, pois emite uma menor quantidade de poluição em todas as fases de sua produção, distribuição e consumo.
Também é considerado uma fonte renovável, pois não irá esgotar, mas é necessário conhecer que todas as formas de utilização das fontes de energia prejudica o meio-ambiente.
Além disso, a energia também pode ser obtido por diferentes tecnologias, como a termoelétrica, usinas hidroelétrica, eólicas e termonucleares.
Quando obtido através de tecnologia, a eletricidade utiliza o movimento rotativo, originando uma fonte de energia mecânica direta ( como por exemplo, uma corrente de queda de água ou vento) ou em um ciclo termodinâmico ( um fluido é aquecido criando um circuito que movimenta uma turbina ou motor), para gerar corrente alternada.
Tipos de energia elétrica
No Brasil, a principal fonte de energia elétrica é a água dos rios, sendo obtido através da energia hidráulica. Veja a seguir às outras maneiras para obter a energia elétrica:
- Energia solar;
- Energia eólica;
- Energia hidrelétrica;
- Energia de biomassa;
- Energia de ondomotriz/maremotriz;
- Energia a partir de Combustíveis fósseis;
- Energia nuclear.
Potência da energia elétrica
A energia elétrica possui uma potência de cargas nos aparelhos elétricos. Esta potência é a quantidade de força que cada aparelho e equipamento elétrico utiliza para obter um funcionamento.
A potência é medida em Watt, sendo representada pela letra W. Quanto maior a potência mais força o equipamento irá utilizar, por exemplo, uma lâmpada incandescente de 100 Watts possui uma maior potência e consequentemente ilumina mais que uma de 60 watts.
Consumo de energia elétrica
O consumo de energia elétrica é medida pelas companhias elétricas, sendo responsáveis pela cobrança com base na quantidade de energia utilizada por cada usuário.
Como mencionado anteriormente, a potência elétrica é dada pela unidade quiloWatt (Kw). Para medir a energia consumida também deve considerar o tempo em horas, possuindo a sigla KWh.
A cobrança é feito por cada KWh consumido, e a medida de energia utilizada é registrada por um instrumento chamado relógio medidor de energia ou como padrão de energia. Para calcular o consumo mensal deve fazer a seguinte equação:
E.ELÉTRICA = P. Δt
Vantagens do uso de Energia Elétrica
Além de trazer maior conforto no nosso cotidiano, a energia elétrica é um meio sustentável e acessível para a maioria da população. Veja a seguir alguns benefícios de utilizar a energia elétrica:
- Maior segurança no fornecimento;
- Flexibilidade de fontes produtora;
- Energia limpa, não emitindo gases poluente;
- Maior acessibilidade.
Como a energia elétrica chega a sua casa?
A energia é obtida através de usinas não é adequada para o consumo em residência, por este motivo, ao sair da usina a energia, percorre um caminho até as estações de transmissões, aumentando a sua tensão.
Como consequência da voltagem maior, a energia percorre por linhas de alta tensão por longas distâncias. A razão disso é diminuir a sua voltagem passando pela rede de distribuição.
Ao passar pela rede de distribuição, a voltagem é diminuída novamente, em seguida, a energia percorre pela fiação dos postes até chegar às ruas.
Depois de todo este processo, a energia é distribuída, percorrendo as tomadas, sendo utilizada para usar os equipamentos eletrônicos e interruptores.
Curiosidades sobre a energia elétrica
Depois de conhecer mais sobre a energia elétrica, veja a seguir algumas curiosidades e fatos históricos sobre a eletricidade:
- A eletricidade foi descoberta por volta do ano 600 A.C.;
- A velocidade da luz é de 300,00 km/h;
- Mesmo em modo avião, os aparelhos continuam consumindo energia elétrica;
- Os maiores consumidores de energia elétrica são os EUA e a China;
- A fonte eólica é responsável pela produção de 1% da energia no mundo;
- Os refrigeradores consomem mais energia quando estão perto de um fogão, a razão disso é que o refrigerador precisa compensar o calor em sua volta.