Início » Política de Privacidade

Política de Privacidade

INTRODUÇÃO

A Política de Privacidade é um tema prioritário e esclarece como é realizado o tratamento dos dados pessoais dos seus usuários em consonância à lei vigente.

A Política de Privacidade informa como são tratados os dados pessoais de locatários e usuários (tratados a partir de aqui como usuário) que acessam ou utilizam recursos digitais, físicos ou quaisquer outros meios que levem até a AlugaGera.

Ao utilizar os nossos recursos digitais ou manter relacionamento comercial, o usuário entende que tratamos seus dados pessoais conforme descrito nesta Política de Privacidade.

Informa como você usuário do website, em relação aos seus dados pessoais, exercer seus direitos de acessar, consultar, atualizar, excluir etc., previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Esta Política de Privacidade não se aplica a aplicativos e sites de terceiros que o usuário venha a utilizar e que sejam vinculados à AlugaGera.

O usuário pode decidir em não fornecer dados pessoais apontados como necessários e que tal situação pode tornar não possível um relacionamento comercial, ressaltado que o tratamento de dados pessoais realizado pela AlugaGera obedece estritamente aos princípios da necessidade, utilizando somente o mínimo de dados pessoais necessários.

Atividade Empresarial da AlugaGera

A LMA LOCACOES DE EQUIPAMENTOS LTDA. (CNPJ 22.261.840/0002-21), com sede na Rua Rui Idelfonso Martins Lisboa, n. 883, Chácaras Campos dos Amarais, município de Campinas/ SP) é a empresa responsável pela gestão da AlugaGera.

A AlugaGera é uma locadora de bens móveis, sendo o objetivo principal em relação ao tratamento de dados pessoais a realização de locação de equipamentos e a divulgação, por meio de ações de marketing, de novos produtos ofertados à locação.

Fontes de Coleta de Dados Pessoais

A coleta dados pessoais através das seguintes fontes:

  • Site: o site oficial proporciona o conhecimento da linha de equipamentos para locação e o contato para solicitação de orçamentos, informações sobre equipamentos, endereços, materiais informativos;
  • Sites terceiros: dados são acessíveis por meio de plataformas de terceiros como Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram e afins. Ressalta-se que os termos de uso destas plataformas terceiras já conhecidas pelo usuário ao realizar o cadastro nas respectivas plataformas;
  • E-mail e aplicativos de celular e números de telefone: dados pessoais podem ser recepcionados por meio de e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp, SMS, telefone e similares;
  • Atendimento: comunicações realizadas pelo usuário pessoalmente;
  • Anúncios, propagandas e formulários digitais: a interação com anúncios, propagandas e formulários online no website próprio ou em outras plataformas de internet.
  • Registros offline: registros preenchidos offline, distribuídos durante eventos e outras interações com a AlugaGera.
  • Dados recebidos de terceiros: serviços de agregadores de dados, parceiros fontes públicas, redes sociais e sites de terceiros como Facebook, Instagram, Linkedin e afins.
  • Sede: contratação pessoal implica na realização de cadastro e colheita de dados;
  • Promoções: dados podem ser coletas em concursos, sorteios, promoções e ações de marketing.

Dados Pessoais coletados e como são coletados

  • Informações de contato: informações que podem proporcionam o contato com o usuário, como por exemplo endereço, números de telefone, endereços de e-mail, website, redes sociais.
  • Informações demográficas e interesses: dados demográficos, hábitos ou suas características de comportamento, data de nascimento, idade, gênero, localização geográfica, afinidades, familiares, estilo de vida.
  • Informações técnicas de equipamentos pessoais: informações técnicas das ferramentas tecnológicas para interação, como dados de computador celular, tablet, aplicativo, endereço IP, localização geográfica, versão de sistemas e navegador e sempre que permitido ID de dispositivo exclusivo de seu telefone, a localização geográfica e outros dados similares.
  • Utilização de websites e serviços: durante a navegação e interação com websites e serviços ocorre coleta automática de dados por tecnologias como cookies, como por exemplo, cliques, páginas, conteúdos visualizados, tempo de navegação do usuário.
  • Satisfação por meio de pesquisas: informações compartilhadas de forma voluntária sobre a interação com o negócio.
  • Geração de conteúdo pelo usuário: criações de texto, foto ou vídeo, pelo usuário, que ao compartilhar com a AlugaGera em redes sociais ou website, poderão servir como divulgação.
  • Dados de redes terceiras: informações oriundas do compartilhamento voluntário do usuário com websites terceiros, principalmente redes sociais, em que permite que essa determinada rede social terceira compartilhe dados com a AlugaGera, incluindo mas não se limitando a nome, endereço de e-mail, data de nascimento, cidade atual, foto de perfil, lista de amizades, entre outros, e quaisquer outras informações ou atividades adicionais que o usuário venha a permitir o compartilhamento. As informações de terceiro são obtidas sempre que ocorre a interação com serviços da AlugaGera em redes terceiras, na utilização de ferramentas terceiras integradas a redes da AlugaGera ou sempre que usuário interage com a AlugaGera via rede social terceira. Caso não queira esse compartilhamento, acesse a rede social terceira para obter informação de como proceder.
  • Informações financeiras: a colheita de dados utilizados para iniciar um negócio jurídico de locação na AlugaGera, como qualquer dado bancário, de cartão, ou outra forma de pagamento.

Dados de Crianças e Adolescentes

A AlugaGera jamais realiza de forma consciente qualquer trato de dados pessoais de crianças e adolescentes e não tem controle sobre eventual interação por titulares desta categoria, mas afirma que caso sejam verificados referidos dados, serão eliminados imediatamente.

Arquivo de registro, cookie e análogos

Cookies, arquivos de texto inseridos em dispositivos eletrônicos como computador e celular que fornecem informações a proprietários de websites ou redes sociais, são aproveitados para a melhor experiencia e desempenho e utilidade das redes digitais da AlugaGera.

Fazemos uso dos seguintes tipos de cookies:

  • Cookies de sessão:  de uso temporário, excluídos ao navegador. Ao reiniciar o navegador, esse website trata o usuário como novo visitante.
  • Cookies persistentes: permanecem no navegador até que sejam removidos de forma manual pelo usuário ou automática pelo navegador. Estes reconhecem o retorno do usuário como visitante antigo da AlugaGera.
  • Cookies necessários: indispensáveis à operacionalidade. Possibilitam o uso de todos os recursos das plataformas digitais.
  • Cookies que enviam informações: A AlugaGera utiliza esse tipo e só pode ser lido por nossos sites e serviços de compatibilidade.
  • Cookies em propagandas: utilizados em propagandas e anúncios exibidos em websites e serviços compatíveis de terceiros. Ao usuário interagir com a propaganda digital, ocorre a inserção de cookie “de terceiro” em seu dispositivo e isso registra dados de preferência do usuário, o que possibilita enviar anúncios direcionados com base em interesse.
  • Cookies de compartilhamento de informação à terceiros: introduzidos em um site da AlugaGera por empresas parceiras, que podem usar os dados coletados para enviar anúncios direcionados a outros websites, por base no histórico de visitas a websites AlugaGera.

Podemos utilizar outras tecnologias similares a cookies para coleta de informações como IP, arquivos de registro, dentre outros, sendo que são aplicados no processo de melhora de websites e demais serviços a fim de suprir da melhor forma a necessidade do usuário.

Endereço de IP é uma codificação numérica utilizada pela internet ou a fim de identificação de dispositivo digital acessado pelo usuário. Em todas as oportunidades que o usuário acessar a internet um número IP é lhe atribuído pelo provedor de internet. Podemos registrar endereços IP nas situações de resolução de problemas técnicos; reparação de proteção e segurança de websites e serviços correlatos; melhoria de usabilidade de sistemas; adaptação de conteúdo em razão de geolocalização sem discriminação.

 

Arquivos de Registro ou logs são ferramentas de coleta de informações estatísticas de hábitos de uso em websites de usuários de forma costumeiramente anônima, pela Alugagera ou terceiros, como por exemplo, tipo de navegador e sistema operacional, duração da sessão, url de destino, data, hora, quantidade de páginas, contagem de cliques, contagem de visitantes.

Compete ao usuário a configuração de seu dispositivo de acesso a fim de refletir o consenso sobre o aceite ou não de cookies.

Majoritariamente, os navegadores de internet viabilizam que o usuário pondere avisos acerca do aceite ou recusa de cookies, ressaltando que não há necessidade de habilitação deles para usabilidade na maior parte das ferramentas, porém, o acesso a todos os recursos não é certo.

A fim de conhecer a habilitação de seu computador ou dispositivo móvel ao aceite de cookies, consulte a configuração de seu navegador de internet em cada um dos aparelhos. 

Uso de dados pessoais

Arrolamos os fins os quais tratamos dados pessoais coletados, motivo pelo qual cada usuário deve verificar qual situação corresponde sua interação com nossas atividades.

Geração de contratos de locação de bens móveis como máquinas, equipamentos e acessórios, visto ser a AlugaGera uma empresa atuante no setor de aluguel de equipamentos para indústria e construção. Desta forma, quando o usuário busca equipamentos por meio de nossas plataformas ou lojas, utilizaremos seus dados pessoais a fim da confecção do contrato de locação, para formalização jurídica de todos os termos inclusive informações de faturamento.

 

Nossas ações de marketing podem coletar dados pessoais como e-mail, endereço e número de telefones para divulgação de seus produtos via e-mail marketing, SMS e/ou mensagem de WhatsApp ou realizar chamadas telefônicas, correspondências postais, ou contato por redes sociais para divulgação de produtos. Entendemos que o contato com o fim de divulgação de produtos está dentro da sua legítima expectativa, considerando seu prévio interesse na AlugaGera, lembrando que ofereceremos, de forma simples e rápida, forma de interrupção do uso de seus dados pessoais para este fim específico, a qualquer momento.

 

Tratamos dados pessoais para apreender hábitos, antecipar necessidades, para otimização de experiências e assegurar que o melhor conteúdo chegue até usuário. Igualmente, enviar publicidade com conteúdo específico e dirigido e viabilizar interação personalizada. Entendemos que estas finalidades estão alinhadas com a obtenção da melhor experiência de acesso. Ofereceremos de forma simplificada e veloz modo de interrupção do uso de dados pessoais para este fim em especial.

 

Tratamos dados pessoais para outras finalidades gerais negociais, como por exemplo, a manutenção de contas, condução de pesquisas internar e de mercado, mensuração de campanhas de marketing, estudos estatísticos, desenvolvimento de novos produtos, maior eficiência de atendimento, proteção de TI como rede, comunicações e sistemas, sendo que sempre que possível os procedimentos correrão de forma anônima.

Compartilhamento dos Dados Pessoais

Podemos compartilhar dados com parceiros comerciais ou prestadores de serviços credenciados sendo que em hipótese alguma com qualquer terceiro com finalidades estranhas e não previamente informadas ou comercialização. Assim, leia com atenção: 

Não licenciamos ou vendemos dados pessoais a terceiros para suas próprias finalidades, apenas compartilhamos com parceiros comerciais os quais possuímos relação contratual relacionadas a ações de marketing, por meio da qual estes terceirs comprometem-se a tratar dados de acordo com finalidades específicas. 

 

Empresas externas utilizadas como provedores de serviços da administração e operação do negócio somente estão autorizados ao acesso de dados pessoais de usuários para cumprir pontos específicos decorrentes de relação contratual entre partes compromissadas em guarda, sigilo e confidencialidade de dados, sob pena de responsabilidade por danos causados em caso de violação aos titulares.

 

Consoante autorizado pela lei brasileira, utilizamos empresas especializadas coo agencias de análise de crédito, em cobrança de dívidas e análise creditória a fim de consultas prévias e/ou periódicas que e auxiliam a verificação de situação de crédito, coleta de pagamento vencido, entre outros.

Retenção e Exclusão dos Dados Pessoais

Poderemos manter os dados pessoais por tempo necessário à satisfação de finalidades as quais eles foram colhidos consoante esta política ou a fim do cumprimento de obrigações legais.

Consoante aos princípios da responsabilização e prevenção, construímos políticas internas que consideram a revisão recorrente do volume de dados e critérios para a exclusão após decorrido determinado prazo. Detalhes sobre a armazenagem de dados podem ser realizados por meio dos canais dispostos nesta política.

Ao término do tratamento de dados pessoais, serão eliminados no âmbito e nos limites funcionais técnicos de atividade, salvo conservação exigida por lei.

Armazenagem, Divulgação e Transmissão de Dados

Adotamos medidas para que os Dados coletados sejam mantidos de forma confidencial, não se aplicando a dados que tenham em que haja autorização por meio de consentimento de divulgação, passível de compartilhamento em redes sociais terceiras.

Em função da natureza negocial, existe a possibilidade de que tenhamos que realizar a transferência de dados pessoais para terceiros, nos moldes e em consonância às finalidades estabelecidas nesta política. Desta forma, pode ocorrer a transmissão de dados para outros países que possuam legislações afinadas com as brasileiras.

 

Dados pessoais informados pelo usuário são processados por equipe de colaboradores ou agentes autorizados para tanto, de acordo com os propósitos específicos para os quais os Dados Pessoais tenham sido coletados.

 

O armazenamento de dados pessoais de usuários ocorre em ambientes operacionais que utilizam protocolos, medidas de segurança técnicas e administrativas razoáveis a fim da prevenção de quaisquer formas de acesso não aprovado. Seguimos protocolos razoáveis para proteger Dados Pessoais.

Direito correspondente a dados pessoais

O usuário tem o direito de confirmar a existência, acessar, revisar, modificar e/ou requisitar uma cópia eletrônica da informação de seus dados pessoais tratados assim como requisitar detalhes sobre origem ou o compartilhamento com terceiros.

O titular dos dados pessoais pode limitar o uso e divulgação, a qualquer tempo, ou revogar o consentimento, quando for o caso, a qualquer uma das atividades de processamento de dados pessoais, excetuando-se em situações que a lei em vigor vede.

O exercício do direito ocorrerá por intermédio dos meios de comunicação arrolados neste documento, sendo necessário à validação da sua identidade através do fornecimento de uma cópia de documentos oficiais e pessoais ou meios equivalentes de forma a correta identificação, consoante a lei.

É negado automaticamente o pedido postulado sem a apresentação de prova hábil à comprovação da legalidade do requerente dos dados. Quaisquer informações de identificação fornecidas serão processadas de acordo com a lei.

Ressalta-se que determinados casos necessitam a retenção de dados pessoais para satisfação de dever legal ou contratual.

Aplicativos e serviços online podem ter ação, quando disponíveis, onde será possível a revisão e edição de dados pessoais. Solicitaremos a validação de sua identidade antes da permissão de acesso ou alteração de dados pessoais, de modo a garantir que não ocorra acesso desautorizado a dados.

Empenhamos esforços ao atendimento de questões que o usuário possa a ter sobre a forma de processamentos dos dados pessoais. Na oportunidade de pendências, há o direito de reclamação à autoridade de proteção, frisando que possuímos equipe de especialistas aptos a resolução deste assunto.

Opções de uso e divulgação de dados pessoais

Investimos em tecnologia a fim de proporcionar liberdade de escolha sobre os dados pessoais fornecidos. Caso o usuário não desejar recepcionar comunicações de publicidade e marketing da AlugaGera, terá a opção de cancelamento de inscrição, sendo que os passos para tanto serão fornecidas dentro destas comunicações.

O cancelamento de inscrição nos meios de comunicação não cessará as comunicações administrativas da AlugaGera, como e-mails de negociação, pagamentos, pedidos, confirmações, etc. não relacionados à publicidade e marketing.

Caso persistirem dúvidas, o usuário deverá entrar em contato por um dos canais de comunicação previstos nesta política.

Alterações desta Política de Privacidade

Esta política sempre será atualizada quando ocorrer alteração da forma que se realiza o tratamento dos dados pessoais dos usuários, sendo que a AlugaGera reserva o direito de alterações às práticas e a esta política a qualquer tempo, nos conformes à legislação vigente.

Recomenda-se ao todo e qualquer usuários, seja clientes ou colaborador, que revisite sempre esta política de privacidade e se mantenha atualizado.

Como e para que o usuário pode entrar em contato

  • Dúvidas ou comentários sobre esta política e práticas de privacidade e proteção de dados pessoais;
  • Reclamação;
  • Confirmar a existência de tratamento de seus dados pessoais;
  • Obter informações sobre como acessar seus dados pessoais;
  • Realizar a correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Obter informações sobre a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na legislação vigente;
  • Obter informações sobre a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, em conformidade com a legislação vigente;
  • Solicitar a eliminação dos dados pessoais tratados com o seu consentimento, excetuando-se as hipóteses previstas na legislação vigente;
  • Solicitar detalhes das entidades públicas e privadas com as quais realizamos o compartilhamento de seus dados pessoais;
  • Obter informações sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências dessa negativa;
  • Realizar a revogação do consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais, excetuando-se as hipóteses previstas na legislação vigente;
  • Demais direitos do titular dos dados pessoais, conforme legislação vigente.

Para tanto, entre em contato pelos meios abaixo:

A AlugaGera receberá, investigará e responderá, dentro do prazo legal definido, qualquer solicitação ou reclamação sobre a forma como são tratados dados pessoais, incluindo reclamações sobre desrespeito aos direitos sob as leis de privacidade e proteção de dados pessoais vigentes.