Quais são as principais causas da queda de eletricidade?
A eletricidade é um importante componente na vida moderna, proporcionando diversas benfeitorias no nosso cotidiano, como o conforto, produtividade, entretenimento, bem-estar, segurança e o acesso à tecnologia e a ciência. Por esse motivo, é muito difícil imaginar como seria a nossa vida sem a presença de energia elétrica.
Contudo, as subestações de energia podem ter alguns imprevistos fazendo com que as principais atividades do nosso cotidiano sejam interrompidas, gerando diversos incômodos e prejuízos (principalmente nas indústrias, comércios, hospitais, entre outros).
Para ter um melhor entendimento, imagine não conseguir finalizar aquele trabalho na data estabelecida e/ou uma parada inesperada na linha de produção de uma empresa, comprometendo a produtividade e causando atrasos e ociosidades no estabelecimento.
Agora que já compreendemos a importância do fornecimento de energia elétrica em diversos âmbitos da nossa rotina. Iremos indicar as principais causas da queda/interrupção da eletricidade.
O que pode causar a queda de eletricidade?
As principais causas das quedas de energia são as intempéries climáticas, dentre algumas podemos destacar:
- Raios (ou descargas atmosféricas);
- Ventos fortes;
- Chuvas e tempestades;
- Quedas de árvores/galhos.
Além desses fenômenos da natureza, a falta de energia pode ser motivada por outros fatores, sendo eles:
- Manutenção programada/corretiva nas redes de transmissão;
- Rompimentos de cabos;
- Surtos elétricos nas instalações internas do consumidor;
- Instalações elétricas mal feitas;
- Colisões de veículos em postes ou demais estruturas que sustentam as redes de transmissão;
- Gatos (intervenções ilegais).
É importante mencionar que a queda de eletricidade (em conjunto com a má qualidade de energia) pode danificar vários tipos de equipamentos elétricos, causando ainda mais prejuízos.
Outro ponto relevante a se destacar são as manutenções preventivas, elas são normalmente informadas com antecedência pela concessionária de energia, possuindo como objetivo reduzir/impedir possíveis falhas de todo o processo de distribuição até a chegada da eletricidade no ponto final de consumo. Além de indicar as condições reais do funcionamento e desempenho de todos os equipamentos.
Já as manutenções corretivas são realizadas quando ocorre falhas e problemas nas redes elétricas, tendo como objetivo corrigi-las, deixando nas condições apropriadas.
Geradores de energia para falta de eletricidade
Como já foi mencionado, a queda de eletricidade pode ter vários fatores, por esse motivo, não é possível evitá-la completamente. Contudo, a utilização de um gerador de energia é uma ação preventiva, pois o equipamento garante o fornecimento ininterrupto de eletricidade.
Quando ocorre alguma falha no abastecimento de eletricidade ou por qualquer outro motivo, é possível acionar o gerador de energia tanto manualmente quanto em modo automático (mais conhecido como gerador de energia em operação stand-by).
O gerador de energia garante conforto e comodidade nas mais diversas atividades, sejam industriais, comerciais e até mesmo as recreativas. Além disso, evitar quaisquer danos e preocupações.
Podemos observar que o gerador de energia possui vários benefícios, sendo eles: alto desempenho, economia e flexibilidade (operação contínua ou alternada).
Geradores de Energia AlugaGera para Locação
A AlugaGera é uma conceituada empresa no ramo de locação/venda de geradores de energia, possuímos uma grande variedade de potência, atendendo todas as necessidades.
Conheça os nossos produtos e solicite um orçamento conosco!