Início » Noticias » 08 Fontes de Energia Elétrica (Atualizado)

08 Fontes de Energia Elétrica (Atualizado)

fontes energia eletrica

Você sabe quais são as principais fontes de geração de energia elétrica? Neste artigo iremos explicar os 08 principais tipos e fontes de eletricidade.

Resumidamente, as principais fontes de energia elétrica se dividem em:

  1. Energia eólica;
  2. Energia solar;
  3. Biomassa;
  4. Energia hidrelétrica;
  5. Petróleo;
  6. Carvão mineral;
  7. Gás natural;
  8. Nuclear;
  • Fontes renováveis: eólica, solar, biomassa e hidrelétrica
  • Fontes não renováveis: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.

Quer saber mais detalhes sobre essas fontes de energia elétrica? Então confira abaixo a matéria completa!

 

Energia Elétrica 

Antes de tudo, você precisa saber o que é energia elétrica. Ela está presente no nosso dia a dia, mesmo que você não pense tanto nisso. Além disso, é impossível viver hoje em dia sem energia elétrica. Nem mesmo trabalhar sem ela, certo?

E sua importância é tão grande que até mesmo em momentos de lazer e descanso ela está presente. Afinal, assistimos a um filme usando a TV ou smartphone. Sem contar nos shows ou eventos que frequentamos.

Inclusive, em alguns locais onde não é possível achar fonte de energia elétrica, existem os geradores. Máquinas essenciais também e que ajudam a levar energia elétrica onde não é possível ter. Aliás, até um certo tempo atrás isso seria impossível de imaginar acontecendo.

No entanto, o homem sempre vai evoluindo a forma como lida em sociedade e usufrui dos recursos que estão disponíveis e isso também se aplica com as fontes de geração de energia elétrica.

Inclusive, sobre isso queremos falar a seguir. Vem com a gente.

 

Fontes de Geração de Energia Elétrica

No decorrer da história, o homem sempre foi descobrindo como gerar energia para atender suas necessidades.

Assim, algumas delas podem durar para sempre, mas outras precisam de recurso para existir.

Por exemplo, o caso do uso do gerador de energia, que é justamente esse recurso que vai ajudar a solucionar o problema da impossibilidade de geração de energia.

Aliás, sabia que existem dois tipos de geração de energia? Listamos elas para você entender:

  • Energia renovável - tipo que constantemente é reabastecida pela natureza.
  • Energia não renovável - tipo de energia que não se renova a um prazo útil de tempo.

E para entender melhor sobre cada um desses tipos e como aproveitar cada um deles, listamos a seguir alguns detalhes importantes para você aproveitar ao máximo os tipos e fontes de geração de energia elétrica.

Veja 5 dicas para sua conta de energia elétrica ficar mais barata

 

Energia Elétrica Renovável

Este tipo de energia é ofertada pela própria natureza e precisa ser constantemente preservada, especialmente pelo homem! Listamos as principais para você saber quais são:

  • Energia eólica

  • Energia solar
  • Biomassa
  • Energia hidrelétrica

 

Energia Eólica

É o tipo de energia produzida a partir da força do vento e embora seja uma fonte renovável, é impossível contar apenas com ela para gerar energia.

Afinal, em nenhum lugar do mundo a força do vento é sempre constante e suficiente.

Além disso, uma outra desvantagem é o alto custo da implementação do equipamento necessário.

No entanto, com certeza é o tipo de geração de energia elétrica mais “limpo” que existe e com baixíssimo impacto ambiental.

 

Energia Solar 

Trata-se de geração de energia a partir do Sol, podendo ser fotovoltaica ou térmica

Aqui no Brasil esse tipo de geração de energia elétrica é bem conhecido e usado,afinal, temos ao longo do ano vários dias de Sol, inclusive no inverno.

Além disso, grandes evoluções na instalação desse tipo de geração de energia foram feitas, o que melhorou o preço e a acessibilidade. 

Apesar disso, é ainda considerada uma fonte de geração de energia mais cara em comparação com as demais.

Energia solar fotovoltaica 

Tipo que usa células específicas para gerar efeito fotoelétrico.

Energia solar térmica

Trata-se de usar água aquecida pelo Sol para gerar vapor e, consequentemente, energia.

 

Biomassa

Neste tipo, é utilizado matéria orgânica não fóssil, ou seja, de origem animal ou vegetal.

Basicamente, o que acontece é gerar calor através da matéria orgânica para uso industrial ou geração de energia elétrica.

Uma ótima vantagem desse tipo de geração de energia é que pode se transformar em energias sólidas (carvão vegetal ou briquetes); líquida (etanol ou biodiesel) e gasosas (biogás).

E apesar de haver queima de matéria, todo o dióxido de carbono produzido é absorvido pelas plantas pela fotossíntese. No entanto, é um processo ainda pouco usado pelo valor de implantação.

 

Energia Hidrelétrica

Neste tipo, talvez o mais conhecido por todos, a geração de energia se dá através da água do rio. É produzida em grandes usinas hidrelétricas que geram energia com a água em suas turbinas.

A desvantagem é o impacto ambiental que pode ser bem grande, especialmente no local onde a usina hidrelétrica será construída. 

Além disso, nem todos os países do mundo podem usufruir desse tipo de geração de energia, já que a geografia do local não comporta condições para instalações de usinas.

Agora, pensando na vantagem dela, a implementação é relativamente baixa e apresenta bom custo-benefício.

 

Energia Elétrica não Renovável  

Dentre os tipos de energia elétrica não renovável, destacamos:

  • Energia Nuclear

  • Combustível fóssil

 

Energia Nuclear

Este tipo de geração de energia ainda não é tão comum e são vários os motivos para isso.

Começando pelo processo de obtenção desse tipo de energia, que é a partir da fissão nuclear de materiais radioativos como o urânio-235.

Dessa forma, apesar de ser um tipo de energia com baixo impacto ambiental, pode causar acidentes graves devido ao uso dessa tecnologia.

 

Combustível Fóssil 

O combustível fóssil é aquele proveniente da queima de materiais para gerar energia. No caso, ele pode servir de fonte de energia para estações termelétricas ou para veículos (carros, motos, ônibus, entre outros).

Os mais comuns combustíveis fósseis são:

  • Petróleo
  • Carvão mineral
  • Gás natural

A grande desvantagem desse tipo é que é muito poluente ao meio-ambiente, colocando em risco a fauna e flora do mundo todo também.

Apesar disso, algumas mudanças já foram pensadas para reduzir o impacto dos gases poluentes emitidos pela queima de carbono, como usar filtros e unidades para recuperar o valor liberado a partir da queima. 

 

Geração de Energia com a AlugaGera

Agora que você sabe quais são os tipos e fontes de geração de energia elétrica, nada melhor do que conhecer a AlugaGera.

Somos referência no mercado e quando o assunto é locação de gerador de energia, conseguimos atender uma ampla demanda.

Isso porque a AlugaGera trabalha com locação de grupos geradores de energia, trifásico, diesel e silenciado, nas potências de 30 a 2500 kVA, sendo o maior diferencial o aluguel de geradores de energia novos, dos maiores fabricantes mundiais.

Entre em contato e alugue um gerador conosco!