como funciona um gerador de energia

O Que é um Gerador de Energia? Como Funciona?

 
 
Gerador de energia, também chamado de Grupo Moto Gerador de Energia Elétrica movido a óleo diesel (GMG), é basicamente um conjunto composto dos seguintes elementos:
 
- um motor movido a combustível óleo diesel;
- um gerador de corrente alternada (ou simplesmente alternador);
- ambos (motor e alternador) montados em um eixo único; e
- controlados por equipamentos e sensores que supervisionam o funcionamento de todo esse conjunto de forma independente (são monitorados rotação, temperatura, pressões, frequência, nível de óleo, nível de líquido de arrefecimento, tensão, corrente, entre inúmeros outros, possibilitando o suprimento da demanda de energia elétrica solicitada).
 
Ainda que se fale “Gerador”, o grupo moto gerador de eletricidade não gera ou cria energia elétrica, ele simplesmente faz a transformação da energia mecânica/cinética em energia elétrica.
 
aluguel de geradores
 
O motor alimentado por combustível óleo diesel ou bio diesel (com combustão interna) transforma os movimentos alternativos dos pistões em um movimento rotativo (árvore de manivelas), que transmite a energia mecânica criada ao alternador (gerador de corrente alternada), que por sua vez gera a energia.
 
Todos os geradores de energia para aluguel da AlugaGera possuem disjuntor de proteção na base. Desta forma, toda a energia elétrica, que como vimos é ”transformada”, passa por esse disjuntor de proteção antes de alimentar a rede, sendo mais uma das proteções de segurança que o equipamento possui.
 
O funcionamento de todo o conjunto denominado grupo moto gerador (motor diesel + base + alternador) emite ruído por sua própria concepção estrutural de funcionamento. No caso dos geradores da AlugaGera, todo esse ruído será atenuado pois os geradores são protegidos por uma cabine acústica.
 
Em outras palavras, o todo o gerador elétrico é acondicionado em um cabine silenciadora, muito semelhante a um contêiner, o que possibilita além da exposição ao tempo (sol, chuva, neve), a redução do ruído emitido pela máquina em funcionamento para os padrões de segurança exigidos pela legislação.
 
Veja na abaixo um exemplo de um grupo moto gerador de energia silenciado da AlugaGera. É dentro deste contêiner amarelo, conhecido também como cabine, carenagem, carcaça metálica, canópia, que estão o motor, o alternador, os comandos, controles, sensores, etc., bem como é o local onde toda a geração de energia elétrica ocorre, conforme explicação acima.
 
gerador energia silenciado para aluguel
 
Os geradores de energia podem ter várias potências, de 0,5 a 2.500 kVA (fator de potência de 0.8) porém, as potências mais utilizadas no mercado de venda e locação de geradores de energia são as potências de 50 kVA60 kVA, 75 kVA80 kVA, 100 kVA125 kVA150 KVA165 KVA, 175 kVA e 180 kVA, 200 kVA, 220 kVA, 250 kVA260 kVA, 300 kVA, 350 KVA, 380 KVA400 kVA,  440 KVA, 450 kVA500 kVA, 550 kVA até +2500 kVA, todos trifásicos, nas tensões 220/380/440V, movidos a óleo diesel, podendo operar de forma automática ou manual conforme a necessidade.
 
AlugaGera, Locação de Geradores de Energia