Início » Noticias » Geradores Usados: Quando Comprar?

Geradores Usados: Quando Comprar?

geradores usados

O uso do gerador é indispensável em muitas situações, mas o valor do equipamento acaba assustando quem pretende comprar. 

Por esse motivo, muitos optam por comprar gerador usado. Mas é arriscado? 

Neste artigo vamos explicar o que você precisa levar em conta e quando é o momento certo e que indica que você deve comprar esse equipamento.

Comprar Gerador Usado: é um Bom Negócio?

A compra de um gerador usado pode ser um sinal de bom negócio para a sua empresa, principalmente se for um equipamento de locação da AlugaGera, locadora de geradores que lida diariamente com esse tipo de equipamento e realiza de forma correta todas as manutenções necessárias para a máxima conservação e vida útil da máquina.

Claro que é essencial, antes da compra, repensar na demanda do seu negócio e quais motivos confirmam que é hora de comprar um gerador - e isso serve para modelo novo ou usado.

Felizmente, no mercado, há diversos modelos de gerador usados para compra e sabendo reconhecer se o equipamento está em bom estado, o seu negócio pode sair ganhando sim ao comprar esse equipamento.

Mas quais fatores levar em conta na hora da compra? Veja a seguir.

O Que Saber Antes de Comprar Gerador Usado

Antes de tudo, verifique a potência que melhor atende a sua necessidade. Analise a alimentação dos equipamentos pesados, geradores de backup de emergência, de energia principal ou em stand by.

Depois, você precisa pensar na tensão que se adequa ao seu projeto: 220V, 380 ou 480V. Além disso, pense se precisa de componentes adicionais:

  • Tanque pequeno, médio ou grande;
  • Carenagem;
  • Entre outros.

Outro fator importante: conheça a reputação do vendedor. Geralmente, você vai comprar um gerador usado de outra empresa ou negócio.

Pesquise se a reputação do vendedor e de sua empresa está bem avaliada e observe se ele detém conhecimento técnico sobre a máquina e se realiza manutenção preventiva. 

Uma dica que damos é que sempre teste o gerador com uma carga.

Isso significa ligar o gerador e exigir a alimentação máxima de energia que ele suporta, porque apenas ligar o gerador não é sinônimo de que ele vá gerar energia suficiente quando o motor estiver sendo forçado.

E não esqueceça, comprar geradores usados e seminovos da AlugaGera você sabe que todas as manutenções necessárias do equipamento foram realizadas corretamente!

Veja 7 Dicas para Comprar Gerador Usado

Quando comprar um Gerador Usado?

Para saber se vale mais a pena comprar do que alugar um gerador, pense sempre no tipo do seu projeto e necessidade.

Isso porque alugar gerador é bem mais vantajoso, além do custo compensar.

No entanto, se ainda está em dúvida, basta apenas pensar na questão financeira para decidir se compra ou não um gerador usado.

Isso porque um modelo novo vai exigir disposição de um altíssimo capital por parte de seu negócio, o que nem sempre é viável.

Afinal, é um investimento muito alto que pode não ser aproveitado a todo o momento.

Por isso, se comparar a opção da compra de modelo novo ou usado de gerador, com certeza modelos usados são mais vantajosos, visto que o preço será menor.

Comprar Gerador Usado ou Alugar?

Veja bem: a compra do equipamento agrega valor a sua empresa, sem dúvidas! No entanto, o investimento pode não compensar e os motivos são diversos. 

Listamos alguns pontos que comprovam que comprar gerador usado não é tão benéfico do que alugar:

Saiba tudo sobre aluguel de geradores com a AlugaGera.

Gerador Usado e Garantia

O prazo de garantia dependerá de fabricante para fabricante, mas normalmente são 12 meses, com uma possível extensão para 24. Porém, existem limites em relação a quantidade de horas em que o gerador foi usado, que costumam ser de 500 a 1000 horas.

Mas, dependendo do gerador, do fabricante e do país de fabricação, a garantia pode demorar muitos dias ou meses para se realizar.

Levando isso em consideração, novos geradores podem sim ser a melhor escolha para empresas com tempo de folga no cronograma, e que desejam a segurança que uma garantia pode trazer.

Gerador Usado e Histórico de Uso

Geralmente, a única informação sobre como o equipamento era utilizado é a palavra do vendedor. É difícil garantir que ele saberá coisas como o histórico e o contexto de uso ou em quais condições o gerador e o motor diesel se encontram no momento da compra.

Com a AlugaGera você não tem esse problema, pois como locadora de geradores de energia, é essencial o cuidado para a maior vida útil dos equipamentos, portanto você sabe que todas as manutenções periódicas foram realizadas no tempo correto e da forma correta!

8 dicas para você realizar testes no gerador usado e ver se ele está adequado para uso.

Aluguel de Gerador

Alugar um gerador é muito mais barato e vantajoso. Com menos da metade do valor pago por um novo, você aluga um gerador de modelo melhor e que mais se adequa às suas necessidades com a AlugaGera.

Se você ainda não tiver certeza e quiser falar mais especificamente sobre sua situação entre em contato com a AlugaGera.

Somos a locadora de geradores de energia com a maior frota de geradores novos do país. Trabalhamos exclusivamente com os melhores geradores do mundo, das marcas renomadas mundialmente como por exemplo Cummins e Caterpillar.