Início » Noticias » Gerador de Energia Usado | 07 Dicas para Compra

Gerador de Energia Usado | 07 Dicas para Compra

gerador de energia usado

7 Dicas Para Comprar Gerador Usado

Você está pensando em comprar um gerador usado?

Então, antes da compra, confira as 7 dicas para saber tudo antes de fazer essa aquisição de uma máquina tão importante!

 

Gerador Usado: vale a pena?

Algumas vezes algumas empresas e negócios optam pela compra de geradores de energia novos ou usados ao invés do aluguel de geradores com a AlugaGera.

Desta forma, você precisa estar atento a alguns detalhes importantes antes de efetuar a compra de um gerador usado. 

 

Verifique sua real necessidade de energia elétrica e espaço físico

É muito importante levar em conta qual a necessidade da sua empresa, antes de comprar ou até alugar um gerador de energia usado.

Você precisa saber qual o tempo de uso que ele precisa estar ligado por dia ou por mês, se você tem um grande ou não espaço físico para manter o equipamento, além de qualquer outro tipo de necessidade específica de energia elétrica que você tenha como, por exemplo, uma máquina que exige muita potência, uma máquina que funciona em 50hz ou invés de 60hz, se sua rede é monofásica ou trifásica, se existem tensões diferentes ou são todas iguais, se existem bancos de capacitores na rede a ser energizada pelo gerador, entre outros.

 

Selecione o Tipo de Combustível de seu Gerador Usado

Essa dica vale ouro! Isso porque existem diversos tipos de geradores que se alimentam com diversos tipos de combustível. Adiantamos que existem os seguintes principais tipos:

  • Diesel;
  • Biodiesel;
  • Gás natural;
  • Elétrico;
  • Propano;
  • Gás;
  • Gasolina, álcool.

 

É importante que a sua empresa saiba o quanto de capital tem ao dispor não apenas para a compra do equipamento, como também para a manutenção dele.

Os geradores de energia diesel são muito mais utilizados desde pequenas até gigantes operações. Avalie sempre comprar um gerador a diesel pois muito provavelmente atenderá sua necessidade mais que qualquer outro. E é claro, tudo isso desde que você não opte em alugar um gerador de energia com a AlugaGera.

Saiba como descobrir qual o tipo de Gerador mais econômico para a sua empresa.

 

Horas de uso e idade do gerador usado

Um gerador que foi usado por poucas horas é uma boa opção de compra. Isso porque você tem ao dispor uma máquina praticamente nova, sem muito tempo de uso e com pouca idade.

Então, o que você deve fazer é descobrir quantas horas ele tem, ou melhor dizendo, qual o horímetro do equipamento (semelhante ao hodômetro de carros).

Aliás, pergunte sobre o tipo de uso dele, ou seja, se é para geração de energia contínua ou se funciona como uma máquina de espera.

Esse último detalhe é importante, porque os geradores usados de standby tem um desgaste muito menor e uma manutenção melhor.

Entenda melhor todos os cuidados que você precisa ter com o seu gerador de energia.

 

Reputação do fabricante 

Às vezes, infelizmente, nem todas as informações sobre o uso e idade do gerador usado estão disponíveis.

Mas isso não te impede de pesquisar sobre o fabricante do modelo em questão. Leia avaliações e pesquise sobre a reputação do fabricante.

Essa tática vai te ajudar a não cair em ciladas quando for comprar uma máquina usada e que não seja de boa qualidade ou que exija muita manutenção. 

Além disso, lembre-se dos melhores fabricantes de geradores de energia são Caterpillar e Cummins.

Como e qual a frequência de manutenção do gerador

Essa é outra dica importante, já que vai te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a qualidade do equipamento e se ele está em boas condições ou não.

Portanto, converse com o vendedor e tente saber se ele entende sobre a manutenção da máquina e reparo dos motores de um gerador (independente do tipo). 

Pergunte ao vendedor como eles usam o gerador, onde eles são mantidos, a frequência da manutenção e se contam ou não com equipe de assistência técnica especializada para reparos.

Outro detalhe é saber como o gerador usado foi instalado e se foi feito por técnico especialista e se conta com garantia do fabricante ou do revendedor.

Detalhe: Gerador muito tempo parado é sinal de problema! No mínimo, recomenda-se a utilização dos geradores 1 vez por semana.

Analise os desgastes

Não deixe de ver os desgastes físicos e aparentes no gerador usado, então, faça uma inspeção visual, em um primeiro momento, e busque ajuda técnica especializada para pontuar tudo o que precisa ser reparado antes do uso. 

Em alguns casos, pode ser que você precise trocar rolamentos e buchas por exemplo. Aliás, inspecione a integridade das soldas e fiação e peça para realizar um teste de carga.

Um teste de carga ajuda a determinar a eficiência geral na geração de energia elétrica e verifica o quanto o gerador responde à cargas variáveis.

Além disso, o tipo de saída de energia elétrica que o gerador fornece também fornecerá alguma indicação do estado geral e do bem-estar do grupo gerador.

 

Procure saber a reputação de quem você está comprando

A compra de qualquer máquina ou equipamento usado pode levantar preocupações, afinal, como saber mesmo se você está fazendo um bom negócio?

Além das dicas que te explicamos, uma bem valiosa é conhecer de quem você está comprando o gerador de energia.

Tente conhecer melhor a reputação do vendedor ou distribuidor e não recomendamos que compre o seu gerador usado em sites de compra e venda não especializados no assunto.

Procure comprar de corretores especializados ou de empresas que entendam sobre o assunto, com atuação consolidada no mercado e reputação conhecida.

Como exemplo, com a AlugaGera.

Grandes ou pequenas empresas podem comprar um gerador usado, mas é importante levar em conta alguns detalhes que farão toda a diferença para o bom funcionamento da máquina.

 

Gerador Usado da AlugaGera

Nós da AlugaGera temos forte presença na Indústria de Base e nos setores de Óleo e Gás. 

Além disso, somos especialistas na viabilização de projetos temporários e permanentes de geração de eletricidade.

Ou seja, a AlugaGera oferta para locação grupos moto geradores diesel, silenciados e trifásicos, nas potências de 30kVA a 10MVA.

E trabalha também com a venda de geradores seminovos e usados. Veja quais opções de geradores de energia estão disponíveis para venda

Conheça nossas formas de pagamento e aproveite para adquirir um ótimo gerador usado com a AlugaGera, caso optar pela compra desta máquina ou alugue já um gerador conosco!