Início » Noticias » Gerador de Energia Usado | Antes de Comprar o Seu, Leia Isso!
geradores usados dicas para compra

Gerador de Energia Usado | Antes de Comprar o Seu, Leia Isso!

Quando você precisa de um gerador de energia, aquela mesma dúvida de sempre vem a tona: o que é melhor, alugar um gerador ou já realizar uma compra definitiva?

Uma grande variedade de geradores e motores novos e usados estão disponíveis no mercado, e é bom entender qual a sua demanda antes de qualquer coisa.

Primeiro, você precisa verificar a potência que melhor atende o seu projeto, como por exemplo a alimentação de equipamentos pesados, geradores de backup de emergência, energia principal ou em stand by).
Depois, é a hora de verificar a tensão que melhor se adequa ao seu caso (220V, 380, 480V) e se existe a necessidade de componentes adicionais (como carenagem, tanque pequeno médio ou grande, etc).
 
geradores de energia usados
Se você utiliza o Google como principal ferramenta para chegar nessas informações, vai se deparar com uma coisa: são muitas informações, não é mesmo?
Por meio desse guia, queremos te ajudar a chegar de forma fácil à resultados mais precisos, nos quais você tenha certeza de que adquiriu os itens de melhor qualidade do mercado. É só continuar a leitura e todas as suas dúvidas acabarão!
 

Geradores de Energia Novos x Geradores Usados

Imagine o seguinte cenário: a compra de um automóvel novo. É bem parecido com o processo de adquirir um gerador de energia diesel. O principal motivo para comprar um novo, ao invés de um equipamento usado, é o fato dele vir com uma garantia padrão do fabricante.
O prazo de garantia dependerá de fabricante para fabricante, mas normalmente são 12 meses, com uma possível extensão para 24. Porém, existem limites em relação a quantidade de horas em que o gerador foi usado, que costumam ser de 500 a 1000 horas.
Mas, dependendo do gerador, do fabricante e do país de fabricação, a garantia pode demorar muitos dias ou meses para se realizar.
Levando isso em consideração, novos geradores podem sim ser a melhor escolha para empresas com tempo de folga no cronograma, e que desejam a segurança que uma garantia pode trazer.
Entretanto, se esse não o seu caso, uma ótima alternativa é a locação de geradores de energia da AlugaGera, nas potências de 30 a 2500 kVA, que são novos e com tecnologia de ponta.
 

Geradores Usados, o que saber antes de comprar

Já os geradores usados não possuem garantia, mas Isso não é propriamente uma desvantangem. A seguir, te apresentaremos o que você precisa levar em conta antes de comprar um gerador de energia ou motores a diesel reconstruídos e usados.
O principal o preço. Alugar um gerador é muito mais barato e vantajoso. Com menos da metade do valor pago por um novo, você aluga um gerador de modelo melhor e que mais se adequa às suas necessidades. Não se esqueça também de verificar se o frete está incluso no preço, pois os geradores de energia são muito pesados e o transporte costuma ser caro.
Outra vantagem é não precisar esperar pela fabricação, o que torna o processo de instalação mais rápido, levando em conta que o gerador esteja em bom estado e apto para funcionar, conforme veremos mais para frente.
Na realidade, a única desvantagem em comprar um gerador usado é ele ter pertencido a outra pessoa/empresa. Geralmente, a única informação sobre como o equipamento era utilizado é a palavra do vendedor. É díficil garantir que ele saberá coisas como o histórico e o contexto de uso ou em quais as condições o gerador e o motor diesel se encontram no momento da compra.
Por isso, saiba que também é importante saber de quem você está comprando. Sempre dê preferência à geradores usados de empresas respeitadas non mercador, com estrutura de manutenção preventiva e conhecimento técnico.
O melhor que você pode fazer antes de comprar é testar o grupo gerador com carga. Isso significa ligar o gerador e exigir a alimentação máxima de energia que ele suporta, porque apenas ligar o gerador não é sinônimo de que ele vá gerar a energia suficiente quando o motor estiver sendo forçado.
Existem vários tipos de testes com carga, desde na própria linha de produção até a utilização de bancos de carga variados.
aluguel de gerador

Geradores excedentes de compras desnecessárias

Máquinas excedentes são equipamentos novos que, por mudança de planos ou erro na compra, permanecem sem serem utilizados. Geralmente são equipamentos sem uso nenhum.
Por exemplo: em um pedido de 10 máquinas, a necessidade real constatada após a compra foi de 8 máquinas. Dois desses geradores excederam o pedido e, provavelmente serão vendidos por preços dignos de leilões.
É difícil encontrar casos assim. Mas, se você se deparar com algum, saiba que será um bom negócio. Os 2 problemas mais relevantes serão a garantira, que talvez já tenha vencido, e o preço, que ainda assim é muito mais do que o de geradores usados.
 

Antes de comprar, mesmo após o gerador ter sido ligado, inspecionar é detalhes é essencial

Ao considerar a compra de um gerador de energia usado, ou mesmo de um motor diesel industrial, você precisa prestar atenção em detalhes importantes, mesmo o vendedor ligue o gerador na sua frente. Separamos 8 dicas que vão te salvar em qualquer situação:

  1. Examine junto com um eletricista se a unidade geradora está produzindo tensão na saída de carga é essencial. Também é preciso verificar se a tensão é a mesma em todas as fases.
  2. Ao aplicar carga no gerador, averigue se ele mantém estabilidade e consegue retomar a tensão de forma rápida em casos de alta carga repentina.
  3. Inspecione pontos de ferrugem nas partes externas e internas, além de solicitar um histórico de manutenções do equipamento.
  4. Verifique possíveis pontos de vazamento ou gotejamento, assim como inspecione a integridade de correias, hélices, filtros, tampas de filtros, mangueiras ressecadas.
  5. Acione todos os botões dos painéis para garantir que estão operacionais. E verifique se a vareta de medição do nível de óleo e a tampa do radiador estão íntegras e vedadas.
  6. Examine se o escapamento possuem a tampa que evita a entrada de água da chuva, bem como se ao ligar o gerador existe fumaça de qualquer cor. A fumaça sempre deve estar invisível. Mas se não estiver, algo está errado. Algumas das causas costumam ser diesel sujo, tanque sujo, mistura de óleo lubrificante com diesel, obstrução de filtros, entre outros.
  7. Confirme se existe qualquer barulho estridente, que é atípico no funcionamento de um motor diesel. Se você escutar alguma coisa, isso também indica algum problema.
  8. Inspecionar os filtros de ar para verificar se estão novos também é uma boa dica.
gerador energia aberto

Resumo sobre a compra de um Gerador Usado

Em resumo, um gerador usado pode fornecer muito mais valor ao seu dinheiro. Mas não basta apenas o gerador ligar, é preciso realizar uma a inspeção na qualidade de geração de energia dele, além da estabilidade da tensão com carga. Afinal estamos comprando um gerador de energia e não simplesmente um motor diesel que liga, consome diesel, e desliga.
Não se esqueça que você também pode alugar um gerador com a AlugaGera. O valor da locação será muito menor que o de uma compra, além de você não precisar se preocupar com a manutenção, instalação, transporte ou se está fazendo (ou não) um bom negócio em comprar um gerador usado.
Se você ainda não tiver certeza e quiser falar mais especificamente sobre sua situação entre em contato com a AlugaGera.
Somos a locadora de geradores de energia com a maior frota de geradores novos do país. Trabalhamos exclusivamente com os melhores geradores do mundo, das marcas renomadas mundialmente como Cummins e Caterpillar. Clique e saiba mais sobre as vantagens de ter AlugaGera ao seu lado: https://alugagera.com.br/orcamento
 
 
 
locacao de geradores