Gerador de Energia Portátil | AlugaGera

Enviado por alugagera em seg, 25/01/2021 - 15:43

A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no nosso cotidiano, por esse motivo, o seu uso é de suma importância na vida moderna.

 

Entretanto, a concessionária de energia também apresenta alguns percalços (queda ou falta de eletricidade). A aplicação do gerador de energia é a melhor alternativa para evitar que isso ocorra.

 

Antes de alugar um gerador de energia, o usuário deve se atentar para a sua necessidade, ou seja, o locatário tem que utilizar um equipamento que irá atender o seu consumo de eletricidade.

 

O gerador de energia estacionário é conhecido por ser grande e pesado, com seu design robusto/avantajado e pela sua elevada potência/autonomia. O aparelho é comumente utilizado em hospital, indústria, food trucks, empresa, entre outros onde há falta de energia.


Já o gerador de energia portátil é usado para a pequena necessidade. A sua potência/autonomia é menor quando comparado com o modelo estacionário.

 

Caso esteja procurando por um gerador de energia portátil, esta matéria é para você. Iremos explicar os principais elementos do maquinário e como escolher o modelo “ideal”.

 

Como escolher um gerador de energia portátil?

 

Como já foi mencionado, o principal elemento na hora de alugar um gerador é a sua potência, pois é responsável por suprir a demanda de energia necessária para a sua utilização.


Para determinar a capacidade energética do gerador de energia, o usuário deve somar a potência (em Watt) de todos os aparelhos eletrônicos que serão utilizados.

 

Esta informação é facilmente encontrada na placa de identificação do equipamento ou no manual de instruções do produto.

 

O próximo passo é fazer a conversão de potência, ou seja, converter Watts para KVA (unidade utilizada no gerador de energia). Para realizar esse cálculo, o cliente deve utilizar a fórmula:

 

kVA = W / (1.000 x FP)

 

Sendo:

 

W - A somatória da potência em watts dos aparelhos eletrônicos;

 

FP - Fator potência.

 

Confira o que se pode ligar em, por exemplo, um gerador de energia de 5 kVA.

 

Como funciona um gerador de energia portátil?

 

O gerador de energia portátil transforma o combustível (diesel ou gasolina) em eletricidade. Esse modelo apresenta uma menor capacidade de potência e autonomia (trabalha por algumas horas).

 

O locatário deve ter algumas medidas de seguranças ao operar o gerador portátil. Não deve ligar o aparelho dentro de casa, garagem ou qualquer outro espaço fechado.

 

É recomendado que o gerador seja instalado em áreas abertas (ar livre) e que seja colocado em superfície horizontal (não inclinado). Além disso, deve posicioná-lo longe de janelas e portas, essa medida evita que os gases do escape entrem no ambiente.

 

É importante proteger o equipamento das mudanças climáticas (umidade e chuva). O contato com essa condição atmosférica pode produzir ferrugem e/ou curtos circuitos.

 

Os cuidados não param por aí, o usuário deve verificar e trocar o óleo do motor de acordo com as especificações do fabricante. Normalmente é aconselhável trocar o óleo pelo menos uma vez ao ano. No manual de instruções você irá encontrar todos os cuidados necessários com o aparelho.

 

Alguns modelos de geradores transmitem mais ruídos do que os outros. Algumas máquinas são mais silenciosas. No caso de geradores portáteis, a grande maiora não é silencioso, possui um ruído que pode incomodar bastante. Por isso, não o utilize em locais que o silência é prezado. 

 

Ao desligar o equipamento, o locatário deve desconectar todos os aparelhos eletrônicos conectados a ele. O gerador precisa funcionar por alguns minutos para esfriar.

 

Em resumo, o modelo portátil é mais acessível e prático que o gerador estacionário. O aparelho pode ser facilmente transportado para qualquer lugar (sendo compatível com todo tipo de ambiente).

 

Gerador AlugaGera

 

A AlugaGera é uma referência no mercado de locação de geradores de energia. Disponibilizamos uma gama de equipamentos com as mais variadas potências.

 

Acompanhe também o nosso site para ficar por dentro das novidades e notícias do segmento. Siga-nos nas redes sociais. Estamos aguardando o seu contato!