Início » Noticias » Gerador de energia: por que fazer a manutenção do motor?

Gerador de energia: por que fazer a manutenção do motor?

manutencao motor gerador energia

 

O gerador possui um sistema que transforma a energia mecânica/química/solar em eletricidade. Por ter esta característica, o aparelho é muito utilizado quando ocorre um imprevisto na rede elétrica (oscilação ou queda de eletricidade).

 

Para que o equipamento tenha uma vida útil mais prolongada é necessário fazer a manutenção periódica, principalmente na peça essencial para o seu funcionamento: o motor, presente em grande quantidade de grupos geradores, principalmente os diesel, gás e gasolina.

 

A manutenção do motor é feita para prevenir possíveis prejuízos, falhas e danos no equipamento. Esse procedimento é muito importante, visto que os problemas mais comuns que ocorrem no gerador advêm desta peça.

 

Dentre os motivos mais comuns, podemos citar a falta de combustível (ou lubrificante) e/ou falha de algum componente.

 

Por essa razão é muito importante que seja realizada a manutenção do motor, principalmente em ambientes que necessitam de um fornecimento ininterrupto de energia, como o hospital.

 

É recomendado que o período de manutenção do motor seja de seis em seis meses ou a cada 250 horas (o que ocorrer primeiro). Importante: este procedimento deve ser realizado juntamente com a verificação das demais peças que integram o grupo de gerador.

 

Os períodos de manutenção completa podem variar, por isso sempre é necessário consultar o manual do fabricante para o correto procedimento.

 

A manutenção do motor consiste na limpeza, troca de produtos e na testagem do equipamento, este último passo tem a função de examinar o funcionamento e o fornecimento de energia (se está operando corretamente).

 

Gerador de energia: Qual a importância da manutenção do motor?

 

Podemos observar que a manutenção do motor é muito importante para o prolongamento do seu funcionamento e durabilidade. Entretanto, essa revisão possui outros benefícios, veja a seguir quais são:

 

Conservação do equipamento

 

Como já foi mencionado, a manutenção do motor garante que o equipamento tenha uma vida útil mais prolongado. Entretanto, é necessário que seja realizado regularmente (de acordo com o período especificado).

 

O funcionamento do gerador de energia depende diretamente do motor, por esse motivo qualquer falha (mesmo que pequena) irá causar um prejuízo, inclusive nos aparelhos eletrônicos que estão conectados à máquina. 

 

Prevenção de possíveis danos

 

Qualquer defeito que se revele no equipamento não irá prejudicar somente a sua funcionalidade, mas também promove uma despesa adicional imprevista.

 

A troca de peça ou de produtos do motor geram na maioria das vezes um custo alto. É importante relembrar que essa despesa pode ser facilmente evitada com a manutenção periódica do motor.

 

Com esta precaução é diagnosticada anteriormente possíveis danos e/ou prejuízos.

 

Motor limpo

 

É comum que com o passar do tempo o gerador de energia entre em contato com impureza, poeira, umidade e demais intempéries. Entretanto, estes fatores são extremamente prejudiciais para o funcionamento do gerador de energia, visto que estas impurezas se alojam no motor.

 

Para evitar que estes detritos acumulados estimulem falhas ao motor, a limpeza não deve ser esquecida.

 

A limpeza no motor do gerador auxilia a prevenir falhas elétricas/mecânicas. Um dos problemas mais comuns é a poeira acumulada atrapalhar a refrigeração do motor e superaquecê-lo, causando a interrupção do envio de energia para os equipamentos.

 

Importante: deve garantir que o gerador esteja em um ambiente fechado para evitar: excesso de poeira, chuva, umidade e o contato com substâncias corrosivas.

 

Diagnóstico de várias falhas e vazamentos são muito mais facilmente detectáveis com os motores limpos.

 

Manter o óleo limpo e filtros em dia

 

Realizar a troca de óleo/filtros do motor impacta diretamente no aumento de vida útil do gerador de energia, além do correto funcionamento.

 

Esse serviço ajuda a eliminar a formação de sujeira no motor, além disso, garante o funcionamento integral do desempenho do mesmo, para que o conjunto grupo motor do gerador forneça sua potência nominal com qualidade.

 

O intervalo de troca de óleo do motor deve ser respeitado (de acordo com as recomendações do fabricante). Importante: as intervenções para as manutenções precisam ser realizadas por uma equipe técnica especializada. A AlugaGera realiza a manutenção preventiva nos geradores de energia.

 

Com a AlugaGera você pode contar com profissionais capacitados para realizar a manutenção e/ou assistência técnica no equipamento.

 

Geradores AlugaGera

 

A AlugaGera é referência no mercado de locação de geradores de energia. Disponibilizamos máquinas de 5 a 2500 kVA.

 

Solicite um orçamento conosco!

 

gerador energia locacao