aluguel de geradores de Energia_Alugagera

Gerador de energia: quanto custa?

Se você trabalha em uma obra ou indústria, sabe muito bem a necessidade e importância de ter sempre um gerador à disposição; afinal, não dá para pensar em parar a produção por conta de uma falha ou pane na rede elétrica. Assim, é muito comum vir a dúvida de quanto custa um gerador de energia e o que valeria mais a pena: se comprar ou alugar esse equipamento. Para te ajudar, elaboramos esse artigo e esperamos tirar essas dúvidas. 

Quanto custa um gerador de energia?

Assim como qualquer tipo de equipamento, o preço de um gerador novo varia muito, indo desde um salário mínimo até alguns milhares de reais. O que traz essa variação são dois fatores: sua potência e a sua aplicação. Caso a sua necessidade seja de um gerador portátil, com certeza o investimento é menor que o de um gerador para uma grande indústria. Os geradores portáteis são os mais baratos e que possuem uma utilização mais corriqueira. É um equipamento que encontramos aliados à pequenos consertos, ferramentas elétricas, acampamentos e atividades ao ar livre que necessitam de energia para atividades pontuais. São geralmente abastecidos com gasolina e possuem uma potência baixa: de 0,5 a 6 kVA, o que limita a sua aplicação.

Saindo desse uso mais simples, vamos para os geradores pequenos, com potência entre 10 a 35 kVA e tensão 220/380V. São um pouco mais potentes que os portáteis, usam óleo diesel para funcionar e são comumente utilizados como apoio a pequenas empresas e pequenos eventos. O seu valor entretanto já muda bastante dos portáteis, indo para a casa dos 20 mil reais, conforme a potência. Os geradores médios, por sua vez, custam em média 57 mil reais e são utilizados na construção civil, eventos, comércios, residências e indústrias, vez que possui um maior poder de geração, com potências que variam entre 50 e 180 kVA. 

Finalmente, temos os geradores de maior potência: entre 200 até +2500 kVA e que, por consequência valem mais (seu preço chaga na casa dos seis dígitos). Esses são em geral trifásicos, mais robustos e movidos à diesel. São os geradores que encontramos na indústria, construção civil e grandes eventos e garantem mais energia por mais tempo e sem grandes restrições.

Compra vs Aluguel 

Esses valores que comentamos são estimados e podem variar bastante com o tempo, marca e utilização. Isso, sem falar que seriam valores apenas de compra, sem falar em instalação, manutenção cabeamento e etc. O que nos leva ao pensamento de que, dependendo do uso, não vale a pena gastar com esse tipo de equipamento. Ainda mais se formos pensar que, devido à variedade de potências e aplicação, corre-se o risco de comprar um equipamento X e precisar amanhã de um maior. 

Assim, vemos cada vez mais o aluguel de geradores como uma boa opção para empresas. Com essa modalidade de utilização é possível economizar não apenas no investimento inicial de compra, mas também em tudo o que diz respeito à manutenção e armazenagem, por exemplo, apenas para citar alguns pontos. Ao locar um gerador de energia, você garante ter o equipamento correto, na potência correta e com perfeitas condições de uso, já que o locador é quem faz todas as manutenções preventivas e instalações necessárias.

Entre em contato com a Alugagera e saiba mais sobre nossos equipamentos e te ajudamos a encontrar a melhor opção  para suprir a sua necessidade de negócio.