A distribuição de energia elétrica no Brasil segue etapas que consistem na integração da produção, transmissão e distribuição ao consumidor final.
Esta integração é motivada pela urbanização e industrialização, além do aumento da demanda, sendo a sua origem as hidrelétricas.
Quer saber mais? Continue lendo o artigo.
Divisão das Redes de Distribuição Elétrica no Brasil
No Brasil, dividimos as redes de distribuição em dois grupos:
-
Redes Elétricas Primárias - redes de distribuição de média tensão e que atende empresas e indústrias de grande porte.
-
Redes Elétricas Secundárias - redes de distribuição de baixa tensão e atendem consumidores de residências, pequenos comércios e postes de iluminação pública.
Um dado curioso é que, no Brasil, cerca de 85% das unidades consumidoras de energia elétrica são residenciais.
Conheça 8 Fontes de Energia Elétrica.
Como acontece a distribuição de energia elétrica?
Para conseguir distribuir a energia elétrica, as empresas concessionárias passam a energia por transformadores, os equipamentos ficam instalados em postes.
Estes transformadores são divididos em: monofásico e trifásico. A escolha mais adequada depende da necessidade de cada ponto de consumo, ou seja, se é uma residência, comércio ou indústria.
Dessa forma, a diferença vai ser a quantidade de fios usada para fazer a ligação entre o equipamento e o local abastecido e na potência fornecida.
Saiba o que é SEP - Sistema elétrico de Potência
Transformador monofásico
Neste caso a ligação é feita somente com dois fios: uma fase e um neutro. A instalação proporciona tensão máxima de 127V e é usada só quando a potência máxima de todos os equipamentos residenciais chega a 800 watts.
Transformador trifásico
Por fim, a rede trifásica é feita por quatro fios: três fases e um neutro. É instalado para atender regiões urbanas e indústrias, devido à alta potência. As tensões elétricas são de 127V ou 220V e atendem de 2500 watts até 7500 watts.
Quadro de medição: o que é e para que serve?
Outro equipamento fundamental na distribuição de energia elétrica no Brasil são os quadros de medições.
Antes de chegar ao quadro de distribuição, a energia passa pelo quadro de medição, um equipamento que mede o consumo mensal de energia. Depois, a energia é enviada através de um ramal de entrada, que chamamos de quadro de distribuição.
Já ouviu falar em Cogeração de energia? Clique aqui para saber sobre o assunto.
Quadro de distribuição: distribuição de energia elétrica aos circuitos
Nesta etapa, conhecemos o quadro de distribuição que é um equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribuí-las a um ou mais circuitos.
O quadro de composição plástica e/ou metálica destina-se a abrigar um ou mais dispositivos de proteção e/ou manobra e à conexão de condutores elétricos interligados a ele.
Dessa forma, acontece a distribuição de energia elétrica aos diversos circuitos.
Potência elétrica: como calcular?
O que são os circuitos?
Eles alimentam lâmpadas, interruptores para acionamento de pontos de luz, tomadas que fornecem energia aos aparelhos eletroeletrônicos plugados, além de cargas cuja potência é considerada elevada, por exemplo: chuveiro elétrico, máquina de lavar roupa, micro-ondas, entre outros.
Entenda sobre o padrão de cores dos fios elétricos.
Conhecendo os componentes da distribuição de energia elétrica
Os dispositivos de proteção e conexão com o quadro de distribuição são:
-
DPS - dispositivo de proteção contra surtos causados por descarga atmosférica (raios) e proteção contra manobras de circuitos;
-
IDR - dispositivo de proteção contra corrente elétrica ocasional (fuga de corrente);
-
Disjuntor - disposição de proteção contra sobrecarga e contra curto-circuito.
Falando em geração de energia, conhece já a AlugaGera?
Trabalhamos com as melhores marcas de geradores do mercado para Locação de Geradores!
Aqui você vai encontrar grupos moto geradores de energia elétrica para aluguel de 25 a 1.000 kVAs que vão suprir com eficiência a sua necessidade.
Nossa equipe é treinada e capacitada para realizar as manutenções dos grupos geradores, liberando a necessidade de contratação de mão de obra terceirizada e custosa.
Também cuidamos do gerenciamento da logística e manutenção. Basta fornecer a sua demanda e o gerador escolhido estará funcionando corretamente no dia e hora combinados.
Aliás, sabia que os geradores da AlugaGera são equipamentos novos, com desempenho otimizado?
Entre em contato conosco e alugue um de nossos geradores!