Início » Noticias » Padrão de Cores dos Fios e Cabos Elétricos | Confira

Padrão de Cores dos Fios e Cabos Elétricos | Confira

cores fios e cabos eletricos

  • Preto: Fase
  • Azul: Neutro
  • Verde: Terra
  • TerraAmareloVerde e
  • Vermelho: Fase
  • Branco: Fase

 

Condutor Neutro: Cabo Elétrico Azul Claro

Os fios/cabos azuis são condutores neutros com isolação, ou seja, não têm carga funcionando para o retorno da corrente.

Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro, em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.

*É importante: o condutor que não possui tensão (OV) não está carregado, mas não deve ser chamado de “negativo”.

 

Condutor de Proteção: Cabo Elétrico Verde ou Verde-Amarela

Qualquer tipo de cabo pode ser usado como condutor de proteção (conhecidos também como “fio terra”), basta apenas que a aplicação seja feita conforme regras de dimensionamento, com espessura recomendada para a rede. 

O condutor de proteção possui como função proteger os equipamentos contra as sobrecargas elétricas (evitando os choques elétricos).

Os fios/cabos verdes ou verde-amarelo são condutores de proteção. O condutor de proteção possui como função proteger os equipamentos contra as sobrecargas elétricas (evitando os choques elétricos).

*É importante identificar sempre todos os pontos visíveis do cabo com o padrão da cor estabelecida para o condutor de proteção. Assim, o projeto fica totalmente seguro.

 

Condutor Fase: Cabos Preto, Vermelho, Branco, Marrom 

Os fios/cabos listados para fases podem ser de qualquer cor desde que não seja nem azul claro, nem verde nem amarelo, podendo ser por exemplo mais como de cor preto, vermelho, branco, marrom. Na linguagem popular diz que esses cabos são os que possuem carga, ou que vão na carga.

Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. É o condutor onde há uma Tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de potencial).

 

Para que serve os Fios e Cabos Elétricos

Os fios e cabos elétricos têm como finalidade conduzir a energia elétrica de um ponto para outro. Esses condutores são responsáveis por garantir a segurança em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

É de extrema importância conhecer e entender esses itens para a realização de trabalhos de instalação elétrica e manutenção destes dispositivos, assegurando que a condução da corrente elétrica seja de forma segura e eficiente.

A utilização de fios e cabos inadequados causam diversos prejuízos, sendo eles: aumento da conta de luz, curtos-circuitos e demais acidentes relacionados à fiação elétrica.

Para que exista a compatibilidade entre os cabos com outros aparelhos elétricos e, consequentemente, evitar acidentes, o sistema de condutores é identificado por um padrão de cores (que podem ter diferentes configurações e funções).

 

Diferenças entre Fios e Cabos Elétricos

Como já foi mencionado, os cabos e fios são condutores elétricos, esses itens apenas têm nomes diferentes pelo fato de terem distinções em sua composição interna (contudo, possuem a mesma finalidade que é a condução de energia elétrica).

Existem duas diferenças básicas entre eles: os fios possuem apenas um condutor sólido, ou seja, são formados por um único fio, com uma secção constante metálica.

Outra característica dos fios é a rigidez, fazendo que sejam mais fáceis de se partirem caso sejam dobrados algumas vezes. Por esse motivo, são utilizados em situações em que não vão ser submetidos a dobragens.

A “espessura” de um cabo condutor depende da quantidade de eletricidade que este terá que suportar. Pode-se dizer que existem condutores com variadas espessuras e com múltiplas configurações. Abaixo a classificação das principais classes de cabos condutores: 

  • Sólidos (Classe 1)
  • Encordoados (Classe 2)
  • Rígidos (Classe 3)
  • Flexíveis e Extra-Flexíveis (Classes 4, 5 e 6)

No caso do fio, ele é considerado Classe 1. Já os cabos elétricos são compostos por vários fios condutores menores de acordo com a sua classe. São mais flexíveis, suportando grande quantidade de dobragens sem nunca se quebrar. Em virtude desta característica, são utilizados na ligação entre duas partes que podem mudar de posição, sendo submetidos a esforços de dobragens. 

A espessura de um cabo condutor depende da quantidade de eletricidade que este terá que suportar.

 

Padronização de cores dos Fios e Cabos Elétricos

A padronização de cores é diferente entre países. No Brasil, por exemplo, é necessário seguir a norma NBR 5410. É essa a norma que determina quais as cores que podem e devem ser usadas na identificação dos condutores.

Esse regulamento se aplica à instalação elétrica de baixa tensão (de até 1000V em tensões alternadas ou 1500V em tensão contínua) em casas, prédios residenciais ou comerciais, indústrias, agropecuárias e instalações temporárias. 

Além disso, a norma NBR 5410 não obriga o uso da tabela de cores para indicar fios e cabos elétricos, mas se as cores forem usadas para identificar função, elas precisam então seguir o padrão.