Início » Noticias » Por que ocorre o choque elétrico?

Por que ocorre o choque elétrico?

choque eletrico

 

O formigamento que o choque elétrico proporciona é uma sensação bastante conhecida, entretanto, este não é o único dano que ele provoca, dependendo da intensidade, pode até mesmo ser fatal.

 

Para assegurar que não sofra nenhum tipo de incidente, iremos explicar por que ocorre o choque elétrico, como evitar e quais são as suas consequências.

 

Para que ocorra um choque elétrico, deve existir uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano. Quanto maior for esta diferença, maior será a corrente elétrica.

 

Por sua vez, a corrente elétrica quando percorre o corpo humano, interfere nas correntes internas (carregadas pelos nervos), causando a sensação de formigamento.

 

A intensidade da corrente elétrica depende de dois fatores relevantes: a voltagem e a resistência elétrica do corpo humano. Este último item, sofre de alteração de uma pessoa para outra.

 

Outro fator que pode modificar a resistência elétrica do corpo humano, é a condição da pele, por exemplo, quando o indivíduo está molhado, a sua resistência cai, como consequência, a corrente elétrica pode ser bastante alta, mesmo quando a tensão é pequena.

 

Esta última informação é muito importante, visto que é usual pensar que somente a alta tensão pode ser prejudicial, porém, até mesmo um choque de baixa voltagem pode deixar sequelas graves ou ser mortal.

 

Efeitos do choque elétrico no corpo humano

 

Para melhor entendimento, iremos explicar o efeito de cada intensidade da corrente elétrica:

 

  • 1 mA a 10 mA - Formigamento;
  • 10 mA a 20 mA - Forte formigamento e dor (os músculos se contraem);
  • 20 mA a 100 mA - Convulsão e dificuldade com a respiração;
  • 100 mA a 200 mA - Fibrilação;
  • Acima de 200 mA - Parada cardíaca e queimaduras.

 

Quanto menor for a intensidade e mais rápido a pessoa for socorrida, mais brandas serão as sequelas. Os seus efeitos são: náusea, queimadura, tontura, alteração do batimento cardíaco, formigamento e ardência.

 

Segundo os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), somente no primeiro semestre de 2020 os choques elétricos somaram 434 ocorrências, que resultaram em 355 mortes em todo o país. Veja a seguir, quais são os primeiros socorros.

 

Choque elétrico: Primeiros socorros

 

  • A primeira medida é interromper o contato da pessoa com a fonte elétrica, para isso, desligue a chave geral. Caso esta medida não seja possível, tente afastar com o auxílio de um material isolante, por exemplo, pano seco, borracha, madeira, etc. Importante: Nunca toque na vítima sem nenhum tipo de proteção, caso contrário, você também irá sofrer o choque elétrico.
  • O segundo passo é chamar o serviço de emergência, neste caso o Corpo de Bombeiros e/ou Resgate.
  • Por fim, verifique se a pessoa está consciente, se a reposta for positiva, acalme a vítima até a chegada da equipe médica. Se o indivíduo estiver inconsciente e sem respiração, inicie a massagem cardíaca e a respiração boca a boca. O ideal é que sejam feitos 100 movimentos por minutos (30 compressões torácicas aplicadas no centro do tórax, intercaladas com duas respirações boca a boca).

 

Como evitar o choque elétrico?

 

Geralmente, o choque elétrico acontece dentro da residência. Veja como evitar:

 

  • Mantenha os fios elétricos isolados e encapados, caso este serviço seja mais complexo, deve chamar um especialista;
  • Quando for fazer um reparo na instalação, desligue a chave geral;
  • Coloque protetores na tomada, esta medida evita que as crianças enfiei os dedos ou coloquem objetos no seu interior;
  • Nunca toque no equipamento elétrico se estiver com o calçado, roupa ou corpo molhado;
  • Não é recomendado utilizar o benjamin para ligar vários aparelhos elétricos na mesma tomada.

 

Geradores de energia AlugaGera

 

A eletricidade está presente em praticamente todos os momentos do nosso cotidiano, por este motivo, é impossível imaginar como seria nossa vida sem ela. Entretanto, a rede elétrica pode ter alguns imprevistos (como a falta de energia).

 

Conte com a AlugaGera para o fornecimento ininterrupto de eletricidade. Somos referência no mercado de locação de geradores de energia. Solicite um orçamento conosco!