Início » Noticias » Como a má qualidade de energia pode prejudicar os aparelhos elétricos

Como a má qualidade de energia pode prejudicar os aparelhos elétricos

energia ma qualidade aparelhos eletricos

A energia elétrica é de extrema importância no nosso cotidiano, visto que utilizamos para praticamente tudo, seja para o lazer ou para as atividades do ofício.

 

A oscilação e/ou falta de energia pode ocasionar diversos aborrecimentos, pois os aparelhos. Por este motivo, é muito importante que a eletricidade tenha uma boa qualidade.

 

A qualidade de energia elétrica é definida pelo fornecimento de eletricidade em tensão com forma de onda senoidal pura, sem nenhuma alteração em sua amplitude, por exemplo, a sua frequência.

 

Entretanto, a qualidade de energia é popularmente conhecida como uma medida que define o quão bem a eletricidade pode ser usada pelos seus consumidores, isto significa que uma instalação elétrica com boa qualidade de energia é aquela que as oscilações, interrupções e/ou instabilidades são aceitáveis, de modo que não prejudicam o bom funcionamento de quaisquer equipamentos elétricos.

 

O abastecimento de energia de má qualidade possui um impacto negativo no nosso cotidiano, seja em um escritório, empresa, residência e outros.

 

Em alguns setores a interrupção de eletricidade pode ocasionar em prejuízos bilionários, por exemplo, indústria têxtil, gráfica, siderúrgica, petroquímica e Shopping Center.

 

O motivo desse transtorno é que até a década de 70, a demanda por eletricidade era consumida por cargas resistivas, mas com o avanço tecnológico (e consequentemente evolução das cargas elétricas), tivemos uma alteração nas cargas consumidas.

 

Estas cargas eletrônicas distorcem a forma de onda (tensão e corrente) recebida, como consequência, geram uma poluição na rede de energia que prejudicam o bom funcionamento dos equipamentos eletrônicos.

 

Atualmente, este problema possui diversas razões, dentre algumas podemos destacar:

 

  • Instalação de cargas nãolineares (a utilização de equipamentos que promovem a racionalização e conservação de energia elétrica, aumentam os níveis de distorções harmônicas e podem levar o sistema a condição de ressonância);
  • Maior sensibilidade dos equipamentos instalados aos efeitos dos fenômenos (distúrbios) de qualidade de energia.

 

Para evitar que isto ocorra, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) assegura os índices aceitáveis de energia elétrica para o consumidor, pois não se trata somente da estabilidade do serviço oferecido, mas também da manutenção dos níveis de tensão e de correntes.

 

Como já mencionado, o fornecimento de energia elétrica de má qualidade pode promover:

 

  • Mal funcionamento de equipamentos;
  • Queima de equipamentos com componentes eletrônicos;
  • Sobreaquecimentos dos aparelhos e circuitos elétricos;
  • Aumento do consumo de energia;
  • Incêndios.

 

Solução para a má qualidade de energia elétrica

 

Este problema pode ser facilmente contornado com a utilização de geradores de energia. A aplicação do equipamento possui muitas vantagens, dentre algumas podemos mencionar: fornecimento ininterrupto/contínuo de eletricidade, economia, comodidade e segurança.

 

Além dos benefícios citados, o fornecimento de energia feito pelo gerador possibilita que a operação seja realizada com frequência/tensão constante (ou mínima), evitando grandes oscilações que são prejudiciais aos equipamentos.

 

Ao optar pelo gerador de energia é evitado: queima de aparelhos elétricos, diminuição de produtividade, prejuízos financeiros e perda de dados/produções.

 

Por garantir o abastecimento de eletricidade de modo ininterrupto, o uso do gerador de energia é praticamente obrigatório em alguns setores, como o hospital, supermercado, indústria, evento, shopping, entre outros.

 

Geradores AlugaGera

 

A AlugaGera é uma empresa conceituada no mercado de locação de geradores de energia. Disponibilizamos equipamentos mais modernos, para as mais variadas aplicações.

 

Além do fornecimento ininterrupto de energia, o gerador da Alugagera promove: agilidade, segurança e conforto.

 

Solicite um orçamento conosco!