Já ouviu falar no SEP - Sistema Elétrico de Potência? Se não sabe o que é ou ainda não conhece tudo sobre o assunto, este post vai esclarecer suas dúvidas, além de explicar sobre a relevância deste sistema.
SEP - Sistema Elétrico de Potência: O Que é?
Afinal, o que é o Sistema Elétrico de Potência (SEP)? Se trata de grandes sistemas de energia que englobam três etapas: a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
História do SEP no Brasil
Em território nacional, com o fim da Segunda Guerra Mundial, o sistema elétrico ganhou força, devido à construção da primeira grande usina do país: Paulo Afonso I, com potência de 180 MW (MegaWatts)
Depois outras usinas foram construídas no Brasil, tais como as usinas de Furnas e Três Marias.
Já no final de 1960, foi criado o Grupo de Coordenação de Operação Interligada (CGOI), que desempenhou um papel estratégico no setor de energia elétrica no Brasil.
Isso porque, em 1973, este grupo consegue promover a integração das empresas do setor, juntando informações e articulando o que era necessário para as operações dos sistemas de geração e transmissão de eletricidade.
É então em 1978 que a SEP é regularizada no Brasil, tendo sido decretado que as empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes dos sistemas devem construir prontuários, conforme norma de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
Como funciona o SEP?
Os Sistemas Elétricos de Potência são compostos por grandes e complexas máquinas. A sua construção exige técnicas e muito estudo, além disso, todo SEP é exposto à condições adversas e imprevisíveis que podem levar à falha ou má operação.
Etapas do SEP
O Sistema Elétrico de Potência no Brasil é composto por 4 etapas. Listamos a seguir para você conhecer:
Geração
Etapa de obtenção e a transformação de energia vinda de fontes primárias (vento, sol, petróleo, carvão, entre outras).
A geração de energia acontece nas salas de máquinas e salas de comando, junto a painéis elétricos energizados ou não e junto a barramentos elétricos, transformadores de potencial, de corrente, de aterramento, banco de baterias, retificadores, geradores de emergência, etc.
Transmissão
Aqui acontece a condução da energia de onde foi produzida para os centros de consumo. Nesta etapa também acontece a interligação dos sistemas por meio das linhas de transmissão de alta tensão.
É a etapa que abrange processos de elevação e rebaixamento de tensão e que acontece em subestações próximas aos centros de consum, sendo que a energia é transmitida em corrente alternada (60Hz) e em elevadas tensões (138 a 500kV).
Distribuição
Ocorre a redução da tensão para níveis mais seguros, dentro das subestações rebaixadoras. Aqui é a distribuição primária. Depois temos a secundária, que acontece após os transformadores, quando a tensão se torna baixa e segura para usar em equipamentos elétricos.
A distribuição da energia elétrica acontece em diferentes potências:
- Médios clientes abastecidos por tensão de 11,9 kV / 13,8 kV / 23 kV;
- Residências, comércios e indústrias até a potência de 75 kVA (o abastecimento de energia é realizado no potencial de 110, 127, 220 e 380 Volts);
- Distribuição subterrânea no potencial de 24 kV.
Você sabe qual a diferença entre kW e kVA? Clique neste post que te explicamos.
Utilização
Por fim, a energia é transformada para ser usada para os mais diversos fins de consumo (nas casas, empresas, comércios, indústrias).
Conheça a AlugaGera: Geradores de Energia para finalidades diversas
Somos referência no mercado e quando o assunto é locação de gerador de energia, conseguimos atender uma ampla demanda.
Isso porque a AlugaGera trabalha com locação de grupos geradores de energia, trifásico, diesel e silenciado, nas potências de 30 a 2500 kVA, sendo o maior diferencial o aluguel de geradores de energia novos, dos maiores fabricantes mundiais.
Para geração de energia elétrica a todo tempo e da melhor forma, conte com a AlugaGera. Nosso trabalho alia empenho, profissionalismo e rapidez, além disso, todos os nossos técnicos estão disponíveis tanto para manutenção preventiva quanto auxílio de dúvidas.
Entre em contato e alugue um gerador conosco!