Início » Noticias » Paradas de manutenção: como planejar o backup de energia?

Paradas de manutenção: como planejar o backup de energia?

gerador energia parada manutencao

Paradas de manutenção: como planejar o backup de energia?

 

A eletricidade está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia, deste modo, a sua utilização é de suma importância para que as atividades (do cotidiano) continuem a ser executadas naturalmente.

 

Por esse motivo, a aplicação de energia elétrica é primordial em alguns setores, por exemplo, indústrias. Entretanto, para garantir a eficiência e qualidade na sua linha de produção é fundamental que a empresa faça uma parada de manutenção de tempos em tempos para reparos e manutenções preventivas, corretivas ou preditivas.

 

Essa ação possui como propósito verificar se as máquinas operacionais do estabelecimento (responsáveis pela produção em série) estejam em perfeito funcionamento (para manter o padrão de qualidade).

 

Esse evento é importante para que a empresa examine o estado atual da máquina. O empreendedor tem um panorama dos equipamentos, assegurando a produtividade dos negócios. 

 

Para evitar uma parada total na linha de produção, as empresas estão optando cada vez mais pela locação de gerador de energia, uma vez que o equipamento assegura o fornecimento ininterrupto de eletricidade.

 

Como planejar uma parada de manutenção?

 

Primeiramente, o proprietário deve estar ciente que esse serviço somente pode ser executado por profissionais altamente capacitados.

 

A parada de manutenção deve ser previamente planejada (de preferência com meses de antecedência). Essa medida irá determinar uma melhor organização na realização da atividade. Além de estipular as melhores datas (para checar o estado dos aparelhos).

 

Antes de realizar a parada de manutenção, todos os aspectos devem ser considerados, como a condição física do ambiente, disponibilidade da mão de obra e das peças que poderão ser substituídas/utilizadas.

 

Devido a esses fatores, o mais indicado é que seja feito um cronograma. Além dos itens indicados, esse planejamento também deve conter um detalhamento de toda a execução e a identificação dos riscos e das medidas de segurança (esses elementos são primordiais para o sucesso da atividade).

 

Veja a seguir quais são os fatores que devem estar presente no planejamento da parada de manutenção:

 

  • Grupos de trabalho multidisciplinares e com responsabilidades diferentes;
  • Elaborar as ordens de serviço;
  • Cronograma detalhado da ação;
  • Reunião com os colaboradores;
  • Aquisição dos materiais;
  • Avaliação do processo.

 

Fase 1: pré-parada de manutenção

 

Essa fase é importante para direcionar as atividades (criando meios para a realização deste serviço). A pré-parada serve para consolidar e validar os procedimentos operacionais.

 

Nessa etapa também é definido o início dos treinamentos da equipe e a aquisições dos materiais/ferramentas.

 

Para garantir o sucesso total da operação é importante que seja avaliado o que pode dar errado (deve estar preparado para qualquer situação adversa).

 

Fase 2: parada de manutenção

 

Durante a parada de manutenção, toda a equipe deve estar focada e engajada para que o objetivo seja cumprido de forma mais eficiente possível.

 

Para que os resultados sejam positivos os colaboradores devem trabalhar em perfeita sintonia. Esse envolvimento irá garantir que seja otimizado a segurança, qualidade, tempo e os custos.

 

Neste processo é revelado às condições das máquinas e se precisam de algum reparo. Com essa medida é possível identificar as intervenções e propor melhorias. Quando essa etapa é concluída, as atividades do estabelecimento retornam à normalidade.

 

Importante: uma parada de manutenção não deve significar a interrupção total da produção/funcionamento de um estabelecimento.

 

Para evitar a parada total de produção é necessário fazer uma distribuição física da produção, deste modo, deve restringir as máquinas/equipamentos que necessitam de alguma atuação.

 

Esse problema é facilmente solucionado com a utilização de um gerador de energia, uma vez que o equipamento fornece eletricidade somente para a área designada proporcionando maior segurança para a realização deste serviço.

 

A utilização do gerador também se faz útil quando a concessionária de energia interrompe o seu abastecimento da subestação de energia, visto que o grupo moto gerador de energia diesel garante que a produção seja concluída.

 

 

Parada de manutenção: programada

 

Esse tipo de manutenção possui como propósito reduzir/evitar possíveis falhas nos equipamentos. Essa etapa também é responsável por corrigir desgastes que poderão interferir no bom desempenho das máquinas.

 

Essa ação é importante para assegurar a durabilidade dos equipamentos, como efeito é garantindo a produtividade em uma empresa. Esse procedimento deve ser realizado de acordo com as especificações do fabricante.

 

Parada de manutenção: emergencial

 

A parada de manutenção emergencial é feita para consertar o equipamento ou trocar peças que apresentam falhas.

 

Esse ato é realizado quando um aparelho apresenta um baixo desempenho, impactando diretamente na linha de produção.

 

Geralmente esse problema é reflexo de um descuido com a máquina, pois o usuário não seguiu a programação recomendada pelo fabricante. O aparelho deve ter um acompanhamento minucioso do seu desempenho. 

 

Com o acompanhamento em dia é possível ter mais noção com os custos (evitando despesas desnecessárias), além de manter a dinâmica estável.

 

Utilização do gerador de energia para a parada de manutenção

 

Como já foi mencionado, o gerador de energia é uma ótima solução na parada de manutenção, uma vez que mantém as atividades em perfeito funcionamento.

 

Ao direcionar o abastecimento (parcial) de energia para uma área específica é evitado que o estabelecimento tenha uma parada total na sua linha de produção, consequentemente impedindo prejuízos. O seu uso proporciona condições favoráveis de trabalho.

 

Geradores AlugaGera para Locação

 

A AlugaGera é referência no mercado de locação de geradores de energia. Disponibilizamos máquinas de 5 a 2500 kVA.

 

Solicite um orçamento conosco!