Início » Noticias » O que é Subestação Elétrica?
o que é subestação elétrica

O que é Subestação Elétrica?

O que são Subestações Elétricas?

Subestações elétricas são a interface, o link, entre a rede de distribuição e os sistemas de transmissão de eletricidade.
São áreas cercadas que tem o objetivo de reduzir (ou elevar) a tensão nas linhas de transmissão vindas das unidades geradores de energia (por exemplo, hidroelétricas) para uma que seja adequada para a rede de distribuição (por exemplo, nossa casa, lojas, indústrias).
As subestações elétricas também são equipadas de disjuntores para proteção do sistema de distribuição elétrica e são usados ​​para controlar o fluxo de corrente em várias direções.
Além disso, as subestações são responsáveis por suavizar e filtrar as flutuações de tensão causadas na rede como, por exemplo, uma carga aumentada.
 
subestação de energia elétrica
 

Saiba os componentes das Subestações Elétricas

Os Transformadores são os elementos responsáveis por reduzir as tensões de transmissão muito altas a uma voltagem inferior a 10.000 volts, o que é uma tensão adequada para sistemas de distribuição nas cidades.
As subestações também equipadas com barramentos que dividem a corrente em múltiplas direções, além de disjuntores e chaves que permitem tanto o isolamento como o controle direto de certas partes dos sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
Muitas subestações possuem igualmente capacitores para suavizar a saída de tensão.

Os Tipos de Subestações Elétricas

As subestações são categorizadas por suas várias funções:
Elevatória: são responsáveis por elevar a tensão das unidades geradores (geralmente nas usinas hidroelétricas ou termoelétricas) para que a eletricidade possa ser transmitida com eficiência.
Rebaixadora: Essas subestações reduzem a tensão vinda das linhas de transmissão para o que é conhecido como uma tensão de subtransmissão, que às vezes é usada para fins industriais. Caso contrário, a saída é então direcionada para uma subestação de distribuição.
Distribuição: as subestações de distribuição são responsáveis por produzir ainda mais a tensão de subtransmissão para uma que pode ser usada para suprir a maioria das necessidades industriais, comerciais e residenciais, com a ajuda de um transformador de distribuição antes que a energia seja finalmente entregue à carga. Essas instalações podem ser às vezes localizadas em subsolo.
 
geradores de energia locação

Alternativa e solução para insuficiência da rede de distribuição

Diante da insuficiência ou inexistência de rede de distribuição de energia em sua região, a AlugaGera pode lhe ajudar com a locação de geradores de energia diesel, trifásicos e silenciados, de potência de 30 a 2500 kVA, que fornecem energia suficiente para todo tipo de projeto.
Não deixe que a falta de energia elétrica vinda das subestações seja um problema, alugue um grupo gerador de energia diesel como alternativa independente.