Início » Noticias » Melhor Gerador Residencial? Guia (Completo) de Compra

Melhor Gerador Residencial? Guia (Completo) de Compra

geradores residenciais
Hoje você vai saber tudo o que precisa para comprar um gerador para sua residência.
Vamos abordar os seguintes tópicos:
  1. Por quê comrpar ou alugar um gerador?
  2. Vantagens de um gerador residencial;
  3. Como funciona um gerador;
  4. Os 3 passos para escolha do melhor gerador;
  5. Monitoramento remoto;
  6. Os melhores fabricantes de geradores;
  7. Comprar ou alugar um gerador?

Por quê comprar um gerador de energia para a sua casa?

 

No nosso cotidiano, utilizamos vários equipamentos eletro-eletrônicos, como por exemplo, o computador, celular, televisão, rádio, chuveiro, fogão, forno entre outros.

 

Quando tem uma interrupção de energia, não podemos utilizar estes equipamentos, fazendo que seja uma situação bastante desagrádavel, impedindo que usufruirmos de alguns confortos. Imagine a seguinte situação, depois de um longo dia de trabalho não poder tomar um banho relaxante ou assistir a sua série favorita.

 

Para evitar situações como estas, é recomendado a compra ou locação de geradores de energia residencial.

VANTAGENS DE UM GERADOR RESIDENCIAL

A escolha do melhor gerador de energia para uso residencial é mais fácil do que você imagina, e um ótimo investimento por algumas razões:
  1. Conveniência e tranquilidade mesmo quando você estiver fora. A energia é restaurada automaticamente para sistemas críticos como internet, geladeira, freezer, bomba de água, ar condicionado ou toda a casa. Continue assistindo seu jogo ou trabalhando no seu Computador como se nada tivesse acontecido. 

    Não é somente a potência que interfere na estabilidade de energia, outros fatores meteorológicos como manutenção ou efeitos climáticos também pode influenciar. Por este motivo, o gerador de energia é um equipamento muito importante em ambientes como hospitais, supermercados, fábricas, escritórios, entre outros. Garantindo um maior conforto em período integral, evitando a interrupção de energia inesperada.

  2. Preço - Um gerador residencial em stand by é um investimento que além de conforto agrega valor de venda na revenda de sua residência.
  3. Segurança - Com o gerador de energia em sua residência, os equipamentos de segurança não deixam de funcionar em nenhum momento, consequentemente, garantindo maior segurança para os moradores.
  4. Fornecimento integral de energia - É desconfortável ficam sem energia elétrica, e não poder realizar as atividades comuns do cotidiano, como ficar no celular, assistir um filme, entre outros. A volta do abastecimento de energia depende da empresa responsável pelo fornecimento de eletricidade, e quando várias regiões têm uma queda, é comum ficar horas sem energia. Com o gerador, não tem mais este problema, não ficando mais dependente de terceiros, além disso, não é necessário possuir velas ou lanternas quando ocasiões como esta ocorre.

  5. Sem prejuízo - Quando possui uma queda de energia por um longo período, equipamentos que mantém os alimentos como as geladeiras e freezers não são abastecidos, consequentemente, fazendo que a comida fique estragada.

geradores de energia residencial

 

Qual o melhor gerador de energia para a sua residência?

 

Para responder esta questão, é necessário fazer dois questionamentos:

 

1- Quais são os equipamentos eletrônicos que serão utilizados no gerador?

 

2- Por quanto tempo deseja utilizar o equipamento?

 

Depois de atentar as essas questões, a sua escolha será mais assertiva.

 

Como escolher um gerador de energia para a sua casa?

 

Para a sua residência, deve considerar alguns elementos na hora de escolher o gerador de energia, sendo alguns deles:

 

Tipo

 

No mercado há variados modelos de geradores, sendo os mais comuns os movidos a gasolina ou a  diesel.

 

Para residência é indicado os geradores de energia movidos a gasolina, pois não emitem muitos barulhos e são mais práticos.

 

Porém, este tipo de gerador consome mais combustível e o preço da gasolina é maior em comparação ao do diesel.

 

O uso deste modelo não é frequente, sendo esta uma característica do equipamento. Diferente do gerador movido à diesel, que é indicado para ambiente que não possui eletricidade, funcionando 24 horas por dia, durante 7 dia da semana. 

 

Existem 3 potências mais utilizadas em residências pequenas:

 

Grupo Gerador 7,5 kVA

 

Este grupo possui a variação de tensão nominal de 110V a 220V, e pesam por volta de 81 kg, além disso, possui a capacidade de até 25 litros.

 

Grupo Gerador 12 kVA

 

Este grupo possui a variação de tensão nominal de 110V a 220V, e pesam por volta de 125 kg, além disso, possui a capacidade de até 30 litros.

 

Grupo Gerador 14 kVA

 

Este grupo possui a variação de tensão nominal de 110V a 220V, e pesam por volta de 151 kg, além disso, possui a capacidade de até 24 litros.

 

Outras Potência s

 

Além das potência acima, existem geradores reisidenciais para até 500 kVA. Porém, na hora de escolher um modelo de gerador de energia, é necessário abranger toda a energia necessária para manter o funcionamento dos equipamentos eletrônicos.

 

Para calcular a potência, é necessário fazer uma lista de todos os equipamentos que serão ligados ao gerador, logo em seguida, é fundamental somar a potência de cada aparelho em watts (W).

 

Para finalizar, é fundamental que saiba os valores em kVa para o seu gerador de energia, para obter este valor, deve fazer o seguinte cálculo: some às potências em watts de todos esses equipamentos, divida o total por 1000 e o resultado é o valor em kVa.

 

Regulador de tensão

 

É necessário regular a tensão no equipamento. Os mais usuais são:

 

AVR - este modelo é automático, sendo o mais moderno, promovendo maior segurança para os equipamentos eletrônicos, principalmente os mais “sensíveis”.

 

Painel ATS - O painel é conectado com a  rede de distribuição de energia e o gerador, pode demorar alguns segundos para fornecer a energia.

 

Saiba mais sobre como escolher o gerador de energia.

 

aluguel de gerador

 

COMO FUNCIONA UM GERADOR

O gerador residencial em modo standby detecta uma falta de energia da concessionária e liga automaticamente, fornecendo energia de backup para sua casa.
Ele funcionará até que a energia da rede elétrica retorne ou até a necessidade de abastecimento de combustível. Veja abaixo o passo-a-passo de como funciona um gerador:
  1. A energia da rede é perdida: talvez por uma tempestade, ou por uma manutenção da rede elétrica. De qualquer forma, a eletricidade da qual você depende foi cortada repentinamente;
  2. O gerador percebe que a energia acabou: em segundos, seu gerador se prepara para restaurar a energia de sua casa;
  3. O gerador liga automaticamente: o motor é acionado e em poucos segundos gira o alternador e é iniciada a geração de energia;
  4. A eletricidade é restaurada: a chave de transferência, automática, envia a energia do gerador para sua casa. E continuará até que a energia da rede elétrica retorne ou necessite de reabastecimento de combustível.
 

OS 3 PASSOS PARA ESCOLHA DO MELHOR GERADOR

1. Escolha qual o combustível de seu gerador
O primeiro passo para selecionar um bom gerador para sua residência é com a identificação do tipo de combustível que alimentará o gerador residencial.
Geralmente, os geradores são a gasolina, diesel ou gás natural. Nesta etapa, é muito recomendável você contatar um especialista, mesmo podendo encontrar muitas informações nos manuais dos equipamentos.
2. Determinar as necessidades de energia
O próximo passo é descobrir quanto de energia elétrica você realmente precisa. Se o gerador alimentará alguns equipamentos críticos, como geladeira, freezer, internet, ou a casa inteira.
Após definido quais equipamentos serão energizados pelo gerador quando acabar a energia, você precisa anotar todas as potências desses equipamentos, que estão descritas nas etiquetas ou manuais em W (watts) ou kW (kilowatts).
Após anotar tudo, você terá a potência total, restando agora apenas a definir qual o equipamento que melhor atende a esta potência em W ou kW encontrada. Lembre-se, um gerador deve operar em no mínimo 30% e no máximo em 80% de sua capacidade.
Então, se você encontrou uma potência total de equipamentos de 30kW, um gerador de 40kW seria o ideal (geradores industriais requerem outro tipo de análise).
3. Escolha uma chave de transferência
Assim como uma lâmpada precisa de um interruptor para ligar, seu gerador também precisa de um, e ele pode ser tanto automático como manual.
Uma chave de transferência automática acionará seu gerador automaticamente e energizará sua casa também de forma automática (saiba mais aqui).
Já uma chave manual, esse processo ocorre com a necessidade de intervenção humana, girando uma alavanca e acionando o gerador manualmente.
 

MONITORAMENTO REMOTO

Vários fabricantes e geradores estão adicionando opções de conexão Wi-Fi aos grupos geradores.
 

LISTA DOS MELHORES FABRICANTES DE GERADORES DE ENERGIA NO BRASIL

Acesse esse link e veja uma lista com os principais fabricantes de geradores de energia que comercializam equipamentos no Brasil.
 

COMPRAR OU ALUGAR UM GERADOR DE ENERGIA?

Ao alugar um gerador de energia da AlugaGera você não precisa de preocupar com instalação e nem com a manutenção. Sem contar que o valor gasto é muito menor com o aluguel do que na aquisição.
Clique aqui e solicite um orçamento de locação de geradores de energia com a AlugaGera, locadora de geradores referência em qualidade.
 
gerador energia para casa