Início » Noticias » Quadro de Transferência Automática | O que é? Como funciona?

Quadro de Transferência Automática | O que é? Como funciona?

o que e qta como funciona

Já ouviu falar em QTA? É a sigla de Quadro de Transferência Automática e neste artigo vamos explicar com detalhes sobre o que é, como funciona, onde encontrar e muito mais!

Então se você não sabe o que é QTA, mas quer aprender, continue lendo.

O que é QTA?

O QTA (Quadro de Transferência Automática) é um painel utilizado por grupos de geradores com a função de acionar, sem exposição manual, a partida de equipamentos, em caso de desabastecimento elétrico ou com o fornecimento de eletricidade de má qualidade.

Um QTA também pode atuar como uma fonte de alimentação redundante montada para equipamentos conectados a uma fonte de energia com apenas um cabo. 

É o acessório mais importante para um gerador de energia elétrica e muitas empresas, negócios, construções e indústrias usam o acessório, especialmente quando trabalham com pressões negativas, irrigação de solo ou quando são modelos de negócios de grande porte.

Aliás, nos casos dos datacenters, por exemplo, esse acessório é fundamental para as atividades nunca serem interrompidas. 

Como funciona o QTA?

Basicamente, o QTA funciona quando a energia elétrica da rede elétrica é interrompida ou quando está com baixa qualidade (baixa tensão, ausência de fase, alta tensão, inversão de fase). 

Nesses casos, a chave de transferência automática (QTA) envia um comando elétrico para partida do grupo moto gerador em stand by.

Então, a partir do momento em que o gerador é estabilizado, o que costuma demorar apenas 30 segundos, o painel QTA monitora a energia backup (gerador) e confere se está tudo certo. 

Depois, realiza a troca de energia interrompida para a energização pelo gerador backup. Por fim, após a eletricidade da rede elétrica (fonte principal) ser restabelecida, o QTA realiza a reversão para o estado inicial e envia comandos elétricos para o desligamento do grupo gerador. 

Componentes do QTA

O acessório possui muitos componentes para operação e proteção completa do sistema tri ou tetrapolar. 

O monitoramento da transferência da fonte principal para a de emergência (backup), quando a tensão cai em qualquer fase para 70% ou menos, é sempre presente. 

Além do mais, há o monitoramento da transferência de volta para a fonte principal quando as tensões da fase forem 90% ou mais (100%).

O tempo de envio do sinal de partida ajustável do gerador acontece em segundos, assim como tempo na transferência automática tanto da fonte principal para a de emergência quanto o inverso também. 

Outros componentes são as luzes pilotos indicativas para informação da posição que se encontra energizando o sistema e para indicar a chave na posição de emergência. 

Assim como o controle de monitoramento de fase para proteção contra correntes de irrupção anormais e, por fim, é possível ainda instalar módulos para controle remoto dos QTAs tanto pela internet, por computador ou celular, quanto por redes internas.

Vantagens do QTA

Dentre as principais vantagens listamos as seguintes:

  • Mantém um maior nível de segurança;
  • Muda para energia do gerador automaticamente, enquanto em um quadro manual precisaria ser executado manualmente por um operador;
  • É especialmente útil se você não pode perder tempo para recuperar a energia. Empresas como hotéis, escolas, canteiros de obras, indústrias e hospitais realmente se beneficiam disso;
  • Possibilidade de atribuir cargas a diferentes circuitos para alimentar diferentes aparelhos ou salas.

Como saber se eu preciso de um QTA?

Para residências, a falta de energia não representa tanta preocupação ou perda de dinheiro. Já em empresas de grandes portes ou indústrias, é preciso contar com um QTA.

É a única maneira segura de conectar um gerador de energia na fonte primária de energia elétrica.

Portanto, para saber se você depende ou não de um QTA, pense nas atividades que seu negócio desempenha e o impacto que a falta de energia poderá causar.

Poucas horas de falta de abastecimento elétrico ou de energia de má qualidade vão impactar negativamente nos resultados de seu negócio?

Se a sua resposta foi “SIM”, então essa a nossa resposta para você: é hora de alugar seu QTA.

Onde eu encontro o QTA?

A AlugaGera é referência em Locação de QTAs e Geradores de Energia. Temos o gerador e o Quadro de Transferência Automática ideal para seu negócio.

Nossa equipe de especialistas poderá orientar a melhor solução para o seu negócio!

Disponibilizamos grupos geradores de energia diesel silenciado, trifásico nas potências de 30 a 2500 kVA com respectivos QTAs Quadros de Transferência automática, tantos para tensões em 220V, 380V e 440V.

Entre em contato para maiores esclarecimentos ou solicite já um orçamento.