Início » Noticias » Como Escolher o Gerador de Energia Correto

Como Escolher o Gerador de Energia Correto

escolher gerador correto
 
É agora que você vai aprender TUDO o que precisa para saber qual gerador de energia precisa comprar ou alugar.
Para permitir que o estabelecimento ou residência não tenha um interrupção de fornecimento de energia elétrica, é necessário escolher o modelo de gerador ideal para a sua necessidade.
Antes de mais nada, caso precise alugar um gerador, entre em contato conosco da AlugaGera, teremos prazer em atendê-lo.

Na escolha do gerador de energia, é necessário levar em consideração a sua demanda, volts, marca, modelo, e combustível.

Veja quais são os fatores que vão influenciar a escolha de seu equipamento:
- quantidade e tipos de máquinas que serão conectadas a ele;
- consumo de base e consumo de pico destas máquinas;
- local em que será utilizado;
- quantidade de horas de uso por dia;
- se será a única fonte de energia.
- se atuará ativamente ou em standby.
Se ainda está com dúvida sobre qual o modelo de gerador de energia escolher, iremos detalhar os tópicos importantes para decidir qual aparelhagem é recomendável para o seu perfil.
aluguel de geradores de energia

Combustível ideal para seu gerador de energia

 

A primeira coisa que deve pensar é no combustível do gerador. No mercado, é possível encontrar os mais variados modelos de gerador, sendo o mais comum, o combustível a diesel e a gasolina.

 

Gasolina – geradores mais baratos com maior consumo

 

Uma das características dos modelos movidos a gasolina é o custo benefício, este combustível é o mais barato, geralmente, possui um valor 30% menor do que a diesel.

 

Em comparação ao diesel, os modelos movidos a gasolina são também menos barulhentos e poluentes.

 

Este modelo de gerador é recomendado para um uso não frequente, é indicado para residência ou pequenos estabelecimentos.

 

Além disso, são mais compactos, sendo recomendável para ambientes com pouco espaço.

 

Mas, antes de escolher este tipo de modelo, é necessário ter o conhecimento que o consumo é mais rápido, se for usar frequentemente, irá pesar no seu bolso.

 

Diesel – Geradores com menor consumo de combustível

 

Os geradores de energia movido a diesel são mais caros e robustos em comparação aos aparelhos abastecidos por gasolina.

 

Este modelo é recomendado para o uso frequente, e o consumo do combustível é muito menor.

 

Apesar do combustível ser mais caro, o seu uso compensa se for utilizado de modo frequente, sendo indicado para ambientes como supermercados, hospitais e industriais.

 

Por ser mais robusto, este modelo de gerador é mais durável e resistente.

 

O diesel é mais barato que a gasolina, além disso, este modelo de gerador não possui a necessidade de fazer consertos constantes, sendo um ótimo custo benefício para grandes estabelecimentos.

 

Tensão da rede elétrica a ser abastecida pelo gerador

 

Depois de escolher qual o tipo de combustível é indicado para a sua utilização, é necessário verificar o tipo de regulador de tensão, sendo mais conhecido como voltagem.

 

A voltagem do gerador é responsável por estabilizar a energia que chega no ambiente, Além disso, garante que seja constante, deste modo, é permitido a utilização de variados aparelhos elétricos.

 

Também evita que os aparelhos que consomem a carga tenham danos nos eletrônicos.

 

A energia que é produzida sai com bastante oscilação, por este motivo, é fundamental a presença do regulador para ligar os equipamentos.

 

Possuem dois tipos de reguladores de equipamentos, o AVR e o capacitor.

 

AVR – o regulador automático de tensão do seu gerador

 

O AVR, também conhecido como Regulador Automático de Voltagem, é fundamental para o abastecimento de energia nos equipamentos eletrônicos mais “sensíveis”, por exemplo, computador, celular, entre outros.

 

Possui com função regular a energia, tornando - a mais parecida com a consumida no nosso cotidiano.

 

Nível Sonoro – o ruído emitido pelo gerador em funcionamento

 

Como já mencionado anteriormente, os geradores movidos a diesel são os mais barulhos, por este motivo, é prejudicial para aqueles que são expostos diretamente.

 

A exposição direta aos ruídos pode ser danoso, ocasionando a hipertensão, dor de cabeça, danos na audição, irritabilidade, entre outros.

 

Dimensionamento – qual o “tamanho” do meu gerador?

 

O dimensionamento é responsável por elencar todos os equipamentos que utilizarão a nova fonte de energia.

 

Depois de escolher um modelo de gerador, é necessário considerar o consumo de todos os equipamentos eletrônicos.

 

Se desejar saber a informação do consumo de energia de cada aparelho, basta olhar nas etiquetas dos produtos, mas é necessário considerar uma margem de segurança.

 

Como por exemplo, se todos os aparelhos eletrônicos irão consumir em média a somatória de 1900 watts, é recomendado um gerador com a potência de 2500 watts.

 

Gerador Estacionários – grandes, pesados e potentes

 

Os geradores estacionários, também conhecido como standby, são recomendados para estabelecimentos que necessitam de energia 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Estes modelos normalmente são movidos a óleo diesel, também são robustos e seu uso deve ser feito em locais com pouca ou nenhuma inclinação.

 

Geradores Portáteis – pequenos e indicados para pequenas operações

 

Os geradores portáteis são muito utilizados para o fornecimento de energia em caso de blackout e tempestades.

 

Antes de considerar este modelo, é necessário ponderar o tempo de trabalho, mobilidade e tamanho.

 

Painel ATS – chave de transferência automática

 

O ATS é um painel ligado na rede de distribuição de energia e no gerador, este equipamento indica quando a rede de energia para de abastecer a empresa ou residência.

 

Quando ocorre uma interrupção de energia, é automaticamente ligado ao gerador, logo em seguida possui o abastecimento em sua residência ou empresa.

 

Mas mesmo com este equipamento, é necessário um tempo para o motor funcionar e estabilizar a saída de energia, fazendo que por alguns segundos os aparelhos fiquem sem luz.

 

Partida elétrica

 

Ao contrário do painel ATS, a partida elétrica é ligada manualmente. Os geradores estacionários normalmente possuem este recurso.

 

Medidor de combustível

 

Como o próprio nome diz, o medidor de combustível serve para saber quanto de fornecimento tem no seu gerador.

 

Este recurso é importante para quando ocorre uma interrupção de energia por uma longa duração, e para os  períodos de manutenção.

 

Desligamento automático por falta de óleo

 

Quando o óleo fica em níveis mínimos, o gerador é automaticamente desligado. Isto ocorre, para evitar severos danos no motor, como a fundição do motor (o que custa valor altíssimo para conserto).

 

Este recurso é bastante presente nos geradores estacionários, porém depende e um painel inteligente e de um sensor de pressão de óleo acoplado ao bloco do motor, que acionará um alarme de desligamento assim que a pressão estiver baixa.

 

Com estas informações, poderemos te ajudar a escolher o melhor grupo gerador de energia, contando sempre com equipamentos novos que possuem maior eficiência de consumo. Além disso, na AlugaGera você conta com nossa equipe a disposição sete dias por semana, além de frequentes visitas e manutenções preventivas que garantirão que tudo esteja funcionando corretamente.

 
geradores de energia para aluguel