Início » Noticias » Os maiores apagões do mundo

Os maiores apagões do mundo

maiores apagoes mundo

 

A eletricidade é muito importante no nosso cotidiano, visto que a sua utilização proporciona: conforto, segurança, entretenimento, produtividade e a conservação de alimentos.

 

Entretanto, a rede elétrica pode ter alguns imprevistos, como a queda ou oscilação de energia. Esta situação é bastante incômoda e resulta em diversos transtornos, algumas situações provocam danos gigantescos. Você pode saber mais.

 

Veja a seguir quais foram os maiores apagões da história.

 

Argentina

 

O apagão é um “problema” frequente na Argentina. Em 2006, a capital do país ficou 24 horas sem energia elétrica, afetando 228 mil pessoas (por conta de um incêndio em uma subestação). No ano seguinte (2007) a metrópole ficou novamente sem eletricidade (24 horas), prejudicando 168 mil cidadãos.

 

Em 2007 (mais uma vez) a cidade turística Bariloche ficou 16 horas sem eletricidade, afetando ¾ (três-quartos) da população.

 

Venezuela

 

Em 2008 a Venezuela teve um apagão de uma hora, a falta de energia prejudicou a metade do país (incluindo a capital, Caracas). No total foram 13 estados afetados.

 

O blecaute foi acarretado por uma falha no sistema de abastecimento, impactando a linha de transmissão da represa hidrelétrica de Guri (responsável pela distribuição de grande parte da Venezuela).

 

Colômbia

 

Em 2007 a Colômbia ficou 2 horas sem energia. O apagão afetou ¾ (três-quartos) da população, incluindo a capital Bogotá (na época a metrópole tinha 7 milhões de habitantes).

 

O blackout foi causado por uma falha técnica em uma subestação de energia. Este imprevisto resultou uma reação em cadeia, como: dezenas de pessoas presas nos elevadores, as estações de metrô tiveram que ser evacuadas e os semáforos pararam de funcionar.

 

Indonésia

 

Metade da população ficou sem eletricidade na Indonésia em 2005 (cerca de 100 mil pessoas foram prejudicadas). O apagão foi causado por um problema na linha de transmissão em Java. O blecaute durou 7 horas e teve como consequência: cancelamento  de voo, suspensão do transporte público e os serviços em hospitais foram interrompidos.

 

Estados Unidos/ Canadá

 

O primeiro grande apagão ocorreu em 1965 nos Estados Unidos e Canadá, atingindo 30 milhões de pessoas (inclusive em Nova York e Toronto). Este evento durou 14 horas e as autoridades só descobriram a causa depois de 7 dias (falha em uma estação de energia no Canadá).

 

Em 2003, os Estados Unidos e o Canadá ficaram novamente sem energia, desta vez 50 milhões de pessoas foram atingidas (o apagão durou dois dias).

 

As causas demoraram para serem identificadas (mais uma vez), pois os dois países jogavam a culpa um no outro. Finalmente um relatório foi apresentado em 2004, indicando que o blecaute foi motivado por falhas técnicas nos dois países.

 

Itália

 

A Itália e algumas regiões da Suíça ficaram 9 horas sem energia elétrica em 2003, o transtorno teve início durante a madrugada e foi causado por uma forte tempestade que danificou as linhas de transmissão, comprometendo o fornecimento de eletricidade. No total 600 milhões de pessoas foram atingidas.

 

Os apagões que ficaram marcados na história do Brasil

 

1985

 

O primeiro grande apagão no Brasil foi no dia 11 de março de 1985, em sete estados brasileiros (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo).

 

O apagão afetou aproximadamente 12 milhões de pessoas e durou trinta minutos. A interrupção de energia foi causada por uma queda de elo da subestação de São Roque.

 

1999

 

No dia 11 de março de 1999, um apagão afetou 11 estados brasileiros (mais o Paraguai). O motivo do blecaute foi uma falha na subestação de Bauru, em São Paulo.

 

2002

 

Em 2002 foi registrado uma queda de energia no dia 21 de janeiro, atingindo a região centro-sul do país (10 estados ficaram sem eletricidade).

 

O apagão teve a duração de 4 horas, o estado de São Paulo foi o mais atingido, estima-se que 84% dos habitantes foram prejudicados. O blecaute foi causado por conta de um rompimento que liga a usina hidrelétrica de Ilha Solteira à subestação de Araraquara.

 

2009

 

Uma queda de energia foi registrada no dia 10 de novembro de 2009, cerca de 90 milhões de pessoas foram atingidas (90% do território do Paraguai também ficou “na escuridão”).

 

A falta de eletricidade teve como causa uma falha na linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

 

2011

 

No dia 3 de fevereiro de 2011, uma queda de energia atingiu 90% do nordeste (prejudicando 47,7 milhões de pessoas). O apagão durou 24 horas.

 

Somente o estado do Maranhão não foi atingido. O motivo da “escuridão” foi uma falha na subestação Luiz Gonzaga (localizado na divisa de Bahia e Pernambuco).

 

2013

 

Por conta de uma queimada em uma fazenda em Buriti (Piauí), um blecaute foi provocado no dia 28 de agosto de 2013. O apagão atingiu 9 estados do nordeste.

 

2018

 

No dia 21 de março de 2018 um apagão foi registrado, deixando as regiões do norte e nordeste no “escuro”. Os estados mais atingidos foram: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins

 

Cerca de 70 milhões de pessoas foram afetadas. A causa do blecaute foi uma falha na linha de transmissão ligada à usina de Belo Monte (localizada no Pará).

 

2020

 

No dia 3 de novembro de 2020 foi registrado o mais recente (e famoso) apagão. No total, 90% da população de Amapá ficou no “breu”. Dos 16 municípios do estado, 13 tiveram o fornecimento de energia interrompido.

 

Cerca de 765 mil pessoas ficaram sem eletricidade durante 10 dias. O motivo do apagão é que a principal subestação do estado pegou fogo.

 

Podemos observar que as falhas nas subestações são os principais motivos dos apagões. Você pode saber mais sobre o funcionamento desta estrutura.

 

Geradores AlugaGera

 

Conclui-se que a queda de energia é bastante prejudicial, mas este problema pode ser facilmente contornado com a utilização do gerador de energia.

 

O gerador de energia garante o fornecimento ininterrupto de eletricidade, promovendo maior conforto e segurança. A sua aplicação também é vantajosa por não danificar/queimar os aparelhos elétricos.

 

A AlugaGera disponibiliza geradores de 5 a 2500 kVA. Solicite um orçamento conosco!