Início » Noticias » Quanto tempo um gerador pode ficar ligado?

Quanto tempo um gerador pode ficar ligado?

quanto tempo gerador pode ficar ligado

O gerador de energia é utilizado em variados setores, sendo alguns deles escritórios, construções, indústrias, supermercados, entre outros.

 

A sua utilização é muito importante e vantajosa, principalmente em ambientes que não podem ter uma interrupção de energia.

 

Imagine se na hora de uma cirurgia a energia acaba? É uma situação bastante complicada, não é mesmo?

 

Os hospitais não podem ficar suscetíveis à queda ou picos de energia elétrica, por este motivo, é obrigatório o uso de geradores de energia, sendo acionados em casos de ausência de eletricidade, promovendo o funcionamento de equipamentos e centros cirúrgicos.

 

Mas este não é o único ambiente que a utilização do gerador é relevante.

 

Lugares que não possuem o fornecimento de eletricidade também utilizam o gerador de energia, evitando quaisquer prejuízos, por exemplo, construção em uma região sem luz, a obra não poderá ter continuidade, pois não tem como utilizar as ferramentas, obtendo atraso na obra e os funcionários ficarão sem função.

 

Mas não são somente estes lugares que a utilização de geradores de energia é importante.  Veja quais são os lugares que também não podem ficar sem eletricidade:

 

  • Hospitais;
  • Supermercados;
  • Eventos;
  • Hoteis;
  • Industriais de produção.

 

Em razão disso, é muito comum fazer os seguintes questionamentos: Quanto tempo um gerador de energia pode ficar ligado? É possível depender de um?

 

Mas por quanto tempo um gerador pode ficar ligado?

 

O funcionamento do gerador é semelhante à de um veículo, ou seja, é necessário ser constantemente abastecido para continuar funcionando.

 

Em teoria, o gerador pode ser utilizado infinitamente, desde que seja reabastecido, assim como qualquer veículo, somente sendo necessário a reposição do combustível.

 

Na prática, o gerador a diesel somente pode funcionar por algumas horas, e isso na maioria das vezes será 8 horas, vejamos o porquê:

 

A utilização interminável do gerador é apenas uma teoria, pois como qualquer equipamento, é necessário realizar inspeções manuais e visuais, além da manutenção preventiva que ocorre entre 250 e 400 horas. A grande maioria de geradores diesel possuem tanque acoplado, e o abastecimento deve ocorrer com o equipamento desligado e aterrado. Como a maior parte dos tanques são dimensionados para autonomia de 8 horas em operação contínua, muito provavelmente, na teoria, o gerador ficará ligado por 8 horas. Além disso, inspeções diárias como verificação de nível de óleo e nível de água do radiador, assim como possíveis vazamentos devem ser verificados com o motor desligado e principalmente frio.

 

A maior vantagem de ter um gerador é obter energia ininterrupta, evitando alguns imprevistos, principalmente quando tem uma queda de energia em várias regiões, como consequência, a falta de energia pode durar horas.

 

Além de disponibilizar a eletricidade em qualquer momento, o gerador de energia tem um ótimo custo-benefício, pois somente possui gastos com o combustível, não possuindo as taxas mensais na utilização de eletricidade.

 

Com o avanço tecnológico, muitos modelos de geradores permitem que ele seja reabastecido sem precisar ser desligado. Mas para isso, é necessário ter alguns fatores, como o tamanho do tanque, potência e o número de aparelhos que estão sendo alimentados.

 

Um período longo de utilização não é vantajoso economicamente, pois a gasolina é mais cara que as taxas da distribuidora de eletricidade, além disso, é necessário manter um estoque muito grande de combustível.

 

O mais recomendado é manter o gerador abastecido após o seu uso, deixando pronto para a próxima utilização.

 

É muito importante verificar se o tanque está cheio, pois você não quer descobrir que não tem combustível quando for utilizar o gerador.

 

Em resumo, a resposta da questão “Quanto tempo um gerador de energia pode ficar ligado?” É que o gerador pode se manter funcionando o tanto de tempo que durar o combustível e desde que sejam respeitadas as orientações de segurança e inspeção (o que na grande maioria dos manuais não passa de 12 horas).

 

Como explicado no texto “Existe Gerador de Energia Infinita?” A eletricidade não se cria, mas se transforma, ou seja, todos os geradores que utilizamos no nosso cotidiano são nada mais que transformadores de energia.

 

Deste modo, a energia dos geradores e das distribuidoras vem de fontes variadas, por exemplo, a eletricidade da rede elétrica é gerada por hidroelétricas, que transforma a queda de água em energia elétrica.

 

O gerador de energia transforma o combustível químico em eletricidade, sendo resultado da queima deste combustível.

 

Os combustíveis mais comuns são a gasolina e o diesel, na maioria dos casos, o diesel é o mais utilizado.

 

Mas para isso, é necessário que o gerador esteja com o bom funcionamento.

 

A AlugaGera disponibiliza geradores de energia para locação com tecnologia de ponta, fornecendo tecnologia 24 horas por dia.

 

 Solicite um orçamento conosco!