Início » Noticias » 06 Principais Causas de Acidentes Elétricos

06 Principais Causas de Acidentes Elétricos

principais causas acidentes eletricos

 

A eletricidade é primordial para a vida moderna, visto que a maioria dos equipamentos que utilizamos no nosso cotidiano dependem da energia elétrica para funcionar. Apesar de trazer inúmeros benefícios para o nosso dia a dia, é necessário ter alguns cuidados para que não ocorra acidentes elétricos.

 

Os acidentes elétricos podem ser facilmente evitados com ações simples e eficientes de segurança. Por este motivo, iremos abordar as principais causas de acidentes elétricos e suas respectivas medidas preventivas.

 

Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), em 2020 foram registradas 764 mortes devido aos acidentes de origem elétrica, como choques elétricos, incêndios por sobrecarga e descargas atmosféricas.

 

Agora que compreendemos a seriedade do assunto (e a alta taxa de mortalidade). Veja como se prevenir.

 

Uso indevido de aparelhos elétricos

 

O uso indevido de aparelhos elétricos é uma das causas mais comuns de acidentes elétricos, principalmente em residências e ambientes de trabalho.

 

Por exemplo, colocar uma lâmpada com 100 watts em uma luminária de 40 watts pode acabar desencadeando a fusão dos fios do aparelho, aumentando os riscos de ter um choque elétrico ou incêndio.

 

Para evitar acidentes decorrentes do mau uso de aparelhos elétricos, evite utilizar equipamentos/dispositivos eletrônicos que produzam fumaça ou emitem faíscas e choques.

 

Outra medida preventiva é desconectar os aparelhos da tomada antes das chuvas, tempestades e raios (evitando que eles sejam queimados pela sobrecarga de energia) e enquanto estiver molhado e/ou na água.

 

Cabos e Plugues Nus

 

Cabos e plugues nus ocasionam acidentes elétricos fatais. Isso ocorre quando os cabos elétricos não isolados ou soltos ficam em contato com a água, sendo uma combinação mortal.

 

Contudo, esses incidentes são facilmente resolvidos com as medidas preventivas, evitando que ocorram choques, queimaduras e incêndios.

 

Para isso, substitua qualquer cabo que não esteja isolado ou que tenha se soltado do plugue. Jamais tente reparar o apetrecho com fita isolante.

 

Os cabos de extensão (protetores contra surtos e réguas de energia) também devem ser evitados, principalmente quando colocados nos tapetes ou lugares úmidos.

 

Ademais, é de extrema importância que seja utilizado o cabo adequado para cada trabalho, para garantir que a capacidade não exceda às exigências dos dispositivos conectados a ele.

 

Instalações Elétricas

 

Pode não parecer, mas as instalações elétricas ficam velhas e obsoletas, sendo necessário que sejam feitas revisões e manutenções preventivas, principalmente nas instalações antigas e mal-feitas (não planejadas).

 

Além disso, com o avanço da tecnologia, precisamos de mais tomadas para dar conta de todos os eletrônicos que temos em casa.

 

Os acidentes elétricos decorrentes das instalações elétricas são: cabos mal dimensionados, dispositivos de proteção inadequados (causando curto-circuitos e incêndios) e equipamentos sem aterramentos (sujeitos a dar choques).

 

"Gatos"

 

Como já foi mencionado, é de extrema relevância que as instalações elétricas sejam bem planejadas, sendo realizadas por profissionais capacitados. Em vista disso, os gatos (intervenções ilegais) são muito perigosos, tanto para os moradores da casa, quanto para a pessoa que está fazendo a ligação.

 

O motivo disso ocorrer é que muitas vezes são chamadas pessoas desqualificadas e que não utilizam os EPIs (equipamentos de proteção individual) adequados, e também não conhecem os conceitos principais de eletricidade.

 

Materiais de Má Qualidade

 

Antes de realizar qualquer trabalho elétrico, é necessário escolher muito bem os materiais que serão utilizados. Regularmente, os componentes mais baratos acabam prejudicando a qualidade do serviço, fazendo com que os acidentes ocorram a longo prazo.

 

Sobrecarga em Circuitos Elétricos

 

Por fim, é importante destacar que todos os circuitos são projetados para suportar uma certa quantidade de máquinas e equipamentos. Caso esse limite seja ultrapassado, haverá uma sobrecarga (esta é a principal causa de incêndios em residências).

 

Portanto, se houver necessidade de uma maior potência, os circuitos elétricos devem ser revisados.