Início » Noticias » Gerador de Energia Elétrica por Corrente Alternada: o que é e como funciona

Gerador de Energia Elétrica por Corrente Alternada: o que é e como funciona

como funciona gerador energia

Introdução: Gerador de Energia de Corrente Alternada

Um gerador de energia elétrica de corrente alternada é um dispositivo que transforma energia mecânica, adquirida por uma fonte externa, em energia elétrica.

É utilizado principalmente para impedir que casas, fábricas ou estabelecimentos comerciais tenham que paralisar as suas atividades durante quedas do fornecimento de energia.

Usando como exemplo o gerador de energia a diesel, existem em seu interior 3 peças que são essenciais pela geração de eletricidade: o motor, o tanque de combustível e o alternador.

O primeiro (motor) gera a energia mecânica forçando o movimento das cargas elétricas, o segundo (combstível) é quem mantém o motor funcionando, e o terceiro (alternador) produz o campo magnético que induzirá a diferença de tensão e se transformará na corrente elétrica alternada.

Explicaremos cada uma das coisas acima com muito mais detalhes:

  1. Como funciona um gerador de corrente alternada?
  2. Corrente Contínua (CC) x Corrente Alternada (CA)
  3. Gerador de corrente alternada: princípio de funcionamento
  4. Motor
  5. Tanque de combustível
  6. Alternador
  7. Aplicações de Geradores de Corrente Alternada

Mas saiba que a corrente elétrica alternada é essencial na sua vida: a eletricidade que chega na sua casa, no seu trabalho ou pelas ruas que você passa funciona por causa dela.

E os geradores de corrente alternada também influenciam no seu cotidiano, pois são parte fundamental das fábricas e indústrias, aquelas mesmas que produzem tudo aquilo que se tornou essencial na vida de cada um de nós, como alimentos, eletrônicos, veículos e quase tudo que estiver ao seu redor nesse momento. É só dar uma olhadinha!

Se quer desvendar os segredos da geração de energia, preparamos esse artigo para você tirar todas suas dúvidas sobre os princípios do funcionamento de um gerador de eletricidade por corrente alternada. É só continuar a leitura!

gerador corrente alternada

 

Como funciona um gerador de corrente alternada?

O gerador elétrico não “cria” a energia como o nome parece dizer. Na verdade, ele utiliza a energia mecânica, adquirida através do seu motor interno, para fazer as cargas elétricas se movimentarem através do fio de enrolamento da bobina, que funciona como condutor.

Esses fluxos de cargas são a fonte da corrente elétrica alternada responsável por alimentar os equipamentos alimentados pelo gerador.

Tudo isso acontece por causa de Michael Faraday, conhecido por ser o melhor cientista experimental da história. No começo da década de 1830, ele descobriu o princípio da indução eletromagnética.

Basicamente, em um campo magnético, é possível induzir cargas elétricas a se movimentarem por um fio de metal condutor.

Esse fluxo de cargas cria uma diferença na tensão entre as duas pontas do fio, gerando a corrente elétrica que chega na sua casa.

Esse é o princípio, mas atualmente utilizamos 2 tipos de correntes de energia que, quando foram criadas, geraram uma das maiores rivalidades que o mundo científico já viu: Edison x Tesla.

 

Corrente Contínua (CC) x Corrente Alternada (CA)

A corrente contínua (CC) foi patenteada por Thomas Edison. Você já ouviu falar dele, certo? É o inventor da lâmpada de luz. Já a corrente alternada (CA) quem patenteou foi Nikola Tesla, apenas um dos maiores responsáveis pela existência de toda a tecnologia ao nosso redor nos tempos atuais.

Quando aprendemos sobre eletricidade na escola, quase sempre os professores começam pela corrente contínua. É muito mais fácil compreender seu funcionamento, principalmente pelo conceito dos polos positivos e negativos, e o fato das cargas elétricas seguirem uma única direção no circuito.

Já a corrente alternada entra em jogo por causa de uma variável que determinou que seria possível levar a eletricidade a qualquer lugar: o tempo. Enquanto na contínua a permanência do sentido determina que a corrente será constante, não importando a sua duração, na alternada ocorre a variação no tempo devido a corrente ser constituída de fases.

 

o que é gerador de energia

 

Gerador de corrente alternada: princípio de funcionamento

No interior da carenagem – também conhecida como canópia - de um gerador elétrico por corrente alternada, existem 3 peças essenciais na produção da eletricidade ao nosso redor: Motor, Tanque e Alternador.

Motor

O motor é a fonte da energia mecânica de entrada. Quanto maior o tamanho do motor, maior a potência máxima que o gerador poderá atingir, cuja unidade de medida é o kVA (quilovolt ampere). Ao lado do tamanho, o tipo de combustível usado é tem igual0 importância na hora de escolher qual gerador alugar.

 Enquanto motores de geradores de pequeno porte normalmente operam com gasolina, motores de geradores elétricos maiores – os chamados geradores industriais ou grupo geradores - funcionam principalmente tendo o diesel como combustível. Mas existem outros tipos de motores, menos usados no contexto industrial, se alimentam de propano líquido ou gás natural.

Tanque de combustível

O tanque de combustível normalmente tem capacidade suficiente para manter o gerador operando, em média, por 6 a 8 horas seguidas. No caso de pequenas unidades geradoras, o tanque faz parte da base que sustenta o gerador. Já nos casos de aplicações comerciais, os grandes geradores têm uma base rígida que serve como suporte para todas as peças internas, inclusive o tanque de combustível independente.
 

Alternador

O alternador é a peça do gerador que produz a corrente elétrica a partir da energia mecânica produzida pelo motor. Os componentes internos trabalham juntos para criar o movimento relativo entre o campo magnético e as cargas elétricas, cujo processo gera a eletricidade. Eles são:

  1. Estator: Este é o componente fixo. Ele contém um conjunto de condutores elétricos feitos de cobre, enrolados em bobinas sobre um núcleo de ferro.
  2. Rotor: É o componente móvel que produz o campo magnético rotativo por uma das 2 maneiras abaixo, dependendo do tamanho do gerador:
    1. Por indução - São conhecidos como alternadores sem escova e, na maioria das vezes, são usados ​​em grandes geradores
    2. Por ímãs permanentes – Peças comuns em pequenas unidades de alternador para geradores caseiros.

A ação no interior do alternador acontece assim: o rotor gera um campo magnético que é rotacionado ao redor do estator, o que induz uma diferença de tensão entre os enrolamentos da bobina. Isso produz a saída de corrente alternada (CA) do gerador.

Aplicações de Geradores de Corrente Alternada

Você provavelmente já se deparou com um gerador elétrico em estabelecimentos comerciais ou fábricas. Atualmente, geradores de energia se tornaram um padrão dentro do planejamento dos setores industriais e de serviços. Já se consolidaram como a forma mais confiável e segura de prevenção a quedas de energia elétrica, mas não são apenas isso.

Imagine a seguinte situação: uma manutenção da rede de eletricidade força toda a região em que seu estabelecimento se localiza a paralisar pela falta de luz. Todos as empresas concorrentes não funcionarão, apenas a sua.

Transferir essa confiança que os geradores de energia te proporcionam para seus clientes impulsionará a imagem do seu negócio como poucas coisas são capazes de fazer.

E entre as empresas de aluguel de geradores de energia, advinha quem é a mais confiável? É justamente a AlugaGera. Você dúvida? Então saiba não fazemos promessas, nós criamos certezas.

Conheça a AlugaGera e saiba o quanto a sua empresa pode ganhar tendo a segurança e confiabilidade que nós vamos te proporcionar.