Início » Noticias » Construção civil e energia temporária: um casamento que sempre dá certo!

Construção civil e energia temporária: um casamento que sempre dá certo!

gerador energia obra construção casamento

Todo empreendimento de engenharia civil precisa de energia elétrica para sair do papel.

Um suprimento regular e seguro de eletricidade é fundamental para alimentar o maquinário pesado, os equipamentos de grande porte, e também as instalações comuns, como escritórios, vestiários, almoxarifados, alojamentos e refeitórios. Ademais, energia é necessária para proporcionar a correta iluminação de todo o local onde está sendo realizada a obra, o que garante, além da continuidade do projeto, a segurança dos trabalhadores e de todas as pessoas ali presentes.

Em um canteiro de obras, normalmente não há energia elétrica por parte das concessionárias no início.

As instalações ainda estão sendo implantadas e ficarão prontas juntamente com o restante da edificação. Torna-se indispensável o uso de uma fonte de energia temporária e, na construção civil, essa fonte é, na grande maioria das vezes, um gerador (ou um conjunto de geradores) especialmente selecionado para as necessidades do projeto. Cada empreendimento em engenharia civil é único e cada projeto demanda uma solução energética personalizada, especialmente especificada para atender às necessidades daquele trabalho.

Alguns requisitos devem ser observados na hora de selecionar um grupo gerador de eletricidade para um canteiro de obras.

Um fornecimento energético irregular, por exemplo, pode causar graves panes nos aparelhos e consequentes atrasos nos prazos de entrega, gerando enormes prejuízos para todos os interessados na obra, primacialmente para a empreiteira. Uma distribuição regular deve ser garantida em todas as etapas do empreendimento.

 

Saiba mais: "Geradores de energia mais técnológicos e eficientes do mercado brasileiro".

 

Em uma obra, também é preciso respeitar as normas de segurança do trabalho vigentes.

Uma norma que deve ser amplamente considerada é a que define os níveis de ruído aceitáveis. Como já citado aqui no blog, a emissão sonora dos geradores atuais tende a ser baixa, porém, quando trabalhando em conjunto com outros equipamentos ou dependendo de onde a obra estiver sendo realizada, os níveis de ruído podem ultrapassar os permitidos, sendo necessária a medição desses dados para devido controle.

O ruído emitido pelos geradores para locação da AlugaGera é baixíssimo, já que toda sua frota de geradores de energia é silenciada por meio do acondicionamento em carenagem com tratamento acústico. Isso possibilita a operação desses geradores com conforto sonoro inclusive em zonas residenciais.

Além disso, os geradores devem ser posicionados em áreas externas e distantes das instalações comuns. O risco de intoxicação por monóxido de carbono deve ser eliminado, já que os geradores produzem energia a partir da queima de combustíveis fósseis, que podem ser óleo diesel ou gasolina. O monóxido de carbono nunca deve ser confinado e inalado pelos trabalhadores, tendo em vista que a intoxicação por esse gás pode causar morte por asfixia.

Saiba mais: "Geradores de energia para obra - Construção Civil".

É de suma importância que a especificação e a operação desses geradores seja feita por profissionais competentes e especializados.

A AlugaGera detém a frota mais nova e mais moderna de grupos moto geradores de energia elétrica diesel para locação do mercado nacional. A empresa disponibiliza exclusivamente equipamentos de última geração, que maximizam a geração de energia ao menor custo e com máxima segurança. Se você procura uma solução em energia temporária para construção civil, não deixe de consultar a AlugaGera.