Início » Noticias » Geradores de Energia Mais Tecnológicos e Eficientes no Mercado Brasileiro

Geradores de Energia Mais Tecnológicos e Eficientes no Mercado Brasileiro

A tecnologia que rege o funcionamento de um gerador de energia elétrica é relativamente simples e fácil de ser entendida. De forma sintética, um gerador é um equipamento capaz de fornecer energia elétrica a partir da queima de combustíveis fósseis como o óleo diesel ou a gasolina.

Um gerador é composto por um alternador, um tanque de combustível e um motor de combustão interna. O motor é o item responsável pelo acionamento do sistema: ele transforma a energia proveniente da queima do combustível em energia mecânica, movimentando (girando) um eixo central. Um alternador, então, transforma a energia mecânica do giro desse eixo em eletricidade. 

geradores energia alta tecnologia

Assim como na indústria automobilística, a eficiência dos motores dos geradores de energia apesentou um grande salto nas últimas décadas. Motores mais eficientes consomem menos combustível na execução de um mesmo trabalho, o que resulta na economia de recursos por parte de quem os utiliza. 

Nesse post, vamos falar um pouco mais sobre a evolução tecnológica dos geradores empregados no Brasil nos últimos anos, não deixe de conferir!

1.    As limitações dos primeiros geradores de energia utilizados no Brasil

O uso de geradores como fontes de energia temporária começou no Brasil em meados da década de 1970, quando o país realizou altos investimentos em infraestrutura. Esses primeiros geradores apresentavam eficiência muito baixa: eram robustos, movidos a diesel, apresentavam alto consumo de combustível e emitiam grandes quantidades de gases poluentes na atmosfera.

Como naquela época os empresários não se preocupavam como se preocupam hoje com questões relativas à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade, geradores ineficientes como os acima descritos foram empregados por bastante tempo e em larga escala.

Saiba mais: "Geradores para a Indústria - A produção não pode parar!"

2.    Os benefícios gerados pelo uso de geradores de energia mais modernos e eficientes

No final da década de 1990 e no início dos anos 2000, o desenvolvimento de uma consciência ambiental por parte da sociedade obrigou os fornecedores de energia temporária a investirem no desenvolvimento de geradores mais eficientes e que tivessem menor impacto sobre os recursos naturais. 

Surgiram, então, geradores mais compactos, mais leves, capazes de gerar a mesma quantidade de energia consumindo menos combustível e liberando menor quantidade de poluentes na atmosfera terrestre quando comparados com os equipamentos robustos empregados anteriormente. 

Esses novos equipamentos geraram maior eficiência em toda a cadeia produtiva, e passaram a ser utilizados em novas etapas do processo produtivo. Atualmente, o mercado conta com geradores de energia elétrica mais competitivos e mais alinhados às demandas de eficiência energética do setor industrial.

Saiba mais: "Energia Elétrica - O que é, seus efeitos e forma de produção"

A otimização da produção energética proveniente de geradores pode ser responsável por enorme economia de recursos em uma empresa, representando para ela um excelente diferencial competitivo em relação às suas concorrentes de mercado. 

Como a compra desses equipamentos depende de um investimento extremamente alto, o aluguel de geradores é a melhor opção para as empresas que buscam esse diferencial. A locação faz com que a empresa contratante conte sempre com equipamentos modernos e devidamente calibrados. A manutenção e a mão de obra necessárias para a correta operação dos geradores fica toda sob responsabilidade da empresa locadora contratada.

A AlugaGera é a empresa nacional detentora da frota mais nova de grupos moto geradores de energia elétrica movidos a diesel para locação. Ela disponibiliza exclusivamente equipamentos de última geração, que maximizam a geração de energia ao menor custo com óleo diesel. Se a sua empresa está buscando uma melhoria na eficiência energética, não deixe de acessar o site da AlugaGera e fazer seu orçamento.