Início » Noticias » Motor Trifásico: Funcionamento, Vantagens e Mais

Motor Trifásico: Funcionamento, Vantagens e Mais

motores trifasicos

Motores Trifásicos são um tipo de motor por indução e neste artigo queremos te contar como eles funcionam.

 

Funcionamento do Motor Trifásico

  • O motor de indução é um motor que funciona a partir de dois campos magnéticos. 
  • O motor trifásico é considerado simples, sendo composto, basicamente, por um rotor (parte móvel) e um estator (parte fixa).
  • Ambas as partes funcionam de forma simultânea, além de terem espaço entre as duas estruturas, que acaba recebendo o nome de entreferro.

 

Rotor e Estator do Motor Trifásico

  • O rotor e o estator são compostos por finas chapas de aço magnético em forma de anel, tratadas de forma a reduzir perdas do campo magnético. 
  • O estator mantém fixo à carcaça do motor e tem a função de conduzir energia, transformando ela em fonte de energia elétrica. 
  • Já com relação ao rotor, ele gira em torno de seu próprio eixo, produzindo movimento de rotação e energia. As estruturas do rotor e do estator são montadas a partir de um eixo comum, por onde passa um enrolamento trifásico que permite a passagem do fluxo magnético.
  • Assim, três circuitos simétricos interligados são formados, adquirindo a forma de uma estrela ou triângulo.

 

Tipos de Motores Trifásicos

Existem os seguintes tipos de motores trifásicos:

  • Assíncronos - Fabricados em diferentes potências e velocidades. Atendem às tensões padronizadas da rede elétrica: 220V, 380V, 440V ou 760V. Altamente usado em indústrias;

  • Síncronos -. São máquinas que transformam a energia elétrica em energia mecânica para a movimentação de máquinas ou motores.

Motores Trifásicos ou Motores Monofásicos?

Os motores trifásicos são altamente eficientes quando comparados aos motores monofásicos. Isso porque não precisam de auxílio na partida, oferecendo melhores condições de operação.

Além disso, os motores trifásicos são menores, até mesmo os de mesma potência dos monofásicos. Os retificadores trifásicos apresentam menores ondulações na tensão retificada, ou seja, a tensão de ripple é menor (ripple). 

Aliás, o motor trifásico é a forma mais eficiente de distribuir energia elétrica a longas distâncias e permite que grandes equipamentos industriais operem com mais eficiência.

 

Saiba as principais diferenças entre sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos 

 

Listamos as principais vantagens dos motores trifásicos para você conhecer:

  • Necessita de uma quantidade menor de cobre ou alumínio para entregar a mesma potência que um sistema monofásico entregaria;
  • Produzem um torque constante e por isso são menos sujeitos à vibrações; 
  • A potência total em um sistema trifásico nunca é nula.

Geradores e motores trifásicos

Ao contrário dos equipamentos domésticos que usam a tensão monofásica, a maioria dos geradores de energia usam a tensão trifásica para o seu funcionamento adequado.

Assim, conseguem oferecer ótimas condições para o fornecimento de energia ininterrupta.

 

Características dos geradores trifásicos

O gerador trifásico é alimentado por três etapas, ou seja, três fios de energia que ficam na parte superior.

O fornecimento é feito a partir de outros fios: neutro, fase A, fase B e fase V. Trata-se de uma nomenclatura universal que facilita a identificação no momento da manutenção. 

E a energia trifásica de um gerador tem três ondas monofásicas que trabalham em conjunto.

 

Aluguel de Gerador de energia trifásico

AlugaGera é uma empresa Locadora de Geradores de Energia Referência no Mercado. Atendemos todo tipo de locação para os setores da indústria e construção, disponibilizando equipamentos com qualidade e tecnologia de ponta para otimizar a geração de energia ao mesmo tempo do menor consumo.

Além de grupos geradores trifásicos, disponibilizamos para aluguel painéis QTA automático e QTM painel manual, além de cabeamento, tanques, bacias de contenção, painéis de distribuição, entre outros acessórios utilizados nas operações com necessidade de energia complementar ou suplementar.

Entre em contato e saiba como alugar agora mesmo os melhores geradores de energia!