Início » Noticias » Sistemas Monofásicos, Bifásicos e Trifásicos - O que são?

Sistemas Monofásicos, Bifásicos e Trifásicos - O que são?

 

Você certamente já ouviu falar de "energia" monofásica, bifásica e trifásica. Você sabe o que eles significam?
O fornecimento de energia feito por sua concessionária local pode ser realizado em qualquer um destes três sistemas de transmissão. Por isso, quando você se muda para um novo imóvel e contrata o fornecimento, é comum que a distribuidora questione qual a sua demanda, para avaliar o melhor sistema a ser utilizado.
Na rua de sua casa/empresa certamente existem transformadores nos postes. São eles os responsáveis por definir e entregar a energia no sistema correto.
 

Sistema Monofásico

Neste sistema, a rede de energia é construída com a utilização de dois fios (uma fase e um neutro) e a tensão máxima é de 127V ou 220V (pode variar de acordo com a concessionária).
Geralmente é instalado em apartamentos e residências em que a soma das potências dos equipamentos elétricos é menor que 8000W.
 
 

Sistema Bifásico

Já no sistema bifásico, a rede é composta por três cabos (dois fase e um neutro). A capacidade da tensão pode ser de 127/220V ou 220/380V (pode variar de acordo com a concessionária).
Este sistema geralmente é utilizado em zonas rurais ou em residências que possuem equipamentos que necessitam de rede bifásica (como um ar condicionado, por exemplo).
 
 

Sistema Trifásico

O sistema trifásico é o mais comum, composto por quatro cabos (três fases e um neutro) e a capacidade da tensão pode ser de 220/380V ou 380/480V (pode variar de acordo com a concessionária).
 
Geralmente é instalado em comércios, fábricas, indústrias e residência cuja soma das potências dos equipamentos elétricos é maior que 8000W.
 
A energia trifásica é a mais fácil para ser fornecida em longas distâncias (usa menor quantidade de cobre e alumínio que um sistema monofásico) e permite que grandes equipamentos trabalhem com mais eficiência.
 
 

Locação de Geradores de Energia

A AlugaGera possui uma das maiores frotas de geradores de energia do Brasil. Fazemos locação de grupos geradores de energia de 30 à 2.500 kVA, para curtos e longos períodos. Consulte nossa equipe comercial para saber mais.