Início » Noticias » O Que é Carga Resistiva, Indutiva e Capacitiva?

O Que é Carga Resistiva, Indutiva e Capacitiva?

carga resistiva indutiva capacitiva

A rede elétrica tem três tipos de cargas. Elas são classificadas como: resistiva, indutiva e capacitiva. Cada uma delas apresenta características específicas.

 

Essa catalogação está diretamente relacionada ao fator potência, que possui como princípio distinguir se a eletricidade obtida é satisfatória ou não para atender as demandas do dia a dia, por exemplo, empresa, residência, indústria, comércio, entre outros.

 

As cargas elétricas (resistivas, indutivas e capacitivas) são importantes para compreender o funcionamento de máquinas e aparelhos eletrônicos. Nesta matéria, iremos explicar quais são as suas definições/diferenças e aplicações.

 

O que é carga resistiva

 

A resistência é um mecanismo que converte a energia elétrica para a geração de calor (por exemplo, chuveiro).

 

Deste modo, a carga resistiva é considerada a mais comum dentro de um sistema elétrico, uma vez que todo equipamento, conta com uma resistência interna em seus circuitos eletrônicos.

 

As cargas resistivas são usualmente utilizadas em chuveiros, lâmpadas incandescentes e ferros de passar roupa.

 

Quando falamos em carga resistivas não podemos esquecer do "banco de carga resistiva", que é um sistema que se conecta a um geradores de energia ou a um "banco de baterias" e tem por finalidade testar o seu funcionamento tanto do gerador como das baterias.

 

Ele pode atuar de duas maneiras: corrente constante ou alternada. Além disso, a carga resistiva é capaz de agir em diversos níveis de tensão (sem que a energia seja modificada).

 

Em outros termos, ligar a carga resistiva ao sistema significa que a corrente e a tensão mudarão de polaridade de ciclo (simultaneamente), criando um fator de energia único, no qual a potência flui numa mesma direção por meio da série em cada fase.

 

O que é carga indutiva?

 

As cargas indutivas são geralmente utilizadas em transformadores e motores. A sua performance consiste na criação de campos magnéticos através das bobinas presentes nos equipamentos que estão conectados a ela, produzindo energia reativa com ondas de correntes atrasadas em relação à tensão.

 

Simplificando, a corrente que atravessa impulsiona um campo magnético no indutor, e a potência fabricada é acumulada.

 

Uma carga indutiva (por exemplo, motor elétrico), possui um atraso da corrente em relação à tensão. Essa particularidade faz com que parte da energia seja “devolvida” pela fiação elétrica (potência reativa). Apesar de não ser utilizada para produzir uma ação (no caso girar o eixo do motor), deve ser considerada para dimensionar a bitola do condutor e demais partes da infraestrutura elétrica.

 

O que é carga capacitiva?

 

As cargas capacitivas são utilizadas em computadores, banco de capacitores e lâmpadas fluorescentes. Elas criam campos elétricos por meio dos condensadores existentes nestas cargas. Por isso, provoca atraso na tensão e também possui fator de potência zero.

 

De modo simples, o coeficiente de energia deriva da capacidade entre a força usada em um equipamento e a força que sugere a suficiência da intensidade em questão.

 

Princípio de potência: qual é a sua importância?

 

Entender o fator de potência é importante para que o usuário tenha maior segurança e economia no ambiente, impedindo que máquinas, ferramentas, eletrodomésticos e outros equipamentos queimem e/ou apresentem falhas.

 

O fator de potência está diretamente relacionado ao dimensionamento de carga resistiva, indutiva e capacitiva.

 

A potência ativa é a potência que irá realizar algum tipo de trabalho como o movimento, luz ou calor.

 

Já a potência reativa é a potência responsável por criar e manter o funcionamento dos equipamentos (através dos campos magnéticos).

 

Fator de potência: quais são as suas funções

 

O Fator de Potência (FB) é uma relação entre a potência ativa/reativa e indica a condição do consumo e a saúde dos dispositivos conectados.

 

Logo, de uma forma resumida, o fator de potência é uma medida que aponta se a grande parte da energia elétrica consumida está de fato sendo convertida em trabalho útil.

 

Caso o fator de potência esteja baixo significa que está ocorrendo um desperdício no sistema. Esse contexto pode provocar o aquecimento dos condutores, quedas de tensão e sobrecarga no sistema elétrico.

 

Como calcular o fator de potência?

 

Como já foi mencionado, o fator de potência indica a eficiência do uso de eletricidade que é fornecido pela concessionária de energia. Veja a seguir como é feito o cálculo:

calculo cargas

Geradores de energia AlugaGera

 

É importante conhecer o que é carga indutiva, resistiva, capacitiva e o fator de potência, uma vez que esses elementos garantem a saúde do sistema elétrico.

 

A utilização de gerador de energia também evita que o fornecimento de eletricidade sofra alteração e/ou danifique os aparelhos elétricos.

 

A AlugaGera é referência no mercado de locação de geradores de energia. Disponibilizamos uma grande variedade de potência, alternando entre 5 a 2500 kVA.

 

Solicite um orçamento conosco!