Início » Noticias » 11 Fontes de Energia: Resumo

11 Fontes de Energia: Resumo

11 fontes de energia

A eletricidade está presente em inúmeros atos cotidianos da sociedade moderna, proporcionando conforto, segurança, comodidade, entretenimento e produtividade. Por esse motivo, é muito difícil imaginar como seria a vida sem energia elétrica.

 

A eletricidade é fornecida/criada através de alguns recursos naturais usados pelos seres humanos, sendo classificados como renováveis (que são naturalmente reabastecidos) e não renováveis (aqueles que se esgotam ao longo do tempo).

 

Por essa razão, é muito importante conhecer os 11 diferentes tipos de energia para que o seu uso seja moderado e consciente, diminuindo os impactos ambientais e evitando gastos desnecessários.

 

1. Energia Eólica

 

A energia eólica transforma a energia cinética do vento em energia útil (eletricidade). Esse tipo de fonte é classificado como recurso renovável, ou seja, inesgotável.

 

Basicamente, a energia eólica pode ser comparada com cataventos gigantes: as turbinas captam a energia do vento para a conversão em eletricidade.

 

Os recursos necessários para a implantação de uma usina eólica são caros, entretanto, os impactos ambientais são baixos. O Brasil é muito favorecido pois possui em regiões especificas do território locais em que a existênica dos ventos oscila apenas 5% para mais ou menos, tornando as usinas eólicas compostas por aerogeradores uma ótima fonte de energia renovável.

 

 

2. Energia Solar

 

Como o próprio nome já sugere, a energia solar é obtida diretamente pela radiação do sol, seja pelo calor ou pela luz. Para a produção de energia solar são usados dois tipos de tecnologias: fotovoltaica e térmica. 

 

A fotovoltaica é produzida através da conversão direta da luz solar em eletricidade (através de células fotovoltaicas, também conhecidos como painéis ou placas fotovoltaicas). Ocorre uma reação química dentro das placas que gera a eletricidade.

 

Já a térmica usa o calor do sol para aquecer outro meio, utilizando placas solares e/ou tubos a vácuo para captar e transferir o calor para um meio líquido, por exemplo, a água. Água aquecida também pode vir a gerar pressão e girar turbinas gerando eleticidade.

 

Os custos da implantação dos equipamentos são bastante elevados, contudo, esse tipo de energia sustentável (e renovável) possui baixo impacto ambiental.

 

3. Energia Hidráulica (Águas)

 

A energia hidráulica (ou energia hídrica) utiliza a força das águas para gerar eletricidade (através de turbinas). Essa é a principal forma de energia usada no Brasil. Basicamente a água dos rios é canalizada de forma que sua força movimente turbinas que geram eletricidade.

 

É importante destacar que no Brasil mais de 90% da energia elétrica produzida são fornecidas pelas usinas hidrelétricas, visto que o país possui uma grande quantidade de rios caudalosos. Entretanto, nem todos os países possuem a geografia necessária para se aproveitar esta modalidade.

 

A energia hidrelétrica apresenta a melhor relação custo-benefício, mas esse tipo de fonte de eletricidade possui um grande impacto ambiental nas áreas de implantação, por esse motivo, é necessário vários estudos para a construção de uma usina.

 

4. Biomassa

 

Biomassa é o termo utilizado para definir toda matéria orgânica não fóssil (de origem animal ou vegetal) usada na produção de eletricidade.

 

Além disso, a massa orgânica pode ser transformada em outras formas de energia, sendo classificadas como: sólidas (carvão vegetal, briquetes), líquidas (etanol, biodiesel) e gasosas (biogás).

 

O seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: os materiais são queimados e usados como combustíveis para alimentar turbinas ou geradores de combustão interna.

 

Esse tipo de eletricidade é considerado uma fonte de energia renovável, pois o dióxido de carbono produzido durante a combustão dos insumos é reaproveitado pela própria natureza durante a fotossíntese.

 

O custo de implantação da biomassa é bastante elevado, deste modo, é usado em pequena escala. No Brasil o bagaço da cana de açúcar é muito utilizado.

 

5. Gás Natural

 

Gás natural é um combustível fóssil, amplamente utilizado no Brasil. Basicamente a geração de energia ocorre quando o gás é queimado para produzir vapor que irá movimentar turbinas e finalmente gerar energia elétrica.

 

Os combustíveis fósseis podem ser definidos como um grupo de recursos naturais disponíveis na natureza, utilizados para a produção de energia por meio da sua combustão. Esse tipo de eletricidade pode ser usado em veículos de qualquer porte e estações termelétricas.

 

Atualmente, dentro os combustíveis fósseis existentes, o gas natural é o menos poluente. Os combustíveis fósseis são apontados como um dos principais poluentes na vida moderna, por esse motivo, existe uma preocupação em utilizar mecanismos de redução de gases emitidos pela queima do carbono, por exemplo, oxicatalisador.

 

6. Petróleo

 

Ao longo de milhares de anos, a decomposição de material orgânico no fundo dos oceanos deu origem ao petróleo. É um combustível fóssil extremamente utilizado no mundo todo, porém por não ser uma fonta renovável e ser um dos mais poluentes dos combustíveis fósseis, a utilização do petróleo como fonte de energia declina ao longo dos anos.

 

No Brasil o petróleo refinado, precisamente o óleo diesel, é utilizado como fonte de energia alternativa à hidráulica, por ter um custo extremamente mais elevado. Basicamente, para a geração de eneriga elétrica pelo petróleo, o óleo diesel alimenta motores que por sua vez movimentam alternadores que vão gerar a energia elétrica.

 

 

7. Energia Nuclear

 

A energia nuclear (ou energia atômica) é produzida nas usinas termonucleares, utilizando como combustível alguns elementos radioativos, por exemplo, com a fissão urânio. Semelhante à geração de energia do gás natural, a fissão do urânio gera calor, que por sua vez cria vapor que pressurizado vai correr tubulações e mover turbinas que gerarão a energia elétrica.  

 

Esse tipo de eletricidade apresenta um alto rendimento, por esse motivo, diversos países utilizam a energia nuclear como opção energética.

 

Além disso, a energia nuclear é menos poluente que os combustíveis fósseis, porém, é necessário ter muita preocupação com os eventuais acidentes causados pelo uso da tecnologia.

 

8. Carvão

 

O carvão, combustível fóssil, possui diferentes classificações que variarão de acordo com a quantidade de carbono presente. O carvão betuminoso (75 a 85% de carbono) é o mais utilizado como fonte de energia.

 

O carvão assim como o gás natural também serve para aquecer a água, transformá-la em vapor e utilizá-la de forma pressurizada para movimentação de turbinas para a geração de eletricidade.

 

Por ser mundialmente ainda muito utilizado, e conter um alto nível de poluição, sempre surgem avanços tecnológicos para minimizar e remover as impurezes geradas pela queima do carvão na geração de energia.
 

9. Biogás

 

Resultado da decomposição por microorganismos de dejetos rurais, industriais e de lixões urbanos, o biogás também é utilizado como fonte de energia. A decomposição dos resíduos ocorre dentro do biodigerstor anaeróbico, que canaliza o gás que posteriormente será queimado e pressurizará o vapor para movimentação de turbinas ou motores, gerador por fim a eletricidade.

 

10. Geotérmica

 

A energia geotermal utiliza o calor oriundo do interior do planeta para a movimentação de turbinas por meio de vapor aquecido. Não são encontrados no Brasil e são mais visdtos em locais com gêiseres. Por depender de inúmeros fatores como pressão e quantidade de água existente, cada local de geração de energia geotermal possuirá características específicas, como por exemplo a escavação ou não de dutos, injeção ou não de água, etc.

 

11. Marítima

 

A eletricidade pela força das marés é uma fonte de energia limpa, renovável porém de pouca utilização até os dias de hoje pelo fato de as condições economicamente ideais serem restritas a poucos pontos do planeta. Aproveita-se além do movimento das marés a diferença entre a maré alta e baixa. Para a geraçao de energia, a água é canalizada de forma a criar uma estrutura semelhante a uma hidrelétrica, e o movimento da alta e baixa maré que dará o movimento para a geração de eletricidade.

 

Geradores de Energia Diesel AlugaGera

 

O gerador de energia possui como finalidade o fornecimento ininterrupto de eletricidade, o seu uso apresenta uma série de benefícios, sendo eles: alto desempenho, economia e flexibilidade (operação contínua ou alternada).

 

A AlugaGera é uma referência no mercado de locação de geradores de energia, possuímos uma grande variedade de potência.

 

Conheça os nossos produtos e solicite um orçamento conosco!