Início » Noticias » 09 Problemas Mais Comuns na Rede Elétrica e Como nos Afetam

09 Problemas Mais Comuns na Rede Elétrica e Como nos Afetam

problemas energia eletrica

A concessionária de energia elétrica é responsável por fornecer eletricidade para os mais diversos segmentos (residências, empresas, comércios, indústrias, entre outros), garantindo o pleno funcionamento das atividades rotineiras.

 

Contudo, o fornecimento de eletricidade pode ter algumas eventualidades, acarretando uma série de prejuízos (financeiros). Com base nisso, selecionamos 9 problemas na rede elétrica que podem afetar seus equipamentos eletrônicos.

 

1. Oscilação de energia

 

O que é: baixa tensão a curto prazo.

 

Causa: existem várias razões para a ocorrência deste erro, dentre alguns podemos destacar: partida de grandes cargas, mudança de rede, problemas na concessionária, falha de equipamentos na rede, descargas elétricas e energia insuficiente para a demanda.

 

Efeito causado: a oscilação de energia pode provocar acidentes. Além disso, as quedas abruptas danificam o hardware.

 

2. Falha de Energia

 

O que é: perda total da energia útil (conhecido também como apagão).

 

Causas de quedas de energia: a perda de eletricidade pode ser ocasionada por uma série de fatores, como relâmpagos, queda de postes/árvores, ventos fortes, surtos elétricos, gatos e rompimentos de cabos. 

 

Efeito causado: a queda de energia provoca a perda total de trabalho que não foi armazenado no computador/notebook ou no disco rígido.

 

3. Pico de Tensão ou Surto de Energia

 

O que é: alta tensão a curto-prazo acima de 110% do valor nominal.

 

Causa: o aumento de tensão pode ser motivado por um relâmpago (enviando tensão de linha para níveis superiores a 6.000 volts). Outro fator é a empresa de energia elétrica, quando esta retorna com o fornecimento após uma interrupção de eletricidade.

 

Efeito causado: um surto de curta duração quase sempre resulta em perda de dados ou danos ao hardware.

 

4. Subtensão

 

O que é: tensão de linha reduzida por períodos prolongados (minutos ou até mesmo dias).

 

Causa: a redução intencional é provocada para economizar energia durante os períodos de pico de demanda (que exceda a capacidade de abastecimento). Resumidamente, as subtensões ocorrem pelas exigências de energia na inicialização de equipamentos elétricos, como máquinas, elevadores, motores, ar condicionado, entre outros.

 

Estes aparelhos, ao serem ligados, consomem grande quantidade de energia, provocando a queda de tensão. Normalmente, a subtensão ocorre durante o verão, período do ano em que o consumo do ar condicionado (e de outros equipamentos) está em seu ápice. 

 

Efeito causado: a queda de tensão pode drenar a energia que um computador necessita para funcionar, causando diversos problemas, por exemplo, congelamento do sistema, perda de dados e arquivos corrompidos. 

 

5. Tensão Excessiva ou Sobretensão

 

O que é: tensão aumentada por períodos prolongados (minutos ou dias).

 

Causa: o sobrecarregamento é provocado pela rápida redução de cargas de energia, mudança de rede ou desligamento de “equipamentos pesados”. A consequência disso é o aumento de tensão nos aparelhos conectados à rede elétrica.

 

Efeito causado: este sobrecarregamento danifica potencialmente o hardware.

 

6. Ruído

 

O que é: conhecido também como interferência eletromagnética, o ruído é a quebra na suavidade da onda senoidal da energia fornecida pela rede elétrica.

 

Causa: o ruído é provocado por qualquer interferência eletromagnética e/ou frequência de rádio, sendo causado por diversos fatores, como raios, motores e equipamentos industriais, transmissores.

 

Efeito causado: este problema pode produzir diversos erros em arquivos de dados e programas executáveis.

 

7. Variação de Frequência

 

O que é: variação na estabilidade de frequência.

 

Causa: os equipamentos eletrônicos para que possam funcionar de maneira adequada dependem de uma tensão e frequência constantes (poucas variações em seus valores). A instabilidade pode ter vários motivos, dentre alguns: aumento de consumo, distância e resistência dos cabos, fazendo com que a tensão caia progressivamente a partir da fonte geradora.

 

Efeito causado: a variação pode causar: operação irregular, perda de dados, falhas no sistema e danos ao equipamento.

 

8. Transiente de Comutação

 

O que é: os transientes de comutação ocorrem nos sistemas de energia toda vez que ocorre uma mudança brusca no circuito.

 

Causa: normalmente, é atribuído pela combinação de dois fatores: a energia mecânica armazenada na máquina rotativa e a energia elétrica armazenada na carga indutiva.

https://alugagera.com.br/noticias/carga-resistiva-indutiva-capacitiva

 

Efeito causado: os transientes são um dos maiores causadores da queima de equipamentos eletrônicos.

https://alugagera.com.br/noticias/energia-eletrica-queima-aparelhos

 

9. Distorção Harmônica

 

O que é: distorção da forma de onda normal da linha, geralmente transmitida por cargas não lineares.

 

Causa: a distorção harmônica ocorre quando são apresentadas falhas de proteção, como sobrecargas ou curto-circuito.  

 

Efeito causado: a presença de distorção harmônica numa rede de alimentação pode causar sérios problemas de funcionamento aos equipamentos por ela alimentados, como superaquecimento e danos ao hardware.

 

Geradores de Energia AlugaGera

 

Podemos observar que a maioria dos problemas causados na rede elétrica são: má qualidade de energia e/ou no sistema de distribuição de eletricidade, ocasionando em diversos prejuízos financeiros. Entretanto, essas adversidades podem ser facilmente resolvidas com o uso de gerador de energia.

 

O gerador de energia assegura que a operação seja realizada com frequências/tensões constantes (ou mínimas), evitando grandes oscilações que são prejudiciais aos equipamentos.

 

Além disso, garante o fornecimento ininterrupto de eletricidade, ou seja, não ocorre a  queda e/ou oscilação de energia.

 

Ao optar pelo gerador de energia, você está protegendo a integridade dos equipamentos elétricos.

 

A AlugaGera é uma conceituada empresa no ramo de locação/venda de geradores de energia, possuímos uma grande variedade de potência, atendendo todas as necessidades.

 

Solicite um orçamento conosco!