Vamos descobrir os seguintes tipos de potências nesste tópico:
- Potência Ativa;
- Potência Reativa;
- Potência Aparente;
- Principais diferenças entre potência ativa e reativa.
A potência instantânea possui dois componentes: potência ativa e potência reativa, sendo a potência aparente a combinação dessas duas.
Potência Aparente
Potência Aparente é a potência total que é entregue à carga, sendo composta pela combinação obrigatória das potências Ativa (ou Real), medida em kW, e a potência Reativa, medida em kVAr.
A potência aparente é medida em KVA (KILO VOLT AMPERE).
No trato de transformadores ou grupos geradores de energia, trabalhamos com essa potência.
Potência Ativa
Vamos conhecer o que é a potência ativa, que também pode ser denominada como potência real ou potência útil. Lembre-se de movimento, trabalho. A energia ativa é a energia consumida que realiza o movimento, o calor, a emissão de luz.
Importante ter aqui em mente que a luz emitida pela lâmpada, o torque do motor, o calor dissipado de aquecedor tudo isso é produz em decorrência da potência ativa.
Potência ativa é a que é realmente transferido para a carga. A carga em um circuito de corrente alternada pode ser um motor de indução, pode ser carga de iluminação ou qualquer dispositivo que converta energia elétrica em alguma outra forma de energia útil.
A potência real é a responsável por gerar luz, movimento, calor (é a que converte a energia elétrica em energia térmica).
É medida em kW (KILO WATTS).
Potência Reativa
Agora potência reativa é a potência que oscila entre a fonte elétrica e a carga. Serve apenas para magnetizar as bobinas dos equipamentos elétricos.
Em um meio ciclo de corrente alternada, a energia reativa é transferida da fonte elétrica para a carga e, na outra metade do ciclo, a energia reativa é transferida da carga para a fonte elétrica.
A potência reativa é responsável por gerar o campo magnético entre os extremos da carga; a energia reativa não gera calor, ela atua como uma “ponte” constante sobre a qual a energia ativa viaja e passa a fazer algum trabalho útil (calor, movimento, iluminação).
É potência reativa é medida em kVAR (kilo Volt Ampere Reativo).
Principais diferenças entre potência ativa e reativa
- A potência ativa é a energia real consumida pela carga (iluminação, calor, movimento, considerando que, a potência reativa é a potência inútil;
- A potência ativa é o produto da tensão, corrente e do cosseno do ângulo entre eles. Considerando que, a potência reativa é o produto de tensão e corrente e o do seno do ângulo entre eles;
- A potência ativa é a potência real e é medida em watts. Enquanto a potência reativa é medida em kVAR;
- A letra P representa a potência ativa e Q representa a potência reativa;
- O torque que se desenvolve no motor, o calor dissipado no aquecedor e a luz que emite através das lâmpadas tudo isso produz por causa da potência ativa. A potência reativa determina o fator de potência do circuito.