As partes que compõe os motores movidos a diesel são:
- sistema de admissão de ar;
- sistema de combustível (incluindo componentes de injeção de óleo)
- sistema de lubrificação;
- sistema de arrefecimento;
- sistema de exaustão ou escapamento dos gases;
- sistema de partida.
Eles são muito diferentes dos motores movidos à gasolina. Assim como existe uma diferença entre os ciclos diesel com o ciclo otto.
Os componentes dos motores diesel são subdivididos em:
Bloco de Cilindros do motor
Onde ficam os conjuntos de cilindros, que são formados pelos pistões com anél de segmento, camisas, bielas, árvores de manivelas e de comando de válvulas, além de mancais e buchas.
Cabeçotes do motor
Atuam como tampões para os cilindros e acomodam os mecanismos das válvulas de admissão e escape, bicos injetores e canais de circulação do líquido de arrefecimento. Dependendo do tipo de construção do motor, os cabeçotes podem ser individuais ou múltiplos.
Cárter
Reservatório do óleo lubrificante.
Seção dianteira do motor
Onde se alocam as engrenagens de distribuição de movimentos para os acessórios externos, como bomba d’água, ventilador, alternador de carga das baterias e também para o sincronismo da bomba de combustível e da árvore de comando de válvulas.
Seção traseira
Onde se alocam o volante e sua carcaça.
Veja abaixo a representação de um motor a diesel e onde se localizada cada um dos itens expostos acima.