Início » Noticias » O Que é um Gerador de Energia?

O Que é um Gerador de Energia?

o que é um gerador de energia

 

A energia elétrica está presente na maioria das atividades que realizamos no nosso cotidiano. A sua utilização é fundamental para o desenvolvimento do país, visto que promove a comunicação, locomoção, avanço da tecnologia e a movimentação dos meios de produção.

 

Devido a esses fatores, o fornecimento de eletricidade é imprescindível em algumas situações/empreendimentos. Nesta circunstância, o gerador de energia é ideal para que as atividades continuem operando normalmente. Veja a seguir, quais são as suas funções e características.

 

Resumindo, um gerador de energia é um dispositivo que move um imã, próximo de um fio, para criar um fluxo constante de elétrons.

 

A ação que força esse movimento do ímã próximo ao fio pode variar muito! Desde manivelas manuais, motores a vapor, diesel, gasolina, álcool, fissão nuclear, pressão de vapor, água, mas o princípio sempre permanece o mesmo!

 

Desta forma, o gerador é um equipamento de alta performance que transforma a energia mecânica/química/solar em eletricidade.

 

A comparação da bomba d'água para explicarmos melhor

  1. Uma maneira mais simples ainda de pensar em um gerador é imaginá-lo agindo como uma bomba empurrando a água por um cano.

  1. Só que em vez de empurrar a água, o gerador usa o ímã para empurrar os elétrons.
  1.  Esta é uma rapidíssima simplificação, mas ela desenha um cenário útil das propriedades do funcionamento em um gerador.
  1. Uma bomba de água move um certo número de moléculas de água e simultaneamente aplica uma certa quantidade de pressão sobre elas.
  1. Da mesma forma, o ímã em um gerador empurra um certo número de elétrons e aplica uma certa quantidade de "pressão" aos elétrons.

 

Funções dos Geradores de Energia

 

Como já foi mencionado, a sua aplicação é de suma importância, por esse motivo, é utilizado em diversas ocasiões. Basicamente, as suas funções são: 

  • Restabelecer o fornecimento de energia quando ocorrer algum imprevisto com a rede elétrica (queda/oscilação);
  • Abastecer regiões que não possuem acesso à energia elétrica;
  • Contribuir na redução nos gastos com energia elétrica principalmente nos horários de pico de consumo (entre 18h e 21h).

 

O seu uso é indispensável em ambientes que necessitam de fornecimento de energia contínua, por exemplo, hospital, indústria, supermercado, evento, entre outros.

 

Existem vários modelos de gerador de energia, diferenciando-se em potências e combustíveis. Os geradores mais procurados são movidos a diesel e/ou gasolina.

 

A unidade kVA é utilizada para descobrir/escolher a capacidade que irá atender a sua demanda de energia.

 

Primeiro, deve converter a unidade Watt para kVA. Nessa etapa é somada toda a potência (em Watts) dos equipamentos elétricos que serão conectados ao gerador de energia.

 

Importante: é recomendado deixar uma margem de segurança para não sobrecarregar o equipamento, deve estabelecer uma vantagem de 25% de sobra da potência em relação ao valor necessário.

 

Valores:

 

W-  Somatória da potência (em watts) dos aparelhos eletrônicos;

 

FP: Fator potência;

 

A fórmula para converter o Watts em kVA, se apresenta como:

 

kVA = W / (1.000 x FP)

 

Geradores de Energia da AlugaGera

 

A AlugaGera é uma empresa referência no mercado de locação de grupos de geradores de energia. Disponibilizamos uma grande variedade de potência, alternando entre 5 a 2500 kVA.

 

Solicite um orçamento conosco!

 

aluguel gerador enegia