Início » Noticias » O Que é Chiller? | Saiba Mais e Como Funciona

O Que é Chiller? | Saiba Mais e Como Funciona

o que é chiller

O que é chiller?

 

Você já ouviu falar sobre o sistema de refrigeração por água gelada (conhecido também como chiller)? Este processo vem ganhando cada vez mais espaço nas indústrias (farmacêuticas, alimentícias, petroquímicas, refinarias e demais ambientes com grande circulação de pessoas).

 

O chiller é um aparelho de grande porte e desempenho, apresentando alta tecnologia e segurança no sistema de climatização e refrigeração. Além disso, o equipamento controla a temperatura e umidade de modo mais otimizado.

 

Chiller é um aparelho de ar-condicionado com sistema de resfriamento de água, ou seja, ele esfria o ambiente através da água gelada e não apenas por fluido refrigerante.

 

Resumindo, Chillers são resfriadores de água de porte industrial, usados ​​em uma variedade de aplicações onde a água (ou outro líquido) é resfriada, re-circulando pelo equipamento durante todo processo.

 

Comumente usados ​​para resfriar produtos e máquinas, os Chillers são usados ​​em uma infinidade de aplicações diferentes, incluindo moldagem por injeção, ferramentas e corte e vinco, alimentos e bebidas, produtos químicos, lasers, máquinas-ferramenta, semicondutores e muito mais.

 

A função de um resfriador industrial é mover o calor de um local (geralmente equipamento de processo ou produto) para outro local (geralmente o ar fora da fábrica). É muito comum usar água ou uma solução de água / glicol para transferir o calor de e para o resfriador, o que pode exigir que o resfriador de processo tenha um reservatório e um sistema de bombeamento. Independentemente do seu setor e processo, garantir que haja resfriamento suficiente é fundamental para a produtividade e economia de custos.

 

Este equipamento é mais potente e econômico quando comparado com o ar-condicionado Split (modelo mais tradicional). Agora que já compreendemos o que é um chiller, iremos explicar como esse sistema funciona.

 

Por que usar um Chiller?

 

Nenhum processo industrial, máquina ou motor é 100% eficiente, sendo o calor o resultado mais comum destas ineficiências de equipamentos.

 

Se esse calor não for removido, ele se acumulará com o tempo, causando tempos perdas de tempo de produção, desligamentos de equipamentos e até mesmo falha prematura do de maquinários.

 

Desta forma, é necessário incorporar o resfriamento ao projeto do sistema de processo industrial para evitar esses problemas.

 

Usar um Chiller para fornecer resfriamento tem vários benefícios. Um chiller fornece temperatura e pressão consistentes para o seu processo industrial. A eliminação das variáveis ​​de temperatura e pressão simplifica o desenvolvimento e otimização do processo, garantindo a mais alta qualidade do produto.

 

O Chiller re-circula a água de resfriamento. A recirculação minimiza o custo do consumo de água, que pode ser caro e prejudicial ao meio ambiente.

 

Como funciona o chiller?

 

Como já foi mencionado, o chiller funciona através do resfriamento de água, que circula por uma rede de evaporadores.

 

funcionamento do chiller

 

Para ter o melhor entendimento, separamos o procedimento em etapas:

 

1- O fluído refrigerante do receptor desloca-se para a válvula de expansão.

 

2- Depois que este fluido se encontra na válvula, ela introduz o gás no evaporador, nesta fase, ocorre uma troca de calor com a água, que passa pela serpentina.

 

3- O fluido refrigerante “sai” do evaporador e se move para o compressor (como um gás frio e se transforma em um gás quente de alta pressão).

 

4- Por conseguinte, o fluido (no estado gasoso) move-se para o condensador, onde é resfriado pela água de condensação (até ficar no estado líquido). Seguidamente, retorna para o receptor.

 

5- Por fim, a água de condensação é bombeada para a torre de resfriamento, que age como evaporador, levando o ar refrigerado para o ambiente.

 

Atualmente, existem dois tipos principais de chillers disponíveis no mercado, sendo classificados como: ar e água.

 

Chiller de condensação à água - Este equipamento é extremamente econômico, versátil e silencioso, por esse motivo, é usualmente utilizado em ambientes onde o nível de ruído é um critério bastante importante.

 

Chiller de condensação à ar- É conhecido por apresentar maior durabilidade e por ter uma manutenção simplificada. O resultado destes critérios é a larga utilização na refrigeração industrial.

 

Benefícios de um chiller industrial

  • Climatização de ambientes (temperatura e umidade);

  • Renovação do ar;
  • Melhor qualidade do ar interno;
  • Refrigeração de grandes áreas (ambientes com alta circulação de pessoas, por exemplo, shoppings centers, metrôs, hospitais, entre outros);
  • Operação silenciosa;
  • Manutenção simplificada;
  • Maior produtividade, reduzindo as interrupções e os desperdícios;
  • Longa vida útil (até 25 anos).

 

Gerador de energia para o sistema de climatização (chiller)

 

A eletricidade é um importante elemento na vida moderna, uma vez que proporciona o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial, por esse motivo, é difícil imaginar o nosso cotidiano sem a presença de energia elétrica.

 

Entretanto, a concessionária de energia pode ter algumas eventualidades (como queda ou oscilação de eletricidade), fazendo que diversos segmentos tenham uma série de complicações, gerando até mesmo prejuízos.

 

A aplicação de gerador de energia é a melhor solução para evitar essas eventualidades. O equipamento garante o pleno funcionamento de todos os equipamentos elétricos, incluindo os sistemas de refrigeração.

 

Para melhor exemplificar, imagine que o sistema de climatização (por exemplo, o chiller) falhe em um frigorífico ou supermercado, consequentemente, estes empreendimentos irão ter prejuízos imensuráveis. Lembrando que a climatização contínua (ou seja, sem oscilação) assegura a qualidade dos produtos estocados.

 

Além de garantir o resfriamento, o gerador de energia evita que a empresa tenha uma parada inesperada na produção, deste modo, é assegurado a produtividade.

 

Podemos observar que a aplicação de gerador de energia é bastante vantajosa, pois assegura a produtividade, economia, segurança e a comodidade.

 

Gerador de energia  AlugaGera

 

A AlugaGera é uma empresa referência no mercado de locação de geradores de energia, disponibilizamos equipamentos com as mais variadas potências (5 a 2500 kVA).

 

Conheça os nossos produtos e solicite um orçamento conosco!