Início » Noticias » Gerador de Energia Faz Muito Barulho?

Gerador de Energia Faz Muito Barulho?

 

Uma das perguntas que recebemos com frequência é “seu grupo gerador de energia faz muito barulho?” e, para respondê-la, criamos este artigo.

Sabemos que o nível de ruído de um grupo gerador pode ser um fator influente na hora de locar o equipamento, dependendo dos requisitos de aplicação do cliente. Por isso, é importante questionar a sua locadora sobre a média de decibéis emitida.

O ouvido humano percebe o som como uma vibração do tímpano, que resulta de uma variação incremental na pressão do ar no ouvido. Uma variação na pressão relativa à pressão atmosférica é chamada de ‘pressão sonora’ e medida em unidades de Pascal (Pa). A frequência do som é o número de variações de pressão por segundo, medidas em Hertz (Hz), onde a faixa de frequência audível normal é de 20 a 20.000 Hz. Dado que o ouvido humano pode perceber uma gama muito ampla de pressão sonora, expressar o som em medidas típicas de pressão, como Pa, pode ser bastante inconveniente. Isso ocorre porque os sons que um humano pode ouvir variam de pouco perceptível a 20 μPa até a decolagem de um foguete a 2.000.000 μPa. Os níveis de pressão sonora são, portanto, descritos logaritmicamente em unidades chamadas decibéis (dB). Ao fazê-lo, ele comprime a grande variedade de pressões sonoras típicas em uma escala menor e mais prática, que também se aproxima muito da capacidade do ouvido humano de avaliar a intensidade relativa dos sons. É importante notar que valores de dB não são valores absolutos, mas sim uma medida ou razão relativa.  

Os fabricantes de conjuntos de geradores medem e reportam os níveis de pressão sonora a distâncias fixas do grupo gerador. Freqüentemente, estes níveis são reportados a uma distância de sete metros do grupo gerador. No mínimo, quatro posições são usadas (frente, trás, esquerda e direita) para medir a pressão sonora e permitir que um valor médio geral representativo seja calculado.

Para realmente entender o nível geral de pressão sonora em dBA de um grupo gerador, os pontos de todos os lados devem ser medidos em vez de um único ponto de dados. Além disso, os níveis gerais de pressão sonora devem ser calculados corretamente usando uma média logarítmica em vez de uma média aritmética, pois a última pode resultar em um nível de ruído falsamente baixo.

Uma boa notícia é que os grupos geradores locados pela Aventa são carenados. Eles possuem uma carcaça com material antirruído que visa abafar o som emitido pelo motor. Isto permite que sua aplicação possa ser realizada em uma gama maior de locais que geralmente não aceitariam altos níveis sonoros, como condomínios, hotéis, escritórios e até residências.

Consulte nossa equipe técnica para saber mais!