Início » Noticias » Gerador de energia: cuidados com a segurança

Gerador de energia: cuidados com a segurança

cuidados seguranca gerador energia

A energia elétrica é muito importante nos dias de hoje, visto que a sua utilização proporciona: segurança, conforto, lazer e produtividade. Entretanto, pode acontecer alguns imprevistos no fornecimento de eletricidade (interrupção ou queda).

 

A aplicação do gerador de energia evita que estas eventualidades ocorram, garantindo o fornecimento ininterrupto de eletricidade. Contudo, é necessário alguns cuidados para garantir a segurança e impedir possíveis acidentes (choque e/ou incêndio).

 

Com o intuito de ajudar, preparamos esta matéria com dicas e cuidados necessários que deve ter na utilização do gerador de energia.

 

Local de instalação

 

O primeiro passo quando for usar um gerador de energia é pensar no local de instalação. Este item é muito importante para assegurar a segurança do local (e evitar potenciais incidentes).

 

Deve garantir que o equipamento esteja em um ambiente adequado para evitar: excesso de poeira, chuva, umidade e o contato com substâncias corrosivas. Esta etapa também garante a longevidade da máquina, e impossibilita o mau funcionamento mecânico por contaminação externa.

 

Também é muito importante escolher um local com alta ventilação, pois os geradores emitem gases prejudiciais à saúde, ao mesmo tempo que a ventilação é necessária para o resfriamento da máquina em operação.

 

Importante: Deve evitar objetos inflamáveis no local, por conta da alta temperatura e do risco de faíscas durante o uso.

 

Manutenção

 

O mau funcionamento (por conta de uma falha interna) também pode comprometer a segurança, para evitar que isso ocorra é muito importante fazer a manutenção no equipamento. Algumas medidas também devem ser tomadas, veja a seguir quais são:

 

  • Verificar se o equipamento está limpo;
  • Conferir o nível de combustível e óleo;
  • Verificar possíveis vazamentos;
  • Inspecionar ruídos anormais.

 

Ligar/Desligar

 

Alguns cuidados devem ser tomados durante a operação do gerador de energia (é indicado que a manipulação da máquina somente seja feita por pessoas devidamente treinadas).

 

Primeiramente deve certificar se existem trabalhos e/ou equipamentos conectados no gerador, caso a resposta seja positiva, estes devem ser interrompidos.

 

É importante lembrar que a chave do regulador de tensão e as chaves gerais do quadro de comando devem estar sempre na posição desligada.

 

Quando o motor der a partida, deixe-o funcionar sem carga por alguns minutos e observe se os valores de corrente e frequência estão de acordo com o especificado caso seu gerador não possua USCA. Mantenha o disjuntor desligado.

 

No momento que for desligar o equipamento, também deixe-o funcionar sem carga para estabilizá-lo. Verifique sempre se o motor parou de funcionar corretamente.

 

Combustível

 

O combustível também é um fator que requer alguns cuidados. Por ser tratar de um líquido inflamável, nunca deve ser colocado enquanto o gerador de energia está em funcionamento.

 

Além disso, o líquido jamais deve ser guardado junto com a máquina. O ideal é que o combustível seja armazenado em um local fresco e coberto, a fim de evitar sujeiras.

 

Choque elétrico

 

Algumas precauções devem ser tomadas a fim de evitar choques elétricos. O primeiro passo é verificar se o fio terra (conhecido também como aterramento) esteja feito corretamente.

 

Deve sempre certificar que as mãos não estejam molhadas quando for manusear o gerador de energia. Preparamos uma matéria completa sobre o choque elétrico.

 

Em caso de mínima dúvida afaste-se do local e contate profissional capacitado.

 

Profissionais

 

Por fim, o último passo para garantir a segurança é contar sempre com profissionais capacitados. A AlugaGera oferece assistência técnica especializada. Além disso, realizamos a manutenção periódica no nosso equipamento.

 

Geradores AlugaGera

 

A AlugaGera é um empresa referência no mercado de locação de geradores de energia.  Disponibilizamos equipamentos mais modernos, para as mais variadas aplicações. Solicite um orçamento conosco!