Início » Noticias » Gerador de energia: Cuidados essenciais com o óleo diesel

Gerador de energia: Cuidados essenciais com o óleo diesel

cuidados oleo diesel combustivel

 

O gerador de energia movido a diesel é uma solução rápida e eficaz para a falta e/ou oscilação de eletricidade. Entretanto, é necessário ter alguns cuidados essenciais para o seu bom funcionamento.

 

Essas precauções são fundamentais para a execução do gerador a diesel, pois o combustível se deteriora quando fica armazenado por um longo período.

 

O motivo disso ocorrer é que a composição atual do combustível (mistura de biodiesel e diesel natural) oferece ao diesel uma maior capacidade de absorção de água/ar e a formação de microorganismos.

 

A formação de água (no estado líquido) dentro do equipamento, principalmente no tanque de combustível é conhecido como condensação. Essa situação é favorável para a proliferação de microorganismos (que podem entrar no motor causando o entupimento dos filtros), comprometendo a eficiência do equipamento.

 

Esses fatores contribuem para a diminuição da vida útil do combustível armazenado, principalmente para equipamentos que passam longos períodos inoperantes.

 

Gerador de energia: veja a seguir quais são os cuidados necessários com o óleo diesel

  • Abastecimento deve sempre manter o tanque cheio, essa medida minimiza o efeito higroscópico no reservatório (condensação de água);
  • O usuário deve substituir os filtros de combustível de acordo com as especificações do fabricante;
  • Limpeza todos os filtros (tela) do sistema devem ser limpos semestralmente;
  • Manter o tanque de combustível limpo é necessário realizar avaliação visual semestralmente, efetuando a limpeza caso comprovada a existência de contaminantes de quaisquer níveis;
  • Tempo não deve estocar o combustível por um longo período;
  • O usuário deve fazer a renovação periódica do combustível;
  • Ligar o sistema gerador com frequência.

 

Gerador de energia: como preservar a qualidade do diesel?

 

Para evitar qualquer dano associado ao envelhecimento do combustível e/ou armazenamento por um longo período, o diesel deve passar por um tratamento.

 

O diesel é tratado por um produto (conhecido como estabilizador) que reduz a formação de sedimentos e a proliferação de bactérias/fungos.

 

Além dos itens mencionados, algumas atitudes auxiliam para a duração do motor do gerador a diesel.

 

Gerador a diesel: Cuidados essenciais para a eficiência do motor

  • Antes de abastecer o gerador de energia, o funcionário deve verificar os níveis de óleo do motor (se estiver abaixo do índice recomendado o equipamento pode não funcionar adequadamente e/ou consumir mais combustível do que o usual);
  • Caso haja um surto de sobrecarga de energia, recomendase que se reduza a carga elétrica do circuito e aguarde alguns minutos até baixar a tensão (para que o gerador de energia funcione novamente);
  • Instalação o motor do gerador a diesel deve estar aterrado corretamente (fio terra) para prevenir choques elétricos;
  • Segurança o gerador de energia deve ficar longe de produtos inflamáveis, uma vez que a temperatura de operação do equipamento é elevada e pode produzir faíscas;
  • Local o gerador de energia deve ser instalado em uma superfície nivelada. Essa atitude evita possíveis vazamentos;
  • Ventilação a queima de combustível do equipamento emite gases tóxicos, por este motivo, a máquina não deve ser utilizada em um ambiente com pouca circulação de ar natural;
  • Manuseio o operador nunca deve manipular o equipamento com as mãos molhadas;
  • O usuário deve verificar o nível de combustível no tanque para evitar entrada de ar no motor.

 

Geradores de Energia da AlugaGera para Locação

 

É importante mencionar que a manutenção preventiva no gerador de energia a diesel é essencial para a prolongação da sua eficiência e durabilidade.

 

A locação de gerador de energia possui um ótimo custo/benefício, uma vez que a locadora é responsável pela manutenção preventiva.

 

A AlugaGera é referência no mercado de locação de geradores de energia. Disponibilizamos equipamentos mais modernos, para as mais variadas aplicações.

 

Solicite um orçamento conosco!