Início » Noticias » Cuidados com o gerador: Quais você precisa ter?

Cuidados com o gerador: Quais você precisa ter?

cuidados com gerador energia

 

O gerador é um equipamento que possui como função o fornecimento de energia quando ocorre um imprevisto. A sua utilização é bastante vantajosa, por isso, é muito utilizado em lugares como hospitais, supermercados, eventos, entre outros.

 

O seu consumo possui alguns benefícios, como a segurança e eficiência no ambiente. Como qualquer equipamento, é necessário ter alguns cuidados necessários na sua operação. 

 

A falta de cuidado e manutenção pode fazer com que o equipamento falhe, ocasionando a interrupção total da energia no local, causando assim muitos prejuízos.

 

Com o propósito de garantir sucesso no seu desempenho, selecionamos alguns cuidados que você deve ter com o gerador de energia.

 

Instalação do gerador

 

A instalação do gerador de energia é um item bastante importante, pois é responsável pelo estado de conservação.

 

O gerador de energia deve ser instalado em um ambiente coberto, sem nenhum contato com poeira, chuva, óleo e umidade.

 

Caso este passo não seja seguido, o gerador de energia terá alguns danos, principalmente no alternador (responsável pelo fornecimento de energia à bateria do conjunto através do movimento de correias do motor).

 

O equipamento deve ser instalado em uma superfície plana, para manter uma lubrificação eficiente e evitar vazamentos. 

 

É necessário que o gerador seja mantido afastado de combustíveis e outras substâncias inflamáveis, este item é imprescritível para garantir a segurança, pois durante o seu funcionamento, a temperatura em volta do escapamento é bastante elevada.

 

Abastecimento dos geradores

 

É necessário sempre verificar o nível do óleo do motor antes de abastecer o gerador de energia a diesel, pois se estiver abaixo do nível recomendado, o equipamento não irá funcionar de modo correto, fazendo o combustível queimar mais do que deveria.

 

Outro cuidado que também é necessário, é sempre utilizar combustível com boa qualidade, livre de água e impurezas.

 

Motor

 

Sempre deve ficar atento aos ruídos anormais ou vibrações excessivas no motor, caso perceba estas alterações, é recomendado desligar e identificar a causa para corrigir imediatamente.

 

Segurança

 

Quando for mexer no gerador de energia, é necessário que a sua mão esteja seca. Não deve se esquecer que o equipamento é elétrico, e pode causar acidente elétrico.

 

Além disso, deve certificar que o motor a diesel esteja aterrada corretamente, para prevenir choque elétrico.

 

Manuseio por profissionais

 

O manuseio do gerador de energia deve ser realizado por profissionais, a fim de evitar possíveis problemas futuros, pois a falta de conhecimento pode causar alguns erros, consequentemente ocasionando em sérios acidentes.

 

Por exemplo, o combustível somente deve ser colocado quando o gerador estiver desligado, visto que tem um alto poder inflamável quando possui contato com o aquecimento do aparelho, a combinação desses fatores promovem alguns acidentes.

 

O gerador é um equipamento seguro, mas o manuseio incorreto pode causar acidentes.

 

Manutenção

 

Para garantir uma maior durabilidade, é necessário ter um plano de manutenção seguindo o cronograma fornecido pelo fabricante do equipamento.

 

É recomendado que seja realizado testes semanais, que consiste em realizar o funcionamento do equipamento 2 vezes na semana por um período de 30 minutos, pois é promovido o trabalho do motor e a circulação de fluídos.

 

A manutenção preventiva é a melhor prática para ter um fornecimento de energia contínuo, além de gerar uma economia significativa.

 

Óleo

 

Como mencionado anteriormente, o óleo não deve estar em um nível abaixo do recomendado, pois o óleo não é apenas um lubrificante, mas também um resfriador.

 

A falta de resfriamento pode ocasionar a perda da pressão de óleo, como consequência, a sua temperatura é aumentada, oferecendo risco ao funcionamento do gerador e ao ambiente.

 

Proibido fumar

 

Deve sempre lembrar de nunca chegar perto do gerador de energia com cigarro ou qualquer outro objeto que seja fonte de calor.

 

Isto se deve pelo equipamento ser altamente inflamável, por exemplo, um cigarro ou isqueiro aceso pode causar uma explosão.

 

Avisos

 

Por fim, uma maneira bastante simples para evitar acidentes é investir em placas ao redor do local.

 

Estas placas possuem como função explicar quais são os comportamentos considerados inadequados. Esta medida é uma forma de conscientizar e prevenir os funcionários  sobre possíveis acidentes.

 

Para locação ou venda de geradores conte com a AlugaGera.

 

aluguel geradores