Início » Noticias » Condensação em Geradores de Energia

Condensação em Geradores de Energia

condensacao gerador energia

 

O gerador tem como função fornecer energia quando ocorre um imprevisto, como a queda ou oscilação de eletricidade na rede elétrica.

 

Entretanto, como qualquer equipamento, o gerador de energia necessita de alguns cuidados para ter uma maior durabilidade. Por este motivo, é muito importante fazer a manutenção preventiva no aparelho.

 

Além do item citado, outro problema que pode surgir no gerador de energia é a condensação, isso implica na formação de água (no estado líquido) dentro do equipamento, principalmente tanque de combustível, comprometendo a sua eficiência, fazendo que tenha a necessidade de reparo precoce.

 

Para ter um melhor entendimento, nós da AlugaGera, preparamos esta matéria para explicar como este processo funciona e quais são os seus riscos.

 

Entendendo o processo da condensação

 

Para explicar o processo da condensação, primeiro, deve entender alguns conceitos muito importantes, sendo eles: ponte de condensação da água, umidade específica e umidade relativa.

 

Ponto de condensação da água

 

Quando ocorre a transformação da água, ou seja, quando ela passa do estado gasoso para o estado líquido, acontece a condensação.

 

Deste modo, o ponto de condensação da água, conhecido também como ponto de orvalho,  é a temperatura existente nesta mudança de fase.

 

O ponto de condensação depende da pressão e da temperatura externa do ambiente, por este motivo, podemos observar o aparecimento de gotículas de água na superfície externa de um recipiente gelado, como garrafas de bebidas.

 

Isto acontece, pois a superfície entra em contato com a água no estado gasoso, que se encontra em uma temperatura mais baixa que o ponto da condensação da água.

 

Umidade específica e relativa

 

A umidade específica é a massa do vapor de água que está presente na massa total do ar existente.

 

Dependendo da temperatura e da pressão, o ar pode carregar diferentes quantidades de vapor de água.

 

Ou seja, quanto mais quente o ar estiver e maior for a pressão exercida, maior será a capacidade de carregar o vapor de água.

 

Em contrapartida, a umidade relativa é a quantidade de vapor d'água dividido pela quantia máxima que o ar consegue carregar, sendo responsável pela estabilidade da temperatura e da pressão.

 

Em resumo, o ponto de condensação da água acontece quando a umidade relativa do ar atinge 100%, ocasionando a formação de água no estado líquido.

 

Consequência da condensação no gerador

 

Dentro do gerador, tem diferentes compostos e elementos químicos presentes no sistema de combustível.

 

Quando estes componentes entram em contato com a água, eles formam ácidos (que podem até mesmo comprometer a estrutura do equipamento).

 

Quando a condensação no gerador a diesel não é contido por filtros, drenagem ou recirculação, a água presente pode formar uma crescente fonte de fungos e bactérias no sistema.

 

No decorrer do tempo, eles vão produzir no fundo do tanque uma espécie de “borra”, que, por sua vez, vai causar o entupimento e a corrosão de: telas, filtros e do sistema de injeção.

 

Como a condensação é consequência do clima e umidade, não tem como eliminar este efeito, entretanto, pode diminuir o seu impacto.

 

A condensação no gerador de energia pode ser minimizada por duas medidas, sendo elas: manter o tanque cheio e a instalação de filtros separadores (para que os resíduos não fiquem alojados no fundo do tanque), realizar recirculação de diesel ou drenagem de água.

 

Consigo prevenir a condensação?

 

Como já foi explicado, a condensação é o resultado da baixa temperatura ou da alta umidade, desta forma, é possível prevenir este efeito. A melhor escolha é utilizar um aquecedor.

 

O aquecedor é recomendado quando o gerador de energia está instalado em um ambiente que apresenta baixa temperatura ou a alta umidade, pois, ele mantém o ar ao redor dos enrolamentos em uma temperatura adequada, desta forma, é evitada a corrosão.

 

Além das características citadas, o aquecedor é necessário quando o gerador será desligado por um longo período, e também em condições marinhas (a instalação em um lugar próximo ao mar, por exemplo).

 

Geradores de Energia da AlugaGera

 

Na hora de alugar um gerador de energia, a escolha da locadora é muito importante, pois, caso não seja uma empresa séria, você terá problemas no futuro.

 

A AlugaGera é uma empresa referência no mercado, com grande frota de grupos moto geradores de energia diesel, trifásicos e silenciados para locação.

 

Solicite um orçamento conosco.

 

gerador energia aluguel