Início » Noticias » Biodiesel para Geradores | Vantagens e Desvantagens

Biodiesel para Geradores | Vantagens e Desvantagens

biodiesel geradores
 
Introdução ao uso do Biodiesel
  1. Não é de agora que fontes de combustível novas estão sendo desenvolvidas como forma de substituição dos combustíveis fósseis convencionais.
  2. O melhor combustível seria aquele produzido em qualquer região do planeta, sem dependência de importações, que fornecesse um alto poder de energia e sem gerar qualquer tipo de poluente como resultado.
  3. Como a crescente demanda de energia a medida que avançamos na era digital e a possibilidade de esgotamento em um futuro próximo das fontes de energia fósseis, o desenvolvimento de formas alternativas de produção de combustíveis é de suma importância.
  4. Quem merece destaque neste avanço tecnológico é uso de óleo vegetal encontrado em culturas agrícolas, que serve como base para o desenvolvimento do biodiesel.
História do Biodiesel
 
  1. O combustível biodiesel foi conceituado pelo inventor do motor diesel, Rudolf Diesel, em 1895. Ele demonstrou um motor diesel que usava óleo de amendoim como fonte de combustível em 1900 na Exposição Mundial de Paris. O Dr. Diesel viu o uso de óleo vegetal como um meio de proporcionar crescimento econômico em áreas remotas do mundo, devido às culturas agrícolas amplamente disponíveis como fonte do combustível. Ele também especulou que o uso de óleos vegetais como fonte de combustível se tornaria tão importante quanto o petróleo e o carvão.
  2. Porém, a abundância petróleo e carvão no início dos anos 1900 limitou a viabilidade do biodiesel, situação está que atualmente passa a ser revista em razão do esgotamento em um futuro próximo.
Como funciona o Biodiesel
 
  1. O óleo vegetal encontrado na soja, girassol e palma pode ser usado como combustível desde que os motores sejam construídos especificamente para lidar com o aumento da viscosidade em relação ao diesel fóssil convencional.
  2. No entanto, em vez de alterar o tipo de motor, a viscosidade do óleo vegetal pode ser reduzida através de um processamento, permitindo que seja usado em motores diesel construídos convencionalmente para diesel fóssil.
Vantagens do biodiesel
 
  1. A principal vantagem do biodiesel é que ele é uma fonte de energia renovável e pode ser produzido a partir de óleos usados, incluindo subprodutos de outras indústrias, como óleo vegetal usado em restaurantes. As emissões dos motores de biodiesel também são significativamente menos poluentes que o diesel fóssil, pois contêm pouco ou nenhum enxofre ou benzeno cancerígeno.
Desvantagens do biodiesel
 
  1. Existem várias limitações que impedem o uso do biodiesel. Alguns problemas técnicos iniciais incluem a operacionalidade no inverno, entupimento do filtro e degradação de outros componentes do motor de borracha. Outras limitações incluem um padrão aceitável da indústria para propriedades de desempenho de biodiesel que podem acomodar diferenças no processamento de biodiesel.
  2. Por conter quantidades mínimas de enxofre, o biodiesel é muito suscetível à degradação prematura, ocasionada na maioria das vezes pela proliferação de colônia de bactérias que se desenvolvem em resevatórios estanques em sem movimentação, formando uma substância pastosa que, ao adentrar ao sistema de alimentação de combustível dos motores, o obstrui, cessando a operação do grupo gerador diesel por falta de combustível no motor.