Início » Noticias » Como Evitar a Degradação Prematura do Biodiesel
biodiesel

Como Evitar a Degradação Prematura do Biodiesel

 
 
Crucial importância é a adoção e realização de pequenas e simples medidas de armazenagem correta do combustível óleo diesel a fim de garantir a qualidade do mesmo quando o assunto é degradação.
 

Recomendação da Petrobras

A Petrobras informa que o óleo diesel comercializado atualmente (seja S-500 ou S-10, ambos B7) deve ser estocado de preferência pelo período de 30 dias. Na estocagem do combustível por período superior, o produto pode se deteriorar e apresentar formação de sedimentos e impurezas, resultado da degradação microbiológica e oxidativa, na forma de borra de coloração amarronzada.
 
Essa situação ocorre em decorrência da reação química do combustível para geradores e seus componentes com elementos metálicos, por exemplo cobre, titânio, chumbo, zinco, etc.
 

Cuidados para evitar a degradação do diesel

Essa degradação é muito potencializada com a presença de água e oxigênio nos reservatórios de combustível, sejam eles de geradores de energia da AlugaGera para locação ou outra operação, por isso, recomenda-se sempre manter os tanques sempre cheios, diminuindo o máximo o contato do diesel com o oxigênio.
 
A degradação do óleo diesel (veja os tipos comercializados no Brasil) pode ocorre principalmente por sua característica de higroscopicidade (capacidade de determinados produtos na absorção de água). 
 
Esse atributo do óleo diesel invariavelmente tende à incorporação de água ao combustível, situação esta muito prejudicial e que obrigatoriamente deve ser combatida, pois a existência de água é ambiente favorável à proliferação de microrganismos (bactérias e fungos).
 
A operação com os sedimentos insolúveis no óleo diesel condiciona, cedo ou tarde, à obstrução dos elementos filtrantes dos motores e do sistema de injeção, corrosão e depósitos no sistema de combustão.
 
Por esta razão, ressaltamos que os tanques de diesel para geradores devem possuir drenos e ocorrer a efetiva inspeção e drenagem semanal de água e qualquer outra impureza. Estar sempre com a limpeza em dia, protegidos de luz e de altas temperaturas, com a finalidade de evitar, conforme visto, que ocorra a oxidação do combustível e/ou a incorporação de elementos contaminantes ao óleo.
 
Não suficiente, caso o tanque não possuam dreno inferior, certamente o filtro separador de água do motor possuirá, devendo ser realizada a operação da mesma forma, porém na frequência diária.
 
Existem no mercado alguns produtos que possibilitam uma maior longevidade para o armazenamento de combustível para operações a locação de geradores de energia da AlugaGera.
 
Para maiores informações entre em contato conosco.
 
Saiba Mais