Início » Noticias » Você sabe o que são ‘Cavalos de Potência’?
cavalo potencia

Você sabe o que são ‘Cavalos de Potência’?

Você com certeza já deve ter ouvido que “determinado motor tem tantos cavalos de potência”.

O que é cavalo de potência cv

A capacidade, definida em HP (Horse Power, em inglês) ou CV (Cavalo Vapor) é a indicação da quantidade de trabalho que o motor é capaz de realizar na unidade de tempo.
 
Por definição, 1HP é a potência que se faz necessária para elevar até a altura de um pé (30cm), em um segundo, uma carga de 550 libras (249 kg).
 
Já 1CV é a potência necessária para elevar a altura de um metro, em um segundo, uma carga de 75kg.

Quem inventou a unidade de medida cavalo de potência

O termo cavalos de potência foi inventado pelo engenheiro escocês James Watt, que viveu entre os anos de 1736-1819, sendo famoso por seu trabalho em melhorar o desempenho dos motores a vapor.
 
No início da década de 1780, Watt criou um motor a vapor muito superior ao Newcomen (motor clássico, muito comercializado na época).
 
Ele buscava uma maneira de comercializar o seu invento, anunciando o fato de queseu motor usava 75% menos combustível do que um Newcomen, entre muitas outras melhorias.
 
Para atingir o seu objetivo, primeiro ele traçou uam estratégia de vendas em que os clientes dessem a ele 1/3 do que seria economizado com combustível na troca dos motores. Esse sistema, porém, não deu certo.
 
A saída encontrada por Watt foi criar uma nova unidade de medida, usando como referência a força de cavalos.
 
Assim, seria mais compreensível para o seu público, que veria em seu produto um aspecto mais familiarizado para entender o desempenho do motor. Dessa forma, poderia se dizer que certa máquina teria a potência de 10, 50 ou 100 cavalos.
 
Assim, ele passou a determinar o quanto de energia um serviço típico de um cavalo poderia gerar.
Os registros relatam que depois de realizar alguns experimentos, Watt descobriu que um cavalo poderia executar 33 mil pés-libra de trabalho (4.566 kg.m) em um minuto.

O passo-a-passo de Watt

Para tornar tudo mais compreensível, a conta de Watt foi a seguinte: como um pé-libra corresponde à energia necessária para deslocar uma libra (453g) numa distância de um pé (30 cm), o cavalo seria capaz de içar 330 libras (150 kg) por 100 pés (30m) em um minuto. Ou 33 libras (15 kg) por mil pés (300 m) nesse mesmo minuto. Ou ainda 33 mil libras (15 toneladas), um pé (0,3m), um minuto.
 
Finalmente, o sistema de Watt deu resultado e o seu motor foi tão revolucionário, que desempenhou um grande papel na Revolução Industrial. Graças a este fato, a sua unidade de medida de potência também se tornou muito popular, sendo usada até os dias de hoje.