Neste post você vai conhecer 3 Tipos de Materiais Semicondutores e qual a importância deles. Afinal, para que servem?
O que são materiais semicondutores
Os materiais semicondutores são portadores de carga (elétrons livres) de nível intermediário entre extremidades condutora e isolante.
Ele é considerado um meio-termo entre condutores e isolantes, lembrando que:
- Condutores - possuem elétrons livres
- Isolantes - não possuem elétrons livres
Finalidades dos Materiais Semicondutores
Eles são muito usados para aparelhos eletrônicos, por exemplo. Afinal, a condutividade dos dispositivos é impulsionada quando os semicondutores internos dos aparelhos entram em contato com a energia elétrica.
Assim, provocam movimento energético, carregando a bateria de um computador, por exemplo.
3 Compostos Químicos Semicondutores muito usados
Alguns tipos desses materiais são:
- Germânio (Ge)
- Silício (Si)
- Gálio (Ga)
Tanto o Germânio quanto o Silício são muito comuns de serem usados. A produção do Silício é mais explorada, pois sua ligação química é mais eficaz.
Já o Gálio, é bastante usado, porém em situações específicas pode não ser eficaz, como em indústrias, por conta da dificuldade de processamento e alto valor.
Composição dos Materiais Químicos Semicondutores
Eles podem ser classificados em dois tipos:
- Condução intrínseca: são puros, pois sua estrutura molecular é formada por um único tipo de átomo, tais como o silício, germânio, estanho, selênio ou telúrio.
- Condução extrínseca: são aqueles aos quais são adicionadas impurezas em um processo conhecido como dopagem, cujo objetivo é aumentar a condutividade dos materiais.
Ainda é possível ainda existir dois tipos de semicondutores extrínsecos, ao dopar um semicondutor intrínseco com impurezas. Dessa forma são classificados como:
- Tipo P: se forma ao dopar um átomo tetravalente (como o silício) com outro trivalente (como o alumínio, o boro ou o gálio). Há três elétrons para quatro ligações covalentes, produzindo um buraco (lacunas ou vacâncias) através do qual ocorre o fluxo de elétrons que propicia a corrente elétrica. Devido à carga positiva do buraco, são conhecidos pela letra P.
- Tipo N: são formados ao dopar um átomo tetravalente (como o silício) com outro pentavalente (como o fósforo, o antimônio ou o arsênio). Há cinco elétrons e quatro ligações covalentes, um elétron com carga negativa, por isso se usa a letra N.
Aplicações dos Materiais Semicondutores
Os materiais semicondutores podem ser aplicados nos seguintes aparelhos:
- Transistores: dispositivos eletrônicos capazes de modificar sinal elétrico de saída como resposta a um de entrada, servindo como amplificadores, comutadores, osciladores ou retificadores. Exemplos práticos: rádio, relógios ou lâmpadas, entre outros.
- Circuitos: também conhecidos como chips ou microchips, são circuitos eletrônicos cujos componentes estão dispostos em uma lâmina de material semicondutor, sendo hoje uma peça essencial em aparelhos eletrônicos. Exemplos práticos: computadores, tablets e celulares etc.
- Diodos: conversão de corrente alternada para contínua. Por isso, são utilizados em placas fotovoltaicas uma vez que convertem a energia solar em energia elétrica, assim como os diodos emissores de luz (LED).
AlugaGera: Alugue o seu Gerador de Energia
A AlugaGera trabalha com locação de grupos geradores de energia, trifásico, diesel e silenciado, nas potências de 30 a 2500 kVA, sendo o maior diferencial o aluguel de geradores de energia novos, dos maiores fabricantes mundiais.
Geração de Energia elétrica a todo tempo, realizando todo trabalho com profissionalismo, rapidez e eficiência, a fim de garantir a total satisfação em menor tempo possível.
Saiba quanto custa um Gerador de Energia.
Procurando geradores de energia? Consulte a AlugaGera para venda e locações.