Início » Noticias » Como Reduzir o Ruído do Gerador de Energia

Como Reduzir o Ruído do Gerador de Energia

reduzir ruido gerador energia

 

Em um projeto de arquitetura, um dos requisitos exigidos, é o conforto acústico. Este item é muito importante para obter maior comodidade ao ambiente.

 

O conforto acústico é quando tem a ausência de som indesejável em um local, criando uma sensação de bem-estar e paz.

 

A utilização de um gerador de energia é benéfica principalmente quando ocorre um imprevisto, como a oscilação ou ausência de eletricidade, mas, alguns modelos podem transmitir alguns ruídos, especialmente quando são instalados em um ambiente interno.

 

Além do desconforto, a exposição em um espaço com grande propagação de ruído pode provocar dor de cabeça, irritabilidade, e alguns danos auditivos.

 

Por este motivo, foi criado a lei do silêncio. De acordo com este regulamento, é proibido perturbar o sossego e o bem-estar público, com ruído, vibração ou som excessivo.

 

Felizmente, com o avanço tecnológico, o segmento teve uma evolução, disponibilizando geradores de energia silenciosos.

 

Caso o seu gerador de energia não seja moderno, e tenha uma alta transmissão de ruído, iremos dar algumas dicas de como reduzir o barulho do equipamento.

 

Mas antes disso lembre-se, precisou alugar gerador de energia silenciado? Conta com a AlugaGera, referência em locação de geradores de energia.

 

Como diminuir o ruído do seu gerador

 

Um ambiente silencioso é muito importante para a produtividade e o conforto das pessoas que circulam no local, por este motivo, nós da AlugaGera, iremos dar algumas dicas de como reduzir o ruído do gerador de energia, sem perder a eficiência.

 

Distância

 

A primeira dica para reduzir o ruído de um gerador, é aumentar a distância entre você/colaborador/cliente e a fonte do barulho.

 

Para isso, basta mover o equipamento para mais longe, pois, deste modo, a energia é espalhada por uma distância maior, e consequentemente, tem menor intensidade acústica.

 

Via de regra, ao dobrar a distância entre o grupo moto gerador e o local de aferição do ruído, reduz-se 6 dB.

 

Barreira acústica

 

As superfícies são responsáveis por limitar a transmissão de ruído, pois, refletem as ondas sonoras.

 

Por exemplo, um gerador instalado em uma sala de máquinas, as paredes irão atuar como uma barreira acústica, e como consequência, irão limitar a transmissão de ruídos.

 

Quando é utilizado uma carenagem/canópia/cabinete/container padrão, pode reduzir o ruído em até 10 dB, enquanto os gabinetes customizados possuem um impacto maior.

 

Isolamento acústico

 

O isolamento acústico reflete as ondas sonoras, restringindo o ruído. Para reduzir o barulho e a reverberação no local onde o gerador está instalado, é preciso isolar o espaço para absorver o som.

 

Para isso, é necessário envolver o revestimento de superfícies duras com materiais absorventes de som, ou a instalação de painéis de parede acústicos.

 

Entretanto, em indústrias, é recomendado a instalação de painéis de parede feitos de aços perfurados.

 

Barreiras antivibração

 

O posicionamento de barreiras antivibração embaixo do gerador isola as vibrações, e consequentemente, reduz a transmissão de ruído. São comumente chamados e encontrados no mercado com o nome de vibra-stop.

 

No mercado, existem muitas opções de barreiras antivibração, entre as alternativas estão as barreiras de borrachas, molas e amortecedores.

 

A escolha do material influenciará o nível de dB que deseja alcançar.

 

Poluição sonora do gerador de energia

 

Como mencionado anteriormente, apesar de ser bastante benéfico, a utilização do gerador de energia pode causar poluição sonora.

 

O ruído produzido por um gerador pode ser amplificado de acordo com as condições do local que está instalado.

 

Dependendo da escolha do ambiente, o ruído pode ser amplificado ou diminuído, mas, é importante que ele não ultrapasse o limite máximo permitido.

 

Normalmente, o ruído do gerador transmite fica entre 60 e 75 dB a 1,5m de distância. Quando é instalado em um ambiente que não possui nenhum isolamento acústico, pode ultrapassar 100 dB.

 

É muito importante que o ruído do gerador não ultrapasse 100 dB ou caso vá operar próximo a pessoas não ultrapasse o recomendado pelas leis de segurança do trabalho.

 

Isto serve para evitar os danos auditivos que uma emissão sonora extremamente alta pode causar.

 

Para obter um ambiente confortável e nocivo à saúde, é muito importante investir em soluções especiais de isolamento acústico.

 

Neste regulamento, é determinado que no período da manhã (07h00 às 22h00), o limite de transmissão de som é de até 75 dB, enquanto no período da noite (22h00 às 07h00), é permitido até 70 dB.

 

Gerador de energia silencioso AlugaGera

 

Caso não queira ter um gasto extra para diminuir o ruído do gerador de energia, conte com a AlugaGera.

 

Disponibilizamos geradores de energia mais modernos no segmento, acompanhando o desenvolvimento no mercado. Por este motivo, proporcionamos geradores silenciosos com as mais variadas potências.

 

A AlugaGera possui equipamentos para as mais variadas necessidades, seja para uma instalação temporária ou permanente.

 

Solicite um orçamento conosco!

 

aluguel gerador energia ruido