Muitas pessoas pensam no uso de um gerador de energia, mas é normal ficar em dúvida por conta dos gastos. Afinal, quanto gasta um gerador de energia?
Pensando nessa questão, no artigo de hoje explicaremos em detalhes tudo o que você precisa saber sobre gastos com gerador de energia, além de dicas sobre aluguel ou compra do equipamento.
Vamos lá? Mas lembre-se, alugar um gerador com a AlugaGera será sempre a melhor e mais barata opção!
Gerador de Energia: a gasolina e a óleo diesel
Conhecer os modelos de gerador de energia é fundamental para saber qual o gasto deles, pois a manutenção, compra ou aluguel e qual tipo de combustível usar são fatores que impactam no custo.
Então, saiba que existem dois modelos: gerador a gasolina e a óleo diesel e cada um deles apresenta vantagens e desvantagens.
Confira aqui a tabela de consumo de geradores de energia.
Qual vale mais a pena: a gasolina ou óleo diesel?
A diferença do gerador à gasolina e do gerador a diesel está no seu preço, potência e no consumo do combustível.
O preço do gerador a gasolina é menor, porém sua potência é menor também.
Geradores maiores, normalmente acima de 10 kVA, são dotados de motor diesel, que possui um menor consumo de combustível e torna a operação mais em conta.
Para utilizar um gerador, você deve sempre ponderar o consumo por hora e, assim, poderá calcular o seu custo/benefício.
O consumo do gerador possui algumas variações, por exemplo, para um curto período, a gasolina é mais vantajosa, por ser mais barata (valor 30% menor do que o diesel) e ter uma mecânica mais simples.
Além disso, o gerador a gasolina é mais compacto, seu uso é recomendado para ambiente sem muito espaço como em residência, escritório, entre outros.
Em comparação ao diesel, os modelos movidos a gasolina são também menos barulhentos e poluentes.
Mas, antes de escolher o modelo, lembre-se de que se o consumo for mais rápido e se for usar frequentemente, o custo será maior.
Para um período mais longo, a sua utilização não é economicamente vantajosa, sendo mais recomendado o gerador a diesel, pois o seu consumo é menor.
Outro diferencial do gerador a diesel, é o seu design mais robusto, como consequência, é mais resistente e durável. Além disso, este modelo não possui a necessidade de fazer consertos constantes.
Saiba como descobrir se o Gerador de Energia é econômico
Qual o gasto de um gerador de energia a óleo diesel?
Para exemplificar o gasto de um gerador de energia a óleo diesel, usaremos uma analogia. Um carro, com potência 1.0, consome sempre menos combustível do que um de potência 1.4, por exemplo. Mas a potência é menor e, com isso, fornece menos energia de uma forma geral.
Assim, a potência é sempre ligada diretamente ao tipo de uso do equipamento. Para a indústria pesada, um gerador de maior potência será necessário e, com isso, o gasto será maior.
Já para o uso em evento ou em uma casa, a potência pode ser menor e o custo reduz também.
No entanto, há muitos modelos de geradores a diesel com baixo consumo específico de combustível, enquanto mantém a sua performance de geração de energia sem comprometimentos.
Para calcular o consumo, é necessário considerar o tempo e a massa, deste modo, a fórmula é:
Consumo horário = Massa (kg)/ Tempo (h)
Se deseja calcular um consumo mais específico, deve considerar outros fatores, sendo eles:
- Densidade do combustível, “P”;
- Volume de combustível consumido, “V”;
- Potência do motor em HP, “P”;
- Tempo, “T”
Deste modo, a fórmula fica:
B = P x V / P x T
Para calcular o consumo do gerador a diesel acesse aqui.
Quanto gasta um gerador de energia a gasolina?
O consumo médio do modelo a gasolina funciona também da mesma forma que o gerador à base de óleo diesel.
Ou seja, leva-se em conta o uso, potência do gerador e aplicação da máquina no dia a dia.
Gastos com manutenção de um gerador
Os gastos com a manutenção do gerador de energia a diesel ou a gasolina ocorrem. No entanto, o tempo de manutenção para o gerador a óleo tende a ser mais curto, em comparação com o modelo a gasolina.
Mas isso vai depender também de vários fatores, como a qualidade do diesel usado, a forma como você armazena o combustível e o suporte que recebe da empresa com a qual aluga o gerador.
Isso porque, geralmente, a empresa que aluga o equipamento oferece manutenções preventivas e você não precisa se preocupar com este gasto.
Veja como você deve armazenar o óleo diesel.
Comprar ou alugar um gerador de energia: qual o gasto?
Com esses pontos em mente, assim como ocorre na compra e uso de outros tipos de equipamentos, vemos que uma solução interessante é o aluguel de geradores.
Dessa maneira você não apenas economiza no investimento inicial (comprar o equipamento), como também evita gastos extras com manutenção, armazenamento e até mesmo imprevistos como ter um equipamento A para uma aplicação B. Ao alugar um gerador de energia, você garante ter o equipamento correto, na potência correta e com perfeitas condições de uso, já que o locador é quem faz todas as manutenções preventivas necessárias.
Por isso, o gasto da compra do equipamento tende a ser sempre maior do que o investimento que você fará para alugar a mesma máquina.
Conheça todas as razões que comprovam que alugar um gerador gasta menos do que comprar.
Como escolher o Gerador de Energia certo?
Para escolher o modelo do gerador, é necessário considerar a sua necessidade e qual será a quantidade de uso.
Para calcular qual gerador é mais vantajoso, também deve considerar o consumo em Watts de cada aparelho ligado ao equipamento.
Sempre deve deixar uma margem de segurança, por exemplo, se a soma dos aparelhos ficou em 2.000 Watts, tem que escolher um gerador de 2.500 Watts, para não sobrecarregar o equipamento.
O consumo em Watts de cada aparelho pode ser encontrado no manual do produto.
quaPara ter uma maior economia, é recomendado fazer a locação com a AlugaGera, nossos geradores são modernos, possuindo tecnologia de ponta, que maximizam a geração de energia ao menor custo com óleo diesel.
Solicite um orçamento conosco!