Hoje você vai conferir os seguintes tópicos:
- Como escolher a potência ideal do seu gerador
- Cálculo de Watts, kW e kVA
- Dimensionamento do gerador diesel
- Geradores stand by
Escolhendo a Potência Ideal do Seu Grupo Gerador de Energia
- Uma questão que costuma gerar dúvidas ao locar um grupo gerador de energia é o dimensionamento da capacidade do gerador.
- Na AlugaGera, por exemplo, possuímos geradores de 35 à +2.500 kVAs. Mais do que um mero palpite, o dimensionamento deve ser correto para que você não corra o risco de sobrecarregar o equipamento.
- Antes de entendermos o cálculo, há ainda um ponto a analisar: a partida dos equipamentos que serão utilizados.
- Muitas máquinas demandam uma carga extra de energia para sua inicialização e, se ela não for considerada no dimensionamento, você poderá ter problemas.
- Costuma-se chamar esta carga de “pico de energia”. Por exemplo, equipamentos que operaram com determinada corrente X podem em sua partida sofrer um pico de até 7 X.
O Cálculo dos Watts, kWs e kVAs
- Para realizar o cálculo de qual a potência de gerador você precisará, você irá precisar antes de uma lista de todos os equipamentos que serão conectados a ele.
- Com esta lista em mãos, você conseguirá calcular o consumo de cada um em W (Watts) ou kW de cada item.
- Após calcular o consumo de cada item, você deverá somá-los para chegar em um valor total em kW. Tendo esta somatória, você deve converter o consumo em kVAs, que é a medida de potência que usamos no gerador multiplicando 0,8 que é o fator de potência. Para isso, considere que 1.000 W = 1 kVA x 0,8 fp.
- Importante que deve-se considerar os níveis de operação de cada gerador, principalemente verificar as potências para uso stand by e contínuo. uma necessidade de 50kW para grupos geradores diesel nunca será 50kVA.
- Consulte a AlugaGera em caso de dúvidas, locadora de geradores de energia de 30 a +2500kVA.
Dimensionando o Gerador de Energia Trifásico Diesel
- Sempre leve em conta a carga atual, as cargas futuras, operação automática ou manual, local de instalação, ventilação, local da saída de gases do escapamento do motor diesel.
- Não suficiente, verifique se o gerador irá trabalhar com transferência aberta ou fechada, em paralelismo com rede pública ou com outros grupos geradores, além de tamém verificar se o local comporta ruído na faixa de 75 a 85 dB.
- Questões de autonomia de funcionamento do grupo e capacidade de armazenamento dos tanques de combustível também são fatores importantes, sem esquecer de levantar qualquer tipo de norma regulamentadora de qualquer espécie, por exemplo, de ruído, emissão de gases e partículas ou qualquer tipo de operação específica com motores diesel no local.
- Levante também a exsitência na rede elétrica de nobreaks, banco de capacitores, energia reativa, que são situações que devem ser verificadas e que podem afetar o desempenho e principalmente a potência do gerador a ser instalado.
Pense Além – Locação de Geradores para Uso Contínuo ou Stand by
- Muitas empresas pensam nos geradores como uma ferramenta de emergência (saiba mais sobre geradores stand by), a ser utilizado apenas quando há ausência de energia, seja ela programada ou não.
- Porém, possuir um equipamento destes operando em uso contínuo tem se mostrado uma excelente ferramenta para companhias que enfrentam problemas com oscilação de energia, pois eles proporcionam um fornecimento estável, seguro e de qualidade.
- Há ainda a possibilidade de manter um gerador em modo stand by e incluir um quadro de transferência automático.
- Nesta caso, assim que detecta a queda de energia fornecida pela concessionária, o gerador entra em ação, realizando sozinho a transferência da fonte de energia que alimenta a empresa e mantendo-se em atividade.
A AlugaGera é uma locadora de Geradores de Energia Referência no Mercado, com geradores novos.
- Podemos auxiliar no correto dimensionamento do equipamentos necessários e na implantação de um sistema de automatização de energia.
- Conte conosco!