Início » Noticias » Guia (Completo) do Gerador Ideal para seu Negócio

Guia (Completo) do Gerador Ideal para seu Negócio

escolher gerador energia ideal

Hoje você vai conferir os seguintes tópicos:
  1. Como escolher a potência ideal do seu gerador
  2. Cálculo de Watts, kW e kVA
  3. Dimensionamento do gerador diesel
  4. Geradores stand by

Escolhendo a Potência Ideal do Seu Grupo Gerador de Energia

  1. Uma questão que costuma gerar dúvidas ao locar um grupo gerador de energia é o dimensionamento da capacidade do gerador.
  2. Na AlugaGera, por exemplo, possuímos geradores de 35 à +2.500 kVAs. Mais do que um mero palpite, o dimensionamento deve ser correto para que você não corra o risco de sobrecarregar o equipamento.
  3. Antes de entendermos o cálculo, há ainda um ponto a analisar: a partida dos equipamentos que serão utilizados.
  4. Muitas máquinas demandam uma carga extra de energia para sua inicialização e, se ela não for considerada no dimensionamento, você poderá ter problemas.
  5. Costuma-se chamar esta carga de “pico de energia”. Por exemplo, equipamentos que operaram com determinada corrente X podem em sua partida sofrer um pico de até 7 X.

O Cálculo dos Watts, kWs e kVAs

  1. Para realizar o cálculo de qual a potência de gerador você precisará, você irá precisar antes de uma lista de todos os equipamentos que serão conectados a ele.
  2. Com esta lista em mãos, você conseguirá calcular o consumo de cada um em W (Watts) ou kW de cada item.
  3. Após calcular o consumo de cada item, você deverá somá-los para chegar em um valor total em kW. Tendo esta somatória, você deve converter o consumo em kVAs, que é a medida de potência que usamos no gerador multiplicando 0,8 que é o fator de potência. Para isso, considere que 1.000 W = 1 kVA x 0,8 fp.
  4. Importante que deve-se considerar os níveis de operação de cada gerador, principalemente verificar as potências para uso stand by e contínuo. uma necessidade de 50kW para grupos geradores diesel nunca será 50kVA.
  5. Consulte a AlugaGera em caso de dúvidas, locadora de geradores de energia de 30 a +2500kVA.

Dimensionando o Gerador de Energia Trifásico Diesel

  1. Sempre leve em conta a carga atual, as cargas futuras, operação automática ou manual, local de instalação, ventilação, local da saída de gases do escapamento do motor diesel.
  2. Não suficiente, verifique se o gerador irá trabalhar com transferência aberta ou fechada, em paralelismo com rede pública ou com outros grupos geradores, além de tamém verificar se o local comporta ruído na faixa de 75 a 85 dB.
  3. Questões de autonomia de funcionamento do grupo e capacidade de armazenamento dos tanques de combustível também são fatores importantes, sem esquecer de levantar qualquer tipo de norma regulamentadora de qualquer espécie, por exemplo, de ruído, emissão de gases e partículas ou qualquer tipo de operação específica com motores diesel no local.
  4. Levante também a exsitência na rede elétrica de nobreaks, banco de capacitores, energia reativa, que são situações que devem ser verificadas e que podem afetar o desempenho e principalmente a potência do gerador a ser instalado.

Pense Além – Locação de Geradores para Uso Contínuo ou Stand by

  1. Muitas empresas pensam nos geradores como uma ferramenta de emergência (saiba mais sobre geradores stand by), a ser utilizado apenas quando há ausência de energia, seja ela programada ou não.
  2. Porém, possuir um equipamento destes operando em uso contínuo tem se mostrado uma excelente ferramenta para companhias que enfrentam problemas com oscilação de energia, pois eles proporcionam um fornecimento estável, seguro e de qualidade.
  3. Há ainda a possibilidade de manter um gerador em modo stand by e incluir um quadro de transferência automático.
  4. Nesta caso, assim que detecta a queda de energia fornecida pela concessionária, o gerador entra em ação, realizando sozinho a transferência da fonte de energia que alimenta a empresa e mantendo-se em atividade.
A AlugaGera é uma locadora de Geradores de Energia Referência no Mercado, com geradores novos.
  1. Podemos auxiliar no correto dimensionamento do equipamentos necessários e na implantação de um sistema de automatização de energia.
  2. Conte conosco!
como dimensionar gerador