Início » Noticias » O Que é Motor Trifásico? Como Funciona, Vantagens

O Que é Motor Trifásico? Como Funciona, Vantagens

motor trifasico

 

Os motores elétricos estão presentes em quase todos os tipos de máquinas e aparelhos eletrônicos, sendo bastantes utilizados no nosso cotidiano. Por ser importante, veja a seguir quais são os fundamentos do motor trifásico.

 

O motor de indução é um tipo de motor elétrico que funciona a partir de dois campos magnéticos rotatórios. 

 

Este motor é muito utilizado em ambientes que possuem atividades industriais, principalmente quando operam com a energia elétrica.

 

O motor de indução trifásico possui a estrutura e o funcionamento simples, o seu sistema é formado por um rotor (parte móvel do motor)  e um estator (parte fixa), que operam de forma sincronizada.

 

Entre o rotor e o estator tem um espaço que é conhecido pelo nome entreferro. As duas estruturas são formadas por finas chapas de aço magnético em forma de anel, que possui como objetivo reduzir as perdas do campo magnético.

 

A função do estator é conduzir a energia e transformá-la em elétrica, a peça se mantém fixa à carcaça do motor.

 

Enquanto que o rotor é um sistema que gira em torno do seu próprio eixo, como consequência, a movimentação da rotação gera a energia. 

 

O rotor e o estator possuem estruturas montadas a partir de um eixo em comum, na qual passa um enrolamento trifásico, permitindo a passagem do fluxo magnético, que consequentemente forma três circuitos simétricos interligados.

 

A consequência destes sistemas é uma interligação em forma de triângulo ou de estrela, sendo popularmente conhecido como motor trifásico. 

 

O motor trifásico pode ser assíncrono ou síncrono.  Os motores assíncronos são fabricados em diferentes potências e velocidades para atender os padrões das tensões da rede elétrica, por exemplo, a 220V, 380V, 440V ou 760V.

 

Este modelo é muito utilizado em indústrias, e possui como vantagem as melhores condições de operação.

 

Entretanto os motores monofásicos necessitam de um auxílio na partida. O motor trifásico é uma máquina que promove a transformação da energia elétrica em energia mecânica. Esta carga é responsável por movimentar o motor.

 

Os princípios do motor trifásico

 

Como citado anteriormente, o funcionamento do motor de indução é realizado através da formação de um campo magnético rotativo.

 

Este campo girante surge na aplicação da tensão alternada no estator, que produz um campo magnético que percorre os condutores do rotor.

 

O campo magnético variável impulsiona uma força eletromotriz ( f.e.m) no rotor, como consequência, é formado o seu próprio campo magnético rotatório. 

 

Este campo que foi criado no rotor ao tentar se alinhar com o campo magnético girante do estator, forma um movimento de rotação no rotor.

 

Como resultado, o rotor gira sempiternamente, mas é importante lembrar que a velocidade do motor é inversamente proporcional ao número de polos, isto significa que quanto maior a quantidade de polo no motor menor será a sua velocidade.

 

As vantagens de utilizar o motor trifásico

 

O motor trifásico possui como vantagem o menor uso de material para entregar a mesma potência de um monofásico, ou seja, as despesas são diminuídas e podem ser utilizados em geradores menores e mais leves.

 

Outro benefício do motor trifásico é que evita a queda inesperada de energia.

 

Como possui um sistema de alimentação em paralelo, sempre tem energia chegando no aparelho, com isso, a potência total nunca é nula.

 

De modo que a potência nunca é nula, e obtém uma entrada constante de energia, o motor trifásico é recomendado para ambientes que demandam bastante energia.

 

A potência é sempre constante, isso se deve a oscilação das ondas em paralelo, assegurando uma maior eficiência.

 

Diferente dos motores monofásicos, o sistema é mais eficiente para a partida direta, explorando a potência máxima.

 

O motor trifásico não necessita de alguns cuidados especiais, diferente do sistema monofásico, que exige um enrolamento extra por ter um campo pulsante.

 

O sistema trifásico é mais versátil, por exemplo, as três fases podem ser utilizadas para alimentar um único motor trifásico. Mas deve se atentar ao sistema, é necessário estar balanceado.

 

O sistema elétrico trifásico é o melhor para ter um excelente aproveitamento de energia, sendo mais eficiente e com a maior potência.

 

Para aluguel de geradores ou compra de seminovos, entre em contato com a AlugaGera, geradores de energia de 30 a 2500 kVA.